Programa Mesário Voluntário

Logo Mesário Voluntário 2016

Programa Mesário Voluntário do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia

Inscrição - formulário para cadastro no projeto .

Histórico

O programa Mesário Voluntário existe para incentivar o cidadão a participar da prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos e estreitar laços entre a Justiça Eleitoral e a comunidade. O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, considerando a importância deste tema, realiza, desde 2004, ações neste sentido e, em 2014, editou a Resolução TRE-RO nº 28/2014 , que regulamenta o Programa Mesário Voluntário em Rondônia.

O programa envolve três projetos: Mesário Universitário, Empresa Cidadão e Concursos Culturais; todos visando estimular a participação voluntária de cidadãos nas atividades das eleições, de forma consciente e espontânea, despertando o interesse no processo democrático.

A intenção é reunir mesários voluntários, universitários ou não, qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição, proporcionando um excelente atendimento ao eleitor, bem como motivar e valorizar estes mesários, por meio de iniciativas culturais.

1. Projeto Mesário Universitário

Acadêmicos cuja instituição de ensino superior tenha aderido ao projeto Mesário Universitário junto a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, podem exercer a atividade de mesário nas eleições recebendo horas de atividade complementar para o currículo acadêmico.

Vantagens: veja na aba " Vantagens de ser mesário " .

Sua instituição de ensino superior aderiu ao projeto Mesário Universitário ?

Confira na aba " Empresas e Instituição de Ensino Participantes "

2. Projeto Empresa Cidadã

A empresa que contar com a participação de, no mínimo, 10% (dez por cento) dos seus colaboradores trabalhando como mesários voluntários, receberá o selo de ‘ Empresa Cidadã ’.

O projeto conscientiza os empregadores da importância da contribuição da iniciativa privada para o processo democrático, e contra partida garante o usufruto das folgas compensatórias.

Vantagens: propaganda positiva da empresa por meio de divulgação de título de relevância social.

A empresa em que trabalha, aderiu ao projeto Empresa Cidadã .

Confira na aba " Empresas e Instituição de Ensino Participantes "

3. Projeto Concurso Culturais

Para estreitar o relacionamento entre a Justiça Eleitoral e a comunidade, valorizando a participação criativa do cidadão, o Programa Mesário Voluntário prevê, ainda, a realização de Concursos Culturais.

Concurso Mesário na telinha

Como ser Mesário ou Mesária?

Para se inscrever, basta comparecer à Zona Eleitoral mais próxima ou preencher a ficha on-line

Empresas e/ou Instituições de Ensino Superior podem aderir aos projetos do Programa, preenchendo o Termo de Adesão e enviando a zona eleitoral do município onde esta sediada.

Arquivos para download:

Dúvidas? Entre em contato com o Cartório Eleitoral .

O que é ser mesário?


Mesários são cidadãos e cidadãs que prestam trabalhos honoríficos a Justiça Eleitoral, atuando nas mesas receptoras de votos, no dia da Eleição.


Quando a Justiça Eleitoral faz a convocação, quem foi convocado é obrigado a, nos horários estabelecidos, comparecer ao treinamento, aos executar os atos preparatórios e trabalhar no dia da eleição.


Para alguns, ser convocado para exercer a função de mesário é como se fosse uma punição. Esquecem-se ou não têm consciência de que, em uma República, todos os cidadãos e cidadãs têm obrigações públicas.


É certo que as nossas redes públicas de saúde e educação sofrem de graves deficiências, como também é certo que nossa Democracia Republicana padece de vícios históricos, como a corrupção, sendo a eleitoral apenas uma de suas faces.


Mas, também é certo que a melhoria das redes de serviços públicos depende de decisões políticas tomadas por dirigentes e representantes eleitos e que somente através da Democracia é possível enfrentar a corrupção e aperfeiçoar a vida em sociedade, buscando realizar o almejado bem comum.


Se vivêssemos em uma Ditadura, sob a tirania de alguns, com certeza, não seriam necessários eleições e mesários. Com certeza, também, não haveria bem comum a ser buscado, apenas o bem do ditador de plantão e dos seus apadrinhados.


A cada Eleição, independentemente do seu resultado, homens e mulheres, brasileiros e brasileiras, reafirmam o poder que têm, o qual decorre da sua condição de cidadão e de cidadã.


Atuar como mesário é uma das maneiras de garantir o aperfeiçoamento da nossa Democracia e contribuir para a superação das mazelas éticas, políticas e sociais que violam a nossa consciência cidadã.


Diante destas considerações, participem, NÃO espere ser convocado, inscreva-se .

Quem pode ser mesário?


Todo eleitor e eleitora em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua Zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota.

Quem NÃO pode ser:


  1. Candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge;
  2. Membros dos diretórios dos partidos políticos, desde que exerçam função executiva;
  3. As autoridades e agentes policiais;
  4. Servidores no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
  5. Servidores que pertencem ao serviço eleitoral;
  6. Eleitores menores de 18 anos.

Não podem ser nomeados para compor a mesma mesa:

  1. Servidores de uma mesma repartição pública;
  2. Empregados de uma mesma empresa privada;
  3. Os que tenham, entre si, parentesco de qualquer grau.

Vantagens de ser mesário


Todo mesário terão direito:

    1. a um auxílio-alimentação no dia da Eleição;
    2. e terá direito a 2 (dois) dias de folga em seu trabalho (público ou privado) para cada dia trabalhado para a Justiça Eleitoral.


O Certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral pode servir como critério de desempate em caso de promoção no serviço público ou de concurso público.

Para os mesários universitários :

Alem dos direitos elencados acima, o acadêmico que se inscrever como mesário, cuja instituição de ensino tenha aderido ao projeto, terá o seu certificado registrado pela faculdade como atividade extracurricular, nos termos da Resolução TRE-RO nº 28/2014 .

Para os trabalhadores da iniciativa privada :

O trabalhador da iniciativa privada, cuja empresa tenha aderido ao projeto empresa cidadã, terá o seu direito ao gozo de folga compensatória garantido pela própria empresa, nos termos da Resolução TRE-RO nº 28/2014 .

Os usufrutos de um dos direitos acima não excluem os demais, ou seja, são cumulativos.


Dúvidas?

CESUAR - Centro de Ensino Superior de Ariquemes

FAAR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia

FACIMED - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal

Faculdade UNINA

FAMA - Faculdade da Amazônia

FANORTE - Instituição de Ensino Superior de Cacoal

FAP - Faculdade de Pimenta Bueno

IFRO - Instituto Federal de Rondônia

IESA(FAMA) - Instituto de Ensino Superior da Amazônia

Sociedade Educacional de Cerejeiras

UNESC-  Faculdades Integradas de Cacoal

UNEOURO - Faculdade de Ouro Preto

UNIFAEL - Sociedade Rolimourense de Educação e Cultura Ltda

UNIR - Universidade Federal de Rondônia

UNIRON - União das Escolas Superiores de Rondônia

UNICESUMAR - Sociedade Educacional de Rondônia

UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná

Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - Pimenta Bueno

Banco da Amazônia de Cacoal