
Tribunal Regional Eleitoral - RO
Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação
Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação
Seção de Arquivo e Jurisprudência
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, DE 28 DE MAIO DE 2025.
Dispõe sobre o Plano de Classificação, a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos e os demais instrumentos de Gestão Documental relativos às unidades administrativas da Secretaria do Tribunal e Zonas Eleitorais de Rondônia.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, no uso da atribuição que lhe é conferida pelo art. 14 do Regimento Interno deste Tribunal,
considerando a necessidade de atualização dos instrumentos de Gestão Documental deste Tribunal; e
considerando os estudos realizados nos autos do Processo Administrativo SEI n. 0000778-68.2024.6.22.8000, R E S O L V E:
Art. 1º Esta Instrução Normativa dispõe sobre o Plano de Classificação, a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos e os demais instrumentos de Gestão Documental relativos às unidades administrativas da Secretaria do Tribunal e Zonas Eleitorais de Rondônia.
Art. 2º O Plano de Classificação de Documentos, constante do Anexo I, é o instrumento utilizado para relacionar os documentos de acordo com as funções e atividades que os geraram, por meio de códigos classificatórios, com o objetivo de agilizar a recuperação e o acesso às informações.
§ 1º As unidades administrativas da Secretaria do Tribunal e as Zonas Eleitorais deverão utilizar o Plano de Classificação de Documentos como instrumento de gestão documental nos arquivos correntes, intermediários e permanentes.
§ 2º Os documentos deverão ser classificados na unidade de origem.
Art. 3º A Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, constante do Anexo II, é o instrumento resultante da avaliação documental e tem por finalidade determinar os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, sistematizando os arquivos em correntes, intermediários e permanentes.
§ 1º As unidades administrativas da Secretaria do Tribunal e Zonas Eleitorais deverão seguir a Tabela de Temporalidade como norma para a transferência de documentos dos arquivos correntes aos intermediários, para o recolhimento ao arquivo permanente ou para a sua eliminação.
§ 2º Os prazos de guarda previstos na Tabela de Temporalidade serão contados a partir do ano seguinte ao do arquivamento do documento, salvo expressa previsão em contrário.
Art. 4º A eliminação de documentos no âmbito do Tribunal deverá ser decidida pela Diretoria Geral. após parecer da CPAD e manifestação da Chefia da Seção de Arquivo, autoridade pública arquivística nos termos dos artigos 9º e 20 da Lei n. 8.159/1991.
§ 1º O registro dos documentos a serem eliminados deverá ser efetuado por meio da elaboração de Listagem de Eliminação, conforme modelo constante do anexo V.
§ 2º As unidades administrativas da Secretaria do Tribunal e Zonas Eleitorais deverão proceder à autuação de processo administrativo eletrônico de eliminação de documentos, a ser encaminhado para a aprovação da CPAD.
§ 3º A Listagem de Eliminação será restituída à unidade de origem para os ajustes necessários quando forem verificadas incorreções ou incompatibilidades com o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.
Art. 5º A eliminação, após aprovada, deverá ser amplamente divulgada, pela respectiva unidade ou pelas Zonas Eleitorais.
§ 1º O Edital de Ciência de Eliminação deverá ser elaborado conforme modelo constante do Anexo VI e publicado no Diário da Justiça Eleitoral de Rondônia (DJERO).
§ 2º A íntegra da Listagem de Eliminação deverá ser publicada na página da internet do Tribunal.
Art. 6º Eventual solicitação de alienação de documento objeto da eliminação deverá ser requerida pela parte interessada, por meio do preenchimento do formulário constante do Anexo VIII.
§ 1º O pedido será decidido pela Diretoria Geral, após parecer da CPAD e manifestação de Chefia da Seção de Arquivo.
§ 2º Sendo deferido o pedido, será procedida a entrega dos documentos pela unidade de origem, mediante recibo, à parte interessada.
§ 3º O indeferimento do pedido será comunicado à parte interessada pela CPAD.
Art. 7º Após o decurso do prazo editalício de 45 dias, será realizada a fragmentação dos documentos a serem eliminados.
§ 1º O processamento da eliminação dos documentos das unidades administrativas da Secretaria do Tribunal será realizado pela respectiva unidade.
§ 2º O processamento da eliminação dos documentos das Zonas Eleitorais será realizado por cada Zona Eleitoral.
§ 3º Por ocasião da eliminação, deverá ser lavrado Termo de Eliminação, conforme modelo constante do Anexo VII, por servidora ou servidor que acompanhar a descaracterização dos documentos.
Art. 8º Concluído o procedimento de eliminação de documentos, os autos serão encaminhados à CPAD para ciência e, após, à unidade de origem, para arquivamento.
Art. 9º Os documentos digitais produzidos ou mantidos em sistemas informatizados internos devem ser classificados na origem incluindo-se, como metadados, no mínimo, o tipo documental, o assunto, o código de classificação, o ano e o número, se for o caso.
Parágrafo único. É de responsabilidade da CPAD a classificação, a indexação e o arquivamento dos documentos digitais de guarda permanente no repositório corporativo do Tribunal.
Art. 10. Integram esta Instrução Normativa: Plano de Classificação de Documentos (Anexo I); Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos (Anexo II); Lista de Verificação para Baixa Definitiva dos Autos (Anexo III); Lista de Verificação para Eliminação de Autos Findos (Anexo IV); Listagem de Eliminação de Documentos (Anexo V); Modelo de Edital de Ciência de Eliminação de Documentos Judiciais e Administrativos (Anexo VI); Modelo de Termo de Eliminação de Documentos Judiciais e Administrativos (Anexo VII) e Formulário para Transferência de Processos e Documentos ao Arquivo (Anexo VIII).
Parágrafo único. Consideram-se também instrumentos de gestão documental da Justiça Eleitoral de Rondônia a Listagem de Verificação para Baixa Definitiva de Autos e o Glossário publicados no Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário (Proname).
Art. 11. Os casos omissos serão resolvidos pela Direção-Geral, após manifestações da CPAD e Seção de Arquivo.
Art. 12. Revoga-se a Instrução Normativa n. 5/2016.
Art. 13. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação no Diário da Justiça Eleitoral de Rondônia (DJERO).
Porto Velho - RO, 28 de maio de 2025.
Desembargador Daniel Ribeiro Lagos
Presidente
ANEXO I
Plano de Classificação de Documentos
01. ADMINISTRAÇÃO GERAL
01.01 POLÍTICAS E NORMAS
01.01.01 Elaboração e Publicação de Normas
Documentos relativos aos estudos, solicitações, criações, alterações e publicações de normas que regulem assuntos administrativos gerais.
01.02 GOVERNANÇA INSTITUCIONAL
01.02.01 Controle de Correspondências Oficiais
Documentos relativos as comunicações oficiais entre autoridades do órgão e entes internos e externos.
01.02.02 Controle de Relações Institucionais
Documentos relativos às relações que o TRE-RO estabelece com outros órgãos para fins duradouros ou temporários, com objetivo específico, incluem-se termos de convênio e cooperação técnica, acordos e ajustes.
01.02.03 Controle de Relações Regulatórias
Documentos oriundos das relações regulatórias do TRE-RO com órgãos de controle de matérias específicas.
01.02.04 Desenvolvimento Institucional
Compreende documentos de caráter técnico-administrativos com vistas ao estudo e pesquisa de temas relacionados aos interesses do Tribunal e relativos à organização e métodos, reforma administrativa e outros procedimentos que visem à modernização de suas atividades. Refere-se a projetos, planos e programas de trabalho, estudos, listagens, cronogramas, relatórios, levantamentos de necessidades e pesquisas realizadas pelas diversas unidades, inclusive o planejamento estratégico do Tribunal, planejamento estratégico das eleições, relatório de transição da gestão.
01.02.05 Controle de Relações com as Unidades
Documentos oriundos das relações entre as áreas de decisão e as demais unidades. Incluem documentos relativos a relatórios de gestão, de atividades, de acompanhamento do cumprimento das estratégias, das metas nacionais, entre outros.
01.02.06 Realização de Eventos e Cerimônias Oficiais
Documentos relativos a realização e promoção de eventos institucionais, como solenidades, inaugurações, homenagens, outorga de medalhas eleitorais, efemérides, entre outros.
01.02.07 Participação de Eventos e Cerimônias Oficiais
Documentos relativos a participação em eventos institucionais, como solenidades, inaugurações, efemérides entre outros.
01.03 CONSULTA JURIDICA
01.03.01 Consulta Juridica
Documentos relativos a pesquisa de dúvidas em matéria jurídica pelas unidades ou interessados nos processos do TRE-RO.
01.03.02 Elaboração de Parecer Jurídico
Documentos relativos a orientação jurídica em matérias diversas.
01.03.03 Contencioso Administrativo
Documentos relativos ao acompanhamento e participação em processos de justiça no qual o TRE-RO seja interessado.
01.04 AUDITORIA ADMINISTRATIVA
01.04.01 Elaboração de Procedimentos e Normas de Auditoria
Documentos relativos aos estudos, solicitações, criações, alterações e publicações de normas que regulem a auditoria no âmbito do TRE-RO.
01.04.02 Planejamento das Atividades de Auditoria
Incluem-se os documentos provenientes do planejamento das atividades ordinárias e extraordinárias realizadas pelo setor responsável no TRE.
01.04.03 Execução da Auditoria
Incluem-se os documentos referente aos levantamentos, pareceres, e artefatos colhidos durante as auditorias realizadas pela Unidade Técnica.
01.04.04 Prestação de Informação
Incluem-se os documentos provenientes da prestação de informações auditadas aos órgãos de controle ou à administração superior tanto no TRE quanto nas demais esferas da Justiça Eleitoral.
01.05 SINDICÂNCIAS E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR (PAD)
01.05.01 Elaboração de Procedimentos e Normas
Documentos relativos aos estudos, solicitações, criações, alterações e publicações de normas que regulem as sindicâncias e PAD no âmbito do TRE-RO.
01.05.02 Execução da Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar
Documentos relativos aos processos de sindicância e PAD no TRE-RO.
01.05.03 Prestação de Informação
Documentos relativos aos pedidos de informação oriundos das atividades de sindicância e processo administrativo disciplinar.
01.05.04 Controle e Registro das relações com a sociedade.
Documentos relativos as denúncias, críticas, elogios e sugestões dirigidas ao TRE-RO por meio de seus canais de atendimento aos cidadãos, como a Ouvidoria Regional Eleitoral.
01.06 COMUNICAÇÃO SOCIAL
01.06.01 Elaboração de Procedimentos e Normas
Documentos relativos aos estudos, solicitações, criações, alterações e publicações de normas que regulem a comunicação social no âmbito do TRE-RO.
Documentos relativos as campanhas publicitárias com foco administrativo no âmbito do TRE-RO.
02. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
02.01 POLÍTICAS E NORMAS
02.01.01 Elaboração e Publicação de Normas
Documentos relativos aos estudos, solicitações, criações, alterações e publicações de normas que regulem a gestão de pessoas e a administração de recursos humanos no âmbito do TRE-RO.
02.02 CONCURSO PÚBLICO
02.02.01 Publicação de Concurso Público
Documentos relativos ao planejamento e publicação de concurso público.
02.02.02 Realização de Concurso Público
Documentos relativos a realização do concurso público.
02.02.03 Convocação de Aprovados
Documentos relativos a convocação de aprovados e concurso público.
02.03 GESTÃO DE PESSOAS (SERVIDORES)
02.03.01 Assentamento funcional
Documentos relativos ao registro funcional dos servidores.
02.03.02 Movimentação de Pessoal
Documentos relativos as movimentações de pessoal, como cessão, readaptação, lotação, permuta, designação, disponibilidade, entre outros.
02.03.03 Controle Frequência
Documentos relativos ao controle de frequência e ponto.
02.03.04 Licenças e Afastamentos
Documentos relativos as licenças e afastamentos que incidem na frequência dos servidores.
02.03.05 Férias e Recesso
Documentos relativos ao controle de férias e recessos dos servidores.
02.03.06 Avaliação de Desempenho
Documentos relativos as avaliações de desempenho dos servidores para efetivação de estágio probatório ou progressão funcional.
02.03.07 Progressão funcional
Documentos relativos a progressão funcional na carreira dos servidores.
02.03.08 Contagem e Averbação de Tempo de Serviço
Documentos relativos a contagem e averbação de tempo de serviço para fins de gozo de direitos previdenciários.
02.03.09 Concessões/Reversões de Aposentadorias
Documentos relativos ao processo de concessão/reversão de aposentadorias.
02.03.10 Concessões de Pensões e Benefícios Previdenciários
Documentos relativos ao processo de concessão de benefícios previdenciários.
02.03.11 Recadastramento de Inativos e Pensionistas
Documentos relativos recadastramento, alterações de informações e solicitações de equiparação.
02.03.12 Desligamento
Documentos relativos ao desligamento do servidor por exoneração.
02.04 GESTÃO DE PESSOAS (JUÍZES)
02.04.01 Assentamento funcional
Documentos relativos ao registro funcional dos juízes.
02.05 CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
02.05.01 Estudos e Pesquisas de Desenvolvimento Organizacional
Documentos relativos aos estudos e pesquisas que visam o desenvolvimento organizacional por meio de capacitação de pessoas.
02.05.02 Programas de Capacitação e Aperfeiçoamento
Documentos relativos a execução de programas de capacitação e aperfeiçoamento de pessoas promovidos pelo próprio TRE-RO.
02.05.03 Cursos e Eventos de Aprendizagem
Documentos relativos a participação de servidores em cursos e eventos de aprendizagem.
02.05.04 Ações de Capacitação Externa
Documentos relativos a participação de servidores em ações de capacitação promovidas por outras instituições. Enquadram-se também os documentos de incentivo ao aperfeiçoamento como graduação, pósgraduação e cursos técnicos.
02.06 GESTÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E BENEFÍCIOS
02.06.01 Cálculo da folha de pagamento
Documentos relativos ao cálculo e formação da folha de pagamento.
02.06.02 Elaboração da RAIS
Documentos relativos a elaboração da Relação Anual de Informações Sociais.
02.06.03 Elaboração da DIRF
Documentos relativos a elaboração das Declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte.
02.06.04 Benefícios
Documentos relativos a concessão de benefícios trabalhistas, como auxílios, vales, reembolsos, planos e convênios.
02.06.05 Diárias e Passagens
Documentos oriundos do controle e concessão de diárias e passagens aos servidores.
02.07 ASSITÊNCIA MÉDICA E SOCIAL
02.07.01 Avaliação Clínica para Posse de Cargos
Documentos relativos as avaliações médicas feitas visando a posse de cargos.
02.07.02 Controle de Prontuários Médicos e Odontológicos
Documentos relativos ao controle de prontuários médicos e odontológicos.
02.07.03 Perícia Médica e Emissão de Atestados
Documentos relativos ao controle de prontuários médicos e odontológicos.
02.07.04 Atendimento Médico Ambulatorial
Documentos relativos ao atendimento médico ambulatorial.
02.07.05 Prescrição e Liberação de Fármacos
Documentos relativos a prescrição e liberação de drogas e fármacos.
02.07.06 Avaliação das Condições de Trabalho
Documentos relativos a avaliação das condições de trabalho.
02.08 PROGRAMAS DE ESTÁGIO
02.08.01 Convênio de Estágio
Documentos relativos aos convênios estabelecidos para a criação de programas de estágio.
02.08.02 Seleção de Estagiários
Documentos relativos aos processos de seleção de estagiários.
02.08.03 Controle de Contratos e Aditivos de Estágio
Documentos relativos ao controle de contratos de estagiários.
02.08.04 Prestação de Informações
Documentos relativos a prestação de informações relativas ao estágio.
03. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E LOGÍSTICA
03.01 POLÍTICAS E NORMAS
03.01.01 Elaboração e Publicação de Normas
Documentos relativos aos estudos, solicitações, criações, alterações e publicações de normas que regulem a administração de recursos materiais e de logística.
03.02 GESTÃO DE CONTRATOS E CONVÊNIOS
03.02.01 Processo de Licitação
Documentos relativos ao processo de licitação.
03.02.02 Controle de Convênios
Documentos relativos ao controle dos convênios estabelecidos pelo TRERO.
