Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG)

O portal da internet do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) é aderente ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) (link para um novo sítio), refletindo um compromisso sólido com a melhoria contínua dos serviços oferecidos a todos os cidadãos. O objetivo principal é garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou limitações, tenham acesso total e simplificado ao portal. A acessibilidade na web é considerada uma prioridade, evidenciada pela conformidade com recomendações e diretrizes específicas de acessibilidade, assegurando que o conteúdo seja acessível para todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências visuais, auditivas, motoras ou cognitivas. Essa abordagem reforça o comprometimento do TRE-RO em promover a inclusão digital e garantir a igualdade de acesso aos seus serviços para todos os cidadãos.

As recomendações do eMAG permitem que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada, coerente com as necessidades brasileiras e conforme padrões internacionais.

Avaliação de Acessibilidade

A avaliação de acessibilidade é um processo fundamental para garantir uma Web acessível. Existem ferramentas automáticas que auxiliam na avaliação de acessibilidade, como o Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios (ASES) (link para um novo sítio) do governo federal, capaz de avaliar os itens do eMAG que são passíveis de validação por máquina. Embora essas ferramentas sozinhas não sejam capazes de detectar todos os problemas de acessibilidade de um sítio, elas permitem que os cidadãos avaliem e pontuem a acessibilidade de páginas web de forma fácil e ágil.

A seguir, listamos algumas avaliações realizadas no portal da internet do TRE-RO utilizando o ASES: