Boas práticas

Atendimento, inclusão e diversidade

Este espaço foi criado para compartilhar e disseminar ações, iniciativas e projetos que destacam a eficiência, a transparência e a inovação na administração eleitoral. Nosso objetivo é fomentar uma cultura de excelência no serviço público, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e para o fortalecimento da democracia.

O TRE-RO orgulha-se de ser uma instituição comprometida com a ética, a responsabilidade e a prestação de serviços de alta qualidade à sociedade. Aqui, você encontrará exemplos de práticas que têm sido bem-sucedidas em promover a justiça eleitoral, garantir a segurança dos processos eleitorais e assegurar a participação cidadã de maneira inclusiva e equitativa.

Projetos:

  • Censo Eleitoral: Indígenas, quilombolas