03.03 GESTÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS TERCEIRIZADOS
03.03.01 Contratação de Mão de Obra Terceirizada
Documentos relativos ao processo de contratação de mão de obra terceirizada.
03.03.02 Acompanhamento dos Contratos de Mão de Obra Terceirizada
Documentos relativos ao acompanhamento dos contratos de mão-de-obra terceirizada e o cumprimento das exigências legais fiscais e trabalhistas.
03.03.03 Controle de Serviços de Telefonia e Internet
Documentos relativos ao controle dos serviços de telefonia e internet.
03.03.04 Controle de Serviços de Água e Esgoto
Documentos relativos ao controle dos serviços de água e esgotamento sanitário.
03.03.05 Controle de Serviços de Luz e Energia
Documentos relativos ao controle dos serviços de luz e energia.
03.04 GESTÃO DE BENS MATERIAIS
03.04.01 Aquisição de Bens Permanentes
Documentos relativos ao processo de aquisição de bens permanentes.
03.04.02 Aquisição de Bens de Consumo
Documentos relativos ao processo de aquisição de bens de consumo.
03.04.03 Controle de Patrimônio e Inventário
Documentos relativos ao processo de controle de patrimônio e inventariação de bens.
03.04.04 Controle de Estoque (Almoxarifado)
Documentos relativos ao processo de controle de bens estocados e de consumo.
03.04.05 Controle da Frota de Veículos
Documentos relativos ao processo de controle da frota de veículos e dos serviços de transporte.
03.04.06 Manutenção de Bens Permanentes
Documentos relativos as manutenções e consertos em bem permanentes.
03.04.07 Avaliação de Bens Inservíveis
Documentos relativos ao processo de baixa de bens inservíveis.
03.04.08 Alienação de Bens
Documentos relativos ao processo de baixa de bens alienados por doação, permuta, sinistro, roubo.
03.04.09 Locação de Bens Móveis
Documentos relativos as locações de bens móveis feitas pelo TRE-RO enquanto locador.
03.04.10 Locação de Bens Imóveis
Documentos relativos as locações de bens imóveis feitas pelo TRE-RO enquanto locador.
03.05 ARQUITETURA E OBRAS
03.05.01 Inspeção Predial
Documentos relativos ao processo de inspeção predial.
03.05.02 Projetos Arquitetônicos
Documentos relativos aos projetos arquitetônicos e plantas de engenharia dos edifícios de uso do TRE-RO.
03.05.03 Acompanhamento e Fiscalização da Execução de Obras
Documentos relativos aos acompanhamentos de obras e fiscalização de serviços de construção e engenharia de interesse do TRE-RO.
04. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
04.01 POLÍTICAS E NORMAS
04.01.01 Elaboração e Publicação de Normas
Documentos relativos aos estudos, solicitações, criações, alterações e publicações de normas que regulem a administração de recursos tecnológicos.
04.01.02 Soluções Corporativas
Documentos relativos aos projetos de soluções tecnológicos desenvolvidas pelo TRE-RO para demandas internas.
04.01.03 Escritório de Projetos
Documentos relativos ao acompanhamento de projetos tecnológicos.
04.02 GESTÃO DE SISTEMAS
04.02.01 Desenvolvimento de sistemas
Documentos relativos aos projetos de desenvolvimento de sistemas pelo TRE-RO.
04.02.02 Manutenção de sistemas
Documentos relativos ao suporte e manutenção de sistemas em uso no TRE-RO.
04.03 GESTÃO DE INFRAESTRUTURA
04.03.01 Manutenção de redes
Documentos relativos ao suporte e manutenção de redes do TRE-RO.
04.03.02 Rotina de back-up
Documentos relativos a programação e execução de rotinas de back-up.
04.03.03 Suporte Técnico
Documentos relativos ao suporte em primeiro e segundo nível, no que diz respeito a atendimento de dúvidas dos usuários.
04.04 GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
04.04.01 Cadastro e Permissões de Usuários
Documentos relativos ao cadastro de usuários e liberação de senhas, logins, licenças e uso nos ativos de TI.
04.04.02 Utilização e Atualização de Banco de Dados
Documentos relativos ao suporte, atualização, utilização, alteração, alimentação, expansão e demais usos de bancos de dados .
05. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS
05.01 POLÍTICAS E NORMAS
05.01.01 Elaboração e Publicação de Normas
Documentos relativos aos estudos, solicitações, criações, alterações e publicações de normas que regulem a administração de recursos financeiros.
05.02 GESTÃO FINANCEIRA
05.02.01 Controle de Relações Bancárias
Documentos relativos ao controle de relações bancárias, como empréstimos, acompanhamento de contas e uso de serviços bancários.
05.02.02 Liquidação de Despesas e Autorização de Pagamentos
Documentos relativos ao controle de pagamentos, liquidação e autorização de despesas.
05.02.03 Suprimento de Fundos
Documentos relativos ao suprimento de fundos:
05.02.04 Registro e Movimento Financeiro
Documentos relativos ao registro e controle dos movimentos financeiros e movimentos diários de caixa.
05.02.05 Reembolso de Despesas
Documentos relativos controle de reembolso de despesas de interesse do TRE-RO.
05.03 GESTÃO FISCAL
05.03.01 Recolhimento de Retenções Tributárias
Documentos relativos ao recolhimento de tributos e regularizações fiscais.
05.03.02 Prestação de Informações de Gestão Fiscal
Documentos relativos a prestação de informações fiscais aos órgãos de controle e demais solicitantes.
05.04 CONTABILIDADE
05.04.01 Controle de Ativos e Patrimônio
Documentos relativos ao controle do patrimônio do TRE-RO.
05.04.02 Controle de Dívidas
Documentos relativos ao controle das dívidas contraídas pelo TRE-RO.
05.04.03 Elaboração de Demonstrativos Contábeis
Documentos relativos a elaboração de controles e demonstrativos contábeis.
05.05 GESTÃO DO ORÇAMENTO
05.05.01 Elaboração do Plano Plurianual
Documentos relativos a elaboração do plano plurianual.
05.05.02 Programação, Planejamento e Acompanhamento Orçamentário
Documentos relativos a programação e acompanhamento orçamentário.
05.05.03 Execução Orçamentária
Documentos relativos a execução orçamentária.
05.05.04 Prestação de Informações Orçamentárias
Documentos relativos a prestação de informações contábeis aos órgãos de controle e demais solicitantes.
05.06 PRESTAÇÃO DE CONTAS
05.06.01 Elaboração do Relatório de Tomada de Contas Anual
Documentos relativos a prestação e aprovação das contas dos exercícios fiscais e contábeis do TRE-RO.
05.06.02 Restituição ao Erário
Inserem-se os documentos relativos às reposições e indenizações ao Erário.
06. GESTÃO DA INFORMAÇÃO
06.01 POLÍTICAS E NORMAS
06.01.01 Elaboração e Publicação de Normas
Documentos relativos aos estudos, solicitações, criações, alterações e publicações de normas.
06.02 PROTOCOLO E EXPEDIÇÃO
06.02.01 Controle de Expedição e Tramitação de Documentos
Documentos relativos controle de trâmite, recepção e expedição de documentos.
06.02.02 Serviços de Postagem
Documentos oriundos dos serviços postais.
06.03 CONTROLE DE SERVIÇOS ARQUIVÍSTICOS
06.03.01 Pesquisa e Descrição de Acervos
Documentos relativos a elaboração de instrumentos de descrição e pesquisa de acervos arquivísticos.
06.03.02 Solicitação de Consulta e Desarquivamento
Documentos relativos ao serviço de consulta ao acervo e atendimento aos pedidos de desarquivamento.
06.03.03 Transferência de Documentos
Documentos relativos a transferência de documentos intermediários ao arquivo central.
06.03.04 Eliminação de Documentos
Documentos relativos ao processo de eliminação de documentos avaliados e aprovados para descarte.
06.03.05 Recolhimento de Documentos
Documentos relativos ao processo de recolhimento de documentos avaliados e aprovados para guarda permanente.
06.03.06 Migração de Suporte
Documentos relativos aos programas e execução de migração de suporte documental, como digitalização, transcrição e microfilmagem.
