Comissão Permanente de Avaliação e Gestão Documental

Objetivo

As Comissões Permanentes de Avaliação Documental (CPADs), de composição multidisciplinar, são responsáveis pela orientação e realização do processo de análise, avaliação e destinação da documentação produzida e acumulada na instituição, identificando, definindo e zelando pela aplicação dos critérios de valor secundário dos documentos e analisando e aprovando os editais de eliminação daqueles não revestidos desse valor (8.1 do Manual de Gestão Documental CNJ).

Composição

  • Marcelo Silva Marinho, Coordenador de Jurisprudência e Documentação, Presidente da Comissão;

  • Joeser Alvares da Silva, representante da Seção de Arquivo e Jurisprudência;

  • Áurea Cristina Saldanha Oliveira Aragão, representante da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação;

  • Italo Jorge do Nascimento Pessoa, representante da Secretaria de Tecnologia da Informação; 

  • Rodrigo Katibone Holanda, representante da Secretaria de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade; 

  • Michel Andrade do Nascimento, representante da Secretaria de Gestão de Pessoas;

  • Tahis Silvana Iocca, representante da Presidência;

  • Andrey Noé Silva, representante da Corregedoria Regional Eleitoral;

  • Gabriela Huszcza de Carvalho, representante da Diretoria-Geral;

  • Alexandre Tito Hernandez de Figueiredo, representante das Zonas Eleitorais da Capital;

  • Bruno Gomes da Silveira, arquivista, Acordo de Cooperação Técnica Ecoliga.

Atas de Reunião

2025

Ainda não houve reunião no exercício.

2024

Ata n. 1/2024 - Comissões/CPAD - PDF

2023

Ata n. 1/2023 - Comissões/CPAD - PDF / RTF

Editais, Listagens e Termos de Eliminação de Documentos

Edital de Ciência e Eliminação n. 3/2025 - 32ª Zona Eleitoral (Anexo E do Manual de GD - PDF)

Listagem de Eliminação de Documentos - 32ª Zona Eleitoral (Anexo D do Manual de GD - PDF)

Termo de Eliminação - 32ª Zona Eleitoral (Anexo F do Manual de GD - PDF)

Normativos

Instrução Normativa nº 5/2016, de 14 de janeiro de 2016 - Dispõe sobre o Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos e demais instrumentos de gestão documental.

Anexos I a VIII da Instrução Normativa nº 5/2016 (formato PDF)

Manual de migração de suporte (formato PDF) - Apresenta estratégias metodológicas e recomendações técnicas para o desenvolvimento do processo de migração, promovendo desta forma a preservação documental.

Portaria 627/2024

Resolução TSE nº 23.379/2012

Resolução TRE-RO nº 38/2016

Resolução CNJ nº 324/2020

Resultados Alcançados

Descartes de Documentos Físicos

Em 2024 foram descartados 1,039 toneladas de papéis fragmentados pela equipe do Arquivo Central. Os processos são triturados de maneira que não será possível identificar as informações dos documentos, em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como as diretrizes de sustentabilidade e preservação ambiental, pois todo o material é destinado à reciclagem. Fonte: SEI n. 0001039-09.2019.6.22.8000

Repositório Arquivístico Digital Confiável - RDC-Arq
Desde 2023, o Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) utilizando o sistema gratuito, livre e de código aberto Archivematica, e, ainda, o sistema AtoM, preservam e disponibilizam o acesso de longo prazo aos documentos digitais de forma confiável, autêntica e segura. É consultável centenas de documentos históricos do TRE-RO em http://atom.tre-ro.jus.br/index.php