06.03.07 Difusão de Acervo
Documentos relativos aos programas culturais promovidos pelo arquivo para difusão do acervo.
06.04 CONTROLE DE SERVIÇOS BIBLIOGRÁFICOS
06.04.01 Empréstimos e Atendimento ao Usuário
Documentos relativos ao serviço de consulta bibliográfica e empréstimos.
06.04.02 Publicação e Editoração
Documentos relativos às publicações e editorações de material bibliográfico produzido pelo TRE-RO.
06.04.03 Catalogação e Indexação
Documentos relativos ao controle de catalogação e indexação do acervo bibliográfico.
06.04.04 Estudo de Usuários
Documentos relativos aos estudos de usuários e elaboração de planos de atendimento.
06.04.05 Desbaste
Documentos relativos ao desbaste e permuta de obras bibliográficas.
06.04.06 Controle de Periódicos
Documentos relativos ao controle de periódicos e assinaturas para aquisição de material bibliográfico no âmbito do TRE-RO.
10 ATIVIDADES JUDICIAIS ELEITORAIS
10.00.00 POLÍTICAS E NORMAS
Compõem-se por documentos normativos de caráter judicial, produzidos e recebidos pelo Tribunal. Destacam-se os conjuntos documentais relativos aos acórdãos, resoluções, certidões de julgamento, atas e peças processuais.
10.00.01 SUPORTE ÀS ATIVIDADES JUDICIAIS ELEITORAIS
Agrupam-se documentos e processos referentes às atividades para dar suporte às decisões em processos judiciais proferidas por juiz eleitoral, por magistrado da Corte, ou proferidas pelo próprio Tribunal, a fim de solucionar conflitos de interesse eleitoral, bem como às atividades de controle jurisdicional.
10.01 AÇÕES JUDICIAIS DA JUSTIÇA ELEITORAL
10.01.01 Ação Cautelar (AC)
Processos judiciais relativos à classe processual Ação Cautelar (AC), que compreende todos os pedidos de natureza cautelar.
10.01.02 Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME)
Processos judiciais relativos à classe processual Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que compreende as ações de impugnação de mandato eletivo dos diplomados nas eleições.
10.01.03 Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)
Processos judiciais relativos à classe processual Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que compreende as ações de investigação eleitoral por abuso de poder econômico e político ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social.
10.01.04 Ação Penal (AP)
Processos judiciais relativos à classe processual Ação Penal (AP), que compreende o processo de julgamento dos crimes eleitorais cometidos pelos juízes eleitorais e outras autoridades que gozam de foro por prerrogativa de função.
10.01.05 Ação Rescisória (AR)
Processos judiciais relativos à classe processual Ação Rescisória (AR) referente à matéria eleitoral com aplicação da legislação processual civil.
10.01.06 Apuração de Eleição (AE)
Processos judiciais relativos à classe processual Apuração de Eleição (AE) que engloba também os respectivos recursos.
10.01.07 Conflito de Competência (CC)
Processos judiciais relativos à classe processual Conflito de Competência (CC), referentes aos conflitos de jurisdição que ao Tribunal cabe julgar.
10.01.08 Consulta (Cta)
Processos judiciais relativos à classe processual Consulta (Cta), que compreende as consultas sobre matéria eleitoral formulada em tese por autoridade pública ou partido político, sendo vedada a sua apreciação durante o processo eleitoral.
10.01.09 Correição (Cor)
Processos judiciais relativos à classe processual Correição (Cor), que compreende as hipóteses previstas no artigo 71, § 4°, do Código Eleitoral.
10.01.10 Criação de Zona Eleitoral ou Remanejamento (CZER)
Processos judiciais relativos à classe processual Criação de Zona Eleitoral ou Remanejamento (CZER), referentes à criação de zonas eleitorais e quaisquer outras alterações em sua organização.
10.01.11 Embargos à Execução (EE)
Processos judiciais relativos a classe processual à Execução (EE), referentes às irresignações do devedor aos Embargos executivos ficais referentes à matéria eleitoral.
10.01.12 Exceção (Exc)
Processos judiciais relativos à classe processual Exceção (Exc), que compreende as arguições de impedimento, suspeição e incompetência nos prazos previstos na lei.
10.01.13 Execução Fiscal (EF)
Processos judiciais relativos à classe processual Execução Fiscal (EF), referentes às cobranças de débitos inscritos na dívida ativa da união, decorrentes de matéria eleitoral.
10.01.14 Habeas Corpus (HC)
Processos judiciais relativos à classe processual Habeas Corpus (HC), que compreende o consentimento de habeas corpus ao cidadão que sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação, em sua liberdade de locomoção.
10.01.15 Habeas Data (HD)
Processos judiciais relativos à classe processual Habeas Data (HD), que visa assegurar o acesso à informação relativa à pessoa física ou jurídica, constantes de registros, ou bancos de dados de entidades governamentais, ou de caráter público, ou para retificá-los, quando incorretos.
10.01.16 Inquérito (Inq)
Processos judiciais relativos à classe processual Inquérito (Inq), que compreende os procedimentos destinados a reunir os elementos necessários à apuração da prática de infração penal e de sua autoria.
10.01.17 Instrução (Inst)
Processos judiciais relativos à classe processual Instrução (Inst), que compreende a regulamentação da legislação eleitoral e partidária, as instruções previstas no artigo 8° da Lei n° 9.709, de 18/11/1998, bem como os projetos de resolução administrativa.
10.01.18 Mandado de Injunção (MI)
Processos judiciais relativos à classe processual Mandado de Injunção (MI), que visa suprir a falta de norma regulamentadora, sempre que a ausência desta torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, compreendem o mandado de injunção coletivo.
10.01.19 Mandado de Segurança (MS)
Processos judiciais relativos à classe processual Mandado de Segurança (MS), que visa à proteção de direito líquido e certo, compreende o mandado de segurança coletivo.
10.01.20 Pedido de Desaforamento (PD)
Processos judiciais relativos à classe processual Pedido de Desaforamento (PD), que compreende o pedido de deslocamento da competência para julgamento de uma instância inferior para a instância superior.
10.01.21 Petição (Pet)
Processos judiciais relativos à classe processual Petição (Pet), que compreende os expedientes que não tenham classificação, nem sejam acessórios ou incidentes.
10.01.22 Prestação de Contas (PC)
Processos judiciais relativos à classe processual Prestação de Contas (PC), referentes às contas de campanha eleitoral e a prestação anual de contas dos partidos políticos.
10.01.23 Processo Administrativo (PA)
Processos judiciais relativos à classe processual Processo Administrativo (PA), referentes aos procedimentos sobre matérias administrativas que devam ser apreciadas pelo Tribunal.
10.01.24 Propaganda Partidária (PP)
Processos judiciais relativos à classe processual Propaganda Partidária (PP) aos pedidos de veiculação de propaganda partidária gratuita, na programação das emissoras de rádio e televisão.
10.01.25 Reclamação (Rcl)
Processos judiciais relativos à classe processual Reclamação (Rcl), referentes à preservação da competência do Tribunal ou garantir a autoridade das suas decisões.
10.01.26 Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) Processos relativos à classe processual Recurso contra Expedição de Diploma (RCED), que compreende os recursos contra expedição de
diploma.
10.01.27 Recurso Eleitoral
Processos judiciais relativos à classe processual Recurso Eleitoral (RE), que compreende os recursos interpostos contra sentenças proferidas em ações eleitorais de natureza cível e administrativa.
10.01.28 Recurso Criminal (RC)
Processos judiciais relativos à classe processual Recurso Criminal (RC), que compreende os recursos interpostos contra sentenças proferidas em processos eleitorais de natureza criminal.
10.01.29 Recurso em Habeas Corpus (RHC)
Processos judiciais relativos à classe processual Recurso em Habeas Corpus (RHC), que compreende os recursos referentes ao consentimento ou negativa de habeas corpus individual ou coletivo.
10.01.30 Recurso em Habeas Data (RHD)
Processos judiciais relativos à classe processual Recurso em Habeas Data (RHD), que compreende os recursos referentes ao consentimento ou negativa de habeas data individual ou coletivo.
10.01.31 Recurso em Mandado de Injunção (RMI)
Processos judiciais relativos à classe processual Recurso em Mandado de Injunção (RMI), que compreende os recursos referentes ao consentimento ou negativa de mandado de injunção individual ou coletivo.
10.01.32 Recurso em Mandado de Segurança (RMS)
Processos judiciais relativos à classe processual Recurso em Mandado de Segurança (RMS), que compreende os recursos referentes ao consentimento ou negativa de mandado de segurança individual ou
coletivo.
10.01.33 Registro de Candidatura (Rcand)
Processos judiciais relativos à classe processual Registro de Candidatura (Rcand), que compreende o pedido de registro de candidatura para habilitação de partido, coligação e candidato para as eleições.
10.01.34 Registro de Comitê Financeiro (RCF)
Processos judiciais relativos à classe processual Registro de Comitê Financeiro (RCF), que compreende o pedido de anotação de comitê financeiro de partido político perante a justiça eleitoral.
10.01.35 Registro de Órgão de Partido Político em Formação (ROPPF)
Processos judiciais relativos à classe processual Registro de Órgão de Partido Político em Formação (ROPPF), que compreende requerimento dirigido ao tribunal feito seus dirigentes provisórios.
10.01.36 Representação (Rp)
Processos judiciais relativos à classe processual Representação (Rp), que compreende a representação encaminhada no ato de verificação de infração de normas eleitorais.
10.01.37 Revisão Criminal (RvC
Processos judiciais relativos à classe processual Revisão Criminal (RvC), que compreende pedido dirigido a tribunal feito pelo condenado para o reexame da sentença criminal transitada em julgado.
10.01.38 Revisão do Eleitorado (RvE)
Processos judiciais relativos à classe processual Revisão de Eleitorado (RvE) referentes as hipóteses de fraude em proporção comprometedora no alistamento eleitoral.
10.01.39 Suspensão de Segurança/Liminar (SS)
Processos judiciais relativos à classe processual Suspensão de Segurança/Liminar (SS), que compreende pedido formulado para suspender liminar ou sentença judicial, nas ações movidas em face do Poder Público ou de seus agentes.
10.01.40 Agravo de Instrumento (AI)
Processos judiciais relativos à classe processual Agravo de Instrumento.
10.01.41 Lista Tríplice (LT)
Processos judiciais relativos à classe processual Lista Tríplice.
11 REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES
11.01 POLÍTICAS E NORMAS
11.01.01 Elaboração e Publicação de Ato Normativo
Incluem-se os documentos que são elaborados no decorrer do planejamento e da publicação de atos normativos diretamente ligados à realização das eleições. Compõem-se por documentos, regulamentações e planejamentos relativos às eleições.
11.01.02 Realização de Estudos e Pesquisas
Incluem-se os documentos referentes às pesquisas, projetos, estudos e levantamentos elaborados pelo tribunal, que possam subsidiar a tomada de decisão alusiva à realização das eleições.
11.01.03 Campanhas Educativas
Incluem-se os documentos referentes às orientações publicadas pelo TRE direcionada aos eleitores, candidatos e partidos visando à orientação no transcurso das eleições, como cartilhas, manuais, guias dirigidos ao eleitor e colaboradores.
11.02 PARTIDOS POLÍTICOS
11.02.01 Registro de Comitê Financeiro (RCF)
Incluem-se os documentos referentes às relações com os comitês financeiros dos partidos.
11.02.02 Controle da Propaganda Político Partidária
Refere-se aos documentos e processos relacionados à propaganda políticopartidária.
11.02.03 Relação com Diretórios Estaduais Partidários
Incluem-se os requerimentos e demais documentos provenientes das relações e prestações de informações dos diretórios estaduais e municipais ao TRE.
11.03 CANDIDATURAS
11.03.01 Controle de Candidatura
Agrupam os documentos referentes aos processos de alteração e substituição de candidato, bem como as impugnações de candidatura.
11.03.02 Registro de Pesquisa Eleitoral
Incluem-se os documentos, pesquisas e estatísticas realizadas pelos institutos de pesquisa para identificar a intenção de voto dos eleitores.
11.03.03 Propaganda Eleitoral do Candidato
Incluem os documentos relativos à propaganda eleitoral dos candidatos.
11.03.04 Horário Eleitoral Gratuito
Refere-se aos processos e documentos relativos ao procedimento da distribuição do horário eleitoral gratuito, no rádio e televisão.
11.04 LOGÍSTICA DE REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES
11.04.01 Acompanhamento de Apoio Técnico Especializado às Eleições
Documentos relativos ao acompanhamento técnico especializado às eleições, visando suporte e controle dos pleitos.
11.04.02 Transporte de Urnas e Material
Documentos relativos as atividades de monitoramento e transporte das urnas eletrônicas e material de apoio em pleito.
11.04.03 Manutenção de Urnas e Material
Documentos relativos a manutenção de urnas eletrônicas e material de apoio aos pleitos eleitorais.
11.05 PROCESSAMENTO E APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES
11.05.01 Apuração de Votos
Incluem-se os documentos originários das atividades de contagem e apuração de votos.
11.05.02 Recontagem de Votos
Incluem-se documentos originários dos pedidos, acompanhamento e execução das recontagens de votos.
11.05.03 Divulgação de Resultados Eleitorais
Documentos relativos a divulgação de resultados dos pleitos.
11.05.04 Diplomação de Eleitos
Incluem-se o processo criado para diplomar os candidatos eleitos para o cargo a que concorreram, bem como os documentos de registro e controle de diplomação, tais como procedimentos administrativos de eleição/diplomação, cópia dos comprovantes de quitação militar, diplomas, informações, ofícios e comprovantes de entrega do diploma.
11.05.05 Eleições na Comunidade
Compreende os documentos que registram o uso de recursos humanos e materiais da Justiça Eleitoral em colaboração a eleição parametrizada, cuja realização não é de competência legal do Tribunal (organizações não governamentais, conselhos profissionais e sindicatos.
11.06 VOTAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS
11.06.01 Acompanhamento de Apoio Técnico Especializado às Eleições Extraordinárias Documentos relativos ao acompanhamento técnico especializado à votações extraodinárias, visando suporte e controle dos pleitos.
11.07 AUDITORIA ELEITORAL
11.07.01 Registro de comitê financeiro (RCF)
Incluem-se os documentos relativos a auditoria e acompanhamento de comitês financeiros.
11.07.02 Exame das Contas Eleitorais e Partidárias
Documentos oriundos das ações de auditoria que visam o exame de contas eleitorais e partidárias.
11.07.03 Aprovação das Contas Eleitorais e Partidárias
Incluem-se documentos relativos as aprovações das contas eleitorais e partidárias.
11.07.04 Prestação de Contas de Campanha Eleitoral
Incluem-se os documentos referentes às prestações de contas de campanha eleitoral que não integram os feitos da classe PC.
12. GESTÃO DAS AÇÕES DAS ZONAS ELEITORAIS
12.01 FORMAÇÃO DE ZONAS ELEITORAIS
12.01.01 Criação de Zona Eleitoral
Processos de trabalho e planejamento referentes à criação ou exclusão de Zonas Eleitorais e sua composição, assim como os estudos e levantamentos que subsidiem as decisões de criação.
12.01.02 Constituição de Juntas Eleitorais
Incluem-se os documentos relativos a constituição das juntas eleitorais.
12.01.03 Emancipação de Município
Incluem-se os documentos relativos a emancipação de municípios.
13. ATIVIDADES JUDICIAIS ELEITORAIS
13.01 ALISTAMENTO ELEITORAL DO CIDADÃO
13.01.01 Alistamento Eleitoral
Incluem-se os documentos referentes ao alistamento e cadastro eleitoral dos cidadãos domiciliados no estado.
13.01.02 Cancelamento de Registro
Incluem-se os documentos referentes ao cancelamento do registro eleitoral nas condições descritas na lei.
13.01.03 Alteração de Cadastro Eleitoral
Incluem-se os documentos necessários para a alteração de cadastro, por motivo de mudança de nome, endereço ou por motivo que justifique a mudança.
13.01.04 Suspensão e Restabelecimento dos Direitos Políticos
Incluem-se os documentos referentes à suspensão e restabelecimento dos direitos políticos descritos na legislação eleitoral.
13.01.05 Regularização e Quitação de Débitos Eleitorais
Incluem-se os documentos que demonstrem quitação e reestabeleça os débitos eleitorais do cidadão.
13.01.06 Atendimento ao Público e Informações Eleitorais
Incluem-se os documentos de atendimento público de natureza não contemplada pelos demais códigos referentes ao alistamento eleitoral.
13.01.07 Votação Paralela e Controle de Atividades Eleitorais
Compreende os documentos relativos à auditoria das eleições. Incluem-se atas de sorteio das urnas a serem auditadas, boletim de urna e espelho, gravações do processo de auditoria, relatórios do sistema de auditoria da votação paralela (SAVP), relatórios Zerézima, relatórios da empresa de auditoria contratada pelo TSE e cédulas utilizadas para auditoria e espelho.
13.02 CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES JUDICIAIS ELEITORAIS
13.02.01 Cancelamento de Inscrição Eleitoral
Processos judiciais que se destinam ao cancelamento das inscrições eleitorais.
13.02.02 Controle e envio das Cartas Precatórias, de ordem e rogatórias
Incluem-se as cartas precatórias, de ordem e rogatórias.
13.02.03 Composição de Mesa Receptora
Processos judiciais que versam sobre mesário faltoso, impugnação de composição de mesa receptora e atos da composição de mesa receptora de votos e auxiliares.
13.02.04 Correição em Primeiro Grau
Processos referentes à correição determinados pelo Corregedor Regional Eleitoral.
13.02.05 Direitos Políticos
Processos judiciais referentes a incidentes na suspensão e no restabelecimento de direitos políticos, bem como no registro de inelegibilidade.
13.02.06 Duplicidade/Pluralidade de Inscrições (Coincidências)
Processos que se destinam a apurar incidência de duplicidade ou pluralidade de inscrição eleitoral.
13.02.07 Execução Penal
Processos judiciais destinados ao acompanhamento das penas restritivas de direito.
13.02.08 Filiação Partidária
Processos judiciais referentes à duplicidade de filiação partidária, incidente de filiação, listas especiais e reversão de desfiliação.
13.02.09 Impugnação à Composição da Junta Eleitoral
Processos judiciais destinados ao processamento do disposto nos artigos 36, § 2º e 39 do CE.
13.02.10 Inspeção
Processo administrativo referente a inspeções determinadas pelos juízes ou Corregedor.
13.02.11 Notícia-crime
Processos referentes ao processamento de infrações penais eleitorais, nos termos do disposto no art. 356 do Código Eleitoral.
13.02.12 Recurso/Impugnação de Alistamento Eleitoral
Processos judiciais referentes a recursos/impugnações quanto ao deferimento e indeferimento de RAE.
13.02.13 Registro de debates
Processos judiciais referentes ao processamento dos requerimentos de comunicação da realização de debates no rádio e televisão, no período eleitoral.
13.03 CONTROLE DE PROTOCOLO DAS ATIVIDADES ELEITORAIS
13.03.01 Registro e remessa de documentos das atividades eleitorais
Documentos relativos às transações de documentos e comunicações ordinárias resultantes das atividade eleitorais nos cartórios.
ANEXO II
TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS
Código |
Descrição |
Prazo de Guarda |
Destinação Final |
Acesso |
Fundamentação |
01.01.01 |
Elaboração e Publicação de Normas (Administração Geral) |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.02.01 |
Controle de Correspondências Oficiais |
2 anos |
E |
P/R |
Res. CNJ 324/2020 |
01.02.02 |
Controle de Relações Institucionais |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.02.03 |
Controle de Relações Regulatórias |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020, LAI |
01.02.04 |
Desenvolvimento Institucional |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.02.05 |
Controle de Relações com as Unidades |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.02.06 |
Realização de Eventos e Cerimônias Oficiais |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.02.07 |
Participação de Eventos e Cerimônias Oficiais |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020
|
01.03.01 |
Consulta Jurídica |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.03.02 |
Elaboração de Parecer Jurídico |
10 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.03.03 |
Contencioso Administrativo |
10 anos após arquivamento |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.04.01 |
Elaboração de Procedimentos e Normas de Auditoria |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.04.02 |
Planejamento das Atividades de Auditoria |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.04.03 |
Execução da Auditoria |
10 anos após encerramento |
GP |
P/R |
Res. CNJ 324/2020, TCU |
01.04.04 |
Prestação de Informação (Auditoria) |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.05.01 |
Elaboração de Procedimentos e Normas (Sindicância e PAD) |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.05.02 |
Execução da Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar |
10 anos após encerramento |
GP |
P/R |
Res. CNJ 324/2020, Lei 8.112/90 |
01.05.03 |
Prestação de Informação (Sindicância e PAD) |
5 anos |
E |
P/R |
Res. CNJ 324/2020 |
01.05.04 |
Controle e Registro das relações com a sociedade (Ouvidoria) |
5 anos |
GP |
P/R |
Res. CNJ 324/2020, LAI |
01.06.01 |
Elaboração de Procedimentos e Normas (Comunicação Social) |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
01.06.02 |
Publicidade |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.01.01 |
Elaboração e Publicação de Normas (Recursos Humanos) |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.02 e Subitens |
CONCURSO PÚBLICO |
10 anos |
GP |
P |
LAI |
02.03.01 |
Assentamento Funcional (Servidores) |
Vínculo + 5 anos |
GP |
R |
Res. CNJ 324/2020, Lei 8.112/90 |
02.03.02 |
Movimentação de Pessoal |
5 anos após a movimentação |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020, Lei 8.112/90 |
02.03.03 |
Controle de Frequência |
5 anos após fato gerador |
E |
P/R |
CLT, CF/88, Res. CNJ 324/2020 |
02.03.04 |
Licenças e Afastamentos |
5 anos após encerramento |
E |
P/R |
Lei 8.112/90, Res. CNJ 324/2020 |
02.03.05 |
Férias e Recesso |
5 anos após o exercício |
E |
P/R |
Res. CNJ 324/2020, CLT |
02.03.06 |
Avaliação de Desempenho |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.03.07 |
Progressão Funcional |
5 anos após progressão |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.03.08 |
Contagem e Averbação de Tempo de Serviço |
10 anos após aposentadoria |
GP |
P |
Lei 8.112/90 |
02.03.09 |
Concessões/Reversões de Aposentadorias |
10 anos após concessão |
GP |
P |
Lei 8.112/90, Res. CNJ 324/2020 |
02.03.10 |
Concessão de Pensões e Benefícios Previdenciários |
10 anos após concessão |
GP |
P |
Lei 8.112/90 |
02.03.11 |
Recadastramento de Inativos e Pensionistas |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.03.12 |
Desligamento |
10 anos após desligamento |
GP |
P |
Lei 8.112/90 |
02.04.01 |
Assentamento funcional (Juízes) |
Vínculo + 5 anos |
GP |
R |
Res. CNJ 324/2020, Lei 8.112/90 |
02.05.01 |
Estudos e Pesquisas de Desenvolvimento Organizacional |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.05.02 |
Programas de Capacitação e Aperfeiçoamento |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.05.03 |
Cursos e Eventos de Aprendizagem |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.05.04 |
Ações de Capacitação Externa |
5 anos após conclusão |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.06.01 |
Cálculo da Folha de Pagamento |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.06.02 |
Elaboração da RAIS |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.06.03 |
Elaboração da DIRF |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.06.04 |
Benefícios |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
02.06.05 |
Diárias e Passagens |
5 anos |
E |
P/R |
Res. CNJ 324/2020, TCU |
02.07.01 |
Avaliação Clínica para Posse de Cargos |
5 anos |
E |
S |
Lei 13.787/2018 |
02.07.02 |
Controle de Prontuários Médicos e Odontológicos |
20 anos após desligamento |
E |
S |
Lei 13.787/2018 |
02.07.03 |
Perícia Médica e Emissão de Atestados |
20 anos após desligamento |
E |
S |
Lei 13.787/2018 |
02.07.04 |
Atendimento Médico Ambulatorial |
5 anos |
E |
S |
Lei 13.787/2018 |
02.07.05 |
Prescrição e Liberação de Fármacos |
5 anos |
E |
S |
Res. CNJ 324/2020, ANVISA |
02.07.06 |
Avaliação das Condições de Trabalho |
10 anos |
GP |
P/R |
Res. CNJ 324/2020 |
02.08 e Subitens |
PROGRAMAS DE ESTÁGIO |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.01.01 |
Elaboração e Publicação de Normas (Administração de Recursos Materiais e Logística) |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.02.01 |
Processo de Licitação |
10 anos após encerramento |
GP |
P |
Lei 14.133/2021 e Res. CNJ 324/2020 |
03.02.02 |
Controle de Convênios |
10 anos após encerramento |
GP |
P |
Lei 14.133/2021 e Res. CNJ 324/2020 |
03.03.01 |
Contratação de Mão de Obra Terceirizada |
10 anos após encerramento |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020, TCU |
03.03.02 |
Acompanhamento de Contratos de Terceirizados |
10 anos após encerramento |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020, TCU |
03.03.03 |
Controle de Serviços de Telefonia e Internet |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.03.04 |
Controle de Serviços de Água e Esgoto |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.03.05 |
Controle de Serviços de Luz e Energia |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.04.01 |
Aquisição de Bens Permanentes |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.04.02 |
Aquisição de Bens de Consumo |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.04.03 |
Controle de Patrimônio e Inventário |
5 anos após aprovação das contas |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020, TCU |
03.04.04 |
Controle de Estoque (Almoxarifado) |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.04.05 |
Controle de Frota de Veículos |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.04.06 |
Manutenção de Bens Permanentes |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.04.07 |
Avaliação de Bens Inservíveis |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.04.08 |
Alienação de Bens |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.04.09 |
Locação de Bens Móveis |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.04.10 |
Locação de Bens Imóveis |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020, Lei 8.666/93 |
03.05.01 |
Inspeção Predial |
5 anos após aprovação das contas |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.05.02 |
Projetos Arquitetônicos |
20 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
03.05.03 |
Acompanhamento e Fiscalização da Execução de Obras |
20 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
04.01.01 |
Elaboração e Publicação de Normas (Administração e Recursos Tecnológicos) |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
04.01.02 |
Soluções Corporativas |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
04.01.03 |
Escritório de Projetos |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
04.02.01 |
Desenvolvimento de Sistemas |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
04.02.02 |
Manutenção de Sistemas |
Vigência + 5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
04.03.01 |
Manutenção de redes |
Vigência + 5 anos |
E |
P/R |
Res. CNJ 324/2020 |
04.03.02 |
Rotina de Back-up |
Vigência + 5 anos |
GP |
R |
Res. CNJ 324/2020 |
04.03.03 |
Suporte Técnico |
1 ano |
E |
P/R |
Res. CNJ 324/2020 |
04.04.01 |
Cadastro e Permissões de Usuários |
5 anos após desvinculação |
E |
R |
Res. CNJ 324/2020, LGPD |
04.04.02 |
Utilização e Atualização de Banco de Dados |
5 anos |
E |
R |
Res. CNJ 324/2020, LGPD |
05.01.01 |
Elaboração e Publicação de Normas (Administração de Recursos Financeiros) |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
05.02.01 |
Controle de Relações Bancárias |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.02.02 |
Liquidação de Despesas e Autorização de Pagamentos |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.02.03 |
Suprimento de Fundos |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.02.04 |
Registro e Movimento Financeiro |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.02.05 |
Reembolso de Despesas |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.03.01 |
Recolhimento de Retenções Tributárias |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.03.02 |
Prestação de Informações de Gestão Fiscal |
5 anos após aprovação das contas |
GP |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.04.01 |
Controle de Ativos e Patrimônio |
5 anos após aprovação das contas |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020, TCU |
05.04.02 |
Controle de Dívidas |
5 anos após aprovação das contas |
E |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.04.03 |
Elaboração de Demonstrativos Contábeis |
5 anos após aprovação das contas |
GP |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.05.01 |
Elaboração do Plano Plurianual |
5 anos após aprovação das contas |
GP |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.05.02 |
Planejamento e Acompanhamento Orçamentário |
5 anos após exercício |
GP |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.05.03 |
Execução Orçamentária |
5 anos após exercício |
E |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.05.04 |
Prestação de Informações Orçamentárias |
5 anos após exercício |
GP |
|
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.06.01 |
Relatório de Tomada de Contas Anual |
5 anos após aprovação |
GP |
P |
Lei 5.172/66 e Res. CNJ 324/2020 |
05.06.02 |
Restituição ao Erário |
5 anos |
GP |
R |
Res. CNJ 324/2020, TCU |
06.01.01 |
Elaboração e Publicação de Normas (Gestão da Informação) |
vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.02.01 |
Controle de Expedição e Tramitação de Documentos |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.02.02 |
Serviços de Postagem |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.03.01 |
Pesquisa e Descrição de Acervos |
vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020, CONARQ |
06.03.02 |
Solicitação de Consulta e Desarquivamento |
2 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.03.03 |
Transferência de Documentos |
5 anos após transferência |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.03.04 |
Eliminação de Documentos |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020, CONARQ |
06.03.05 |
Recolhimento de Documentos Permanentes |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020, CONARQ |
06.03.06 |
Migração de Suporte (Digitalização, etc.) |
5 anos após migração |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.03.07 |
Difusão de Acervo |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.04.01 |
Empréstimos e Atendimento ao Usuário |
2 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.04.02 |
Publicação e Editoração |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.04.03 |
Catalogação e Indexação |
Enquanto Permanecer |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.04.04 |
Estudo de Usuários |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.04.05 |
Desbaste de Obras Bibliográficas |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
06.04.06 |
Controle de Periódicos |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
10 e Subitens |
ATIVIDADES E AÇÕES JUDICIAIS DA JUSTIÇA ELEITORAL |
Permanente |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
11.01 e Subitens |
REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES POLÍTICAS E NORMAS |
Vigência + 5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
11.02 e Subitens |
PARTIDOS POLÍTICOS |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
11.03 e Subitens |
CANDIDATURAS |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
11.04 e Subitens |
LOGÍSTICA DE REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES |
2 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
11.05 e Subitens |
PROCESSAMENTO E APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES |
Permanente |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
11.06.01 |
Acompanhamento de Apoio Técnico Especializado às Eleições Extraordinárias |
2 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
11.07 e Subitens |
AUDITORIA GERAL |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
12.01.01 |
Criação de Zona Eleitoral |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
12.01.02 |
Zoneamento e Constituição de Juntas Eleitorais |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
12.01.03 |
Emancipação de Município |
5 anos |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.01.01 |
Alistamento Eleitoral |
5 anos |
E |
R |
Código Eleitoral e Res. CNJ 324/2020 |
13.01.02 |
Cancelamento de Registro Eleitoral |
5 anos |
E |
R |
Código Eleitoral e Res. CNJ 324/2020 |
13.01.03 |
Alteração e Acompanhamento do Cadastro Eleitoral |
5 anos |
E |
R |
Código Eleitoral e Res. CNJ 324/2020 |
13.01.04 |
Suspensão e Restabelecimento dos Direitos Políticos |
4 anos |
GP |
R |
Constituição Federal e Res. CNJ 324/2020 |
13.01.05 |
Regularização e Quitação de Débitos Eleitorais |
4 anos |
E |
R |
Res. CNJ 324/2020 |
13.01.06 |
Atendimento ao Público e Informações Eleitorais |
4 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.01.07 |
Votação Paralela e Controle de Atividades Eleitorais |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.02.01 |
Cancelamento de Inscrição Eleitoral |
2 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.02.02 |
Controle e envio das Cartas Precatórias, de ordem, convocatórias e rogatória |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.02.03 |
Composição de Mesa Receptora |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.02.04 |
Correição em Primeiro Grau |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.02.05 |
Direitos Políticos |
10 anos |
GP |
P |
Constituição Federal e Res. CNJ 324/2020 |
13.02.06 |
Coincidências |
1 ano |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.02.07 |
Execução Penal |
10 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.02.08 |
Filiação Partidária |
10 anos |
E |
P |
Lei Partidos Políticos |
13.02.09 |
Impugnação à Composição da Junta Eleitoral |
5 anos |
E |
P |
Código Eleitoral e Res. CNJ 324/2020 |
13.02.10 |
Inspeção |
5 anos |
E |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.02.11 |
Notícia-crime |
10 anos após arquivamento |
GP |
P |
Res. CNJ 324/2020 |
13.02.12 |
Recurso/Impugnação de Alistamento Eleitoral |
5 anos |
E |
P |
Código Eleitoral e Res. CNJ 324/2020 |
13.02.13 |
Registro de Debates |
5 anos |
E |
P |
Lei das Eleições e Res. CNJ 324/2020 |
13.03.01 |
Registro e remessa de documentos das atividades eleitorais |
2 anos |
E |
P |
Lei das Eleições e Res. CNJ 324/2020 |
Legendas e Observações
Guarda Permanente (GP): Documentos de valor histórico, probatório, informativo ou jurídico, preservados indefinidamente.
Eliminação (E): Descarte autorizado após o cumprimento do prazo de guarda e após avaliação documental, conforme Resolução CNJ nº 324/2020.
Prazo de Guarda: Refere-se ao tempo de retenção nas fases corrente e intermediária.
Digitalização: Permitida, com possibilidade de eliminação do suporte físico, desde que observados os requisitos legais (Resolução CNJ nº 324/2020, Lei nº 12.682/2012 e normas do CONARQ).
-
Classificação de Acesso:
Público (P): Acesso irrestrito.
Restrito (R): Temporariamente limitado por envolver dados pessoais sensíveis ou informações estratégicas.
Sigiloso (S): Restrição temporária fundamentada na Lei nº 12.527/2011 (LAI).
ANEXO III
LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA BAIXA DEFINITIVA DE AUTOS
UNIDADES/zonas:
Processo n. ____________________________
Classe:_______________________Assunto:_____________________
Processo acessório ou apenso?
( ) Sim ( ) Não
1. Verificação de pendências impeditivas de baixa:
a) Há determinação de arquivamento?
( ) sim ( ) não
b) Há sentença de extinção, ou decisão terminativa, ou acórdão transitado em Julgado?
( ) sim( )não
c) Há petições/documentos pendentes de juntada?
( ) sim ( ) não
d) Há outros processos e recursos vinculados a estes autos (execução/ cumprimento, agravos, embargos, dependentes, apensos, etc. verificar referências nos autos ou eventos lançados no sistema)?
( ) sim ( ) não
e) Em caso positivo, essa vinculação está registrada no sistema processual?
( ) sim ( ) não
f) As determinações constantes dos autos foram cumpridas. Foram feitas as anotações no Cadastro Eleitoral – multa, inelegibilidade, suspensão dos direitos políticos. Em se tratando de prestações de contas as anotações no SICO?
( ) sim ( ) não ( ) não se aplica
g) Destinação de bens apreendidos ou acautelados em depósitos judiciais?
( ) sim ( ) não ( ) não se aplica
h) Os autos do processo foram digitalizados para tramitação eletrônica que ainda não foi finalizada?
( ) sim ( ) não ( ) não se aplica
i) Traslado de peças?
( ) sim ( ) não ( ) não se aplica
j) Outros: ___________________________
Todas as pendências foram sanadas?
( ) sim ( ) não
2. Processo com recomendação de guarda permanente?
( ) sim ( ) não
3. Baixa Definitiva em _____/____/______, fl.(s)___________
4. Observações:
________________, ___/___/____
(Local) (data)
______________________ ____________________________________
Nome do Servidor / Matrícula Assinatura
ANEXO IV
LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA ELIMINAÇÃO DE AUTOS FINDOS
UNIDADE / CARTÓRIO: ______________________________________
Processo n. ____________________________
Classe:______________________Assunto:_____________________
• VERIFICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE GUARDA PERMANENTE:
a) Processo anterior ao corte cronológico? ( ) sim ( ) não
b) Classe de guarda permanente? ( ) sim ( ) não
c) Assunto de guarda permanente? ( ) sim ( ) não
d) Ação criminal com decisão final condenatória? ( ) sim ( ) não
e) Ação que constitua: Precedente de Súmula, Incidente de Uniformização de Jurisprudência, Arguição de Inconstitucionalidade, Recurso Repetitivo ou Repercussão Geral?
( ) sim ( ) não
f) Processo considerado relevante para a guarda permanente pela CPAD?*
( ) sim ( ) não
* Considerar requisitos definidos pela CPAD de acordo com critérios históricos.
g) Selecionado para guarda permanente? ( ) sim ( ) não
h) Se não selecionado para guarda permanente:
Prazo de guarda:_________________
Baixa Definitiva em _____/____/______
Eliminação em _____/____/______
• APÓS O PRAZO DE GUARDA INTERMEDIÁRIA:
Processo selecionado para amostra estatística guarda permanente?
( ) sim ( ) não
Anexo V
LISTAGEM DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS
Listagem de eliminação de documentos judiciais/ administrativos
CARTORIO ELEITORAL /SETOR: |
LISTAGEM Nº______________ |
|||||
CÓDIGO DE |
ASSUNTO |
DATAS-LIMITES |
UNIDADE DE ARQUIVAMENTO |
OBSERVAÇÃO/JUSTIFICATIVA |
||
QUANT. |
ESPECIFICAÇÃO |
|||||
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LOCAL/DATA |
LOCAL/DATA |
LOCAL/DATA |
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Anexo VI
EDITAL DE ELIMINAÇÃO
EDITAL DE CIÊNCIA DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS JUDICIAIS/ADMINISTRATIVOS
N. ______/____
O Presidente da Comissão Permanente de Avaliação, designado pela Portaria n _____, de ___/___/___, publicada no (indicar o periódico oficial), de ___/___/___, de acordo com (indicar o n da Listagem de Eliminação de Documentos), aprovada pelo (titular) do(a) (indicar a instituição arquivística), por intermédio do (indicar o documento de aprovação), faz saber, a quem possa interessar, que, transcorridos quarenta e cinco dias da data de publicação deste Edital no (indicar o periódico oficial), se não houver oposição, o(a) (indicar a unidade orgânica responsável pela eliminação) eliminará os documentos relativos a (indicar os conjuntos documentais a serem eliminados), do período (indicar as datas-limite), do(a) (indicar o nome do órgão ou entidade produtor dos documentos a serem eliminados).
Os interessados, no prazo citado, poderão requerer, às suas expensas, o desentranhamento de documentos ou cópias de peças do processo, mediante petição, com a respectiva qualificação e demonstração de legitimidade do pedido, dirigida à Comissão Permanente de Avaliação do(a) (indicar o órgão ou entidade).
(Local e data)
(Nome e assinatura do Presidente da Comissão Permanente de Avaliação)
ANEXO VII
TERMO DE ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS JUDICIAIS/ ADMINISTRATIVOS
Aos ______ dias do mês de __________ do ano de _________, o (indicar o nome do órgão ou entidade responsável pela eliminação), de acordo com o que estabelece a Tabela de Temporalidade de Documentos em vigor e consta do/da (indicar a Listagem de Eliminação de Documentos e respectivo Edital de Ciência de Eliminação de Documentos), aprovados pelo (titular) do/da (indicar a unidade responsável na instituição), e publicada(o) no (indicar o perió- dico oficial), de (indicar a data de publicação do edital), procedeu à eliminação de (indicar a quantificação mensuração), de documentos relativos a (referência aos conjuntos documentais eliminados), integrantes do acervo do(a) (indicar o nome do órgão ou entidade produtor/acumulador), do período (indicar as datas-limite dos documentos eliminados).
(nome da unidade orgânica responsável pela eliminação, nome, cargo e assinatura do titular)
ANEXO VIII
Formulário para transferência de processos e documentos ao arquivo
Unidade remetente: _______________________________________
Responsável pela remessa: ________________ Telefone: ____________
UNIDADE DE ARQUIVAMENTO* |
NÚMERO |
ASSUNTO |
CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO |
VOLUMES |
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Responsável pela transferência: ______________________
Data: _____/_____/______ * |
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Este texto não substitui o publicado no DJE TRE-RO n.96 de 29/05/2025, págs.02/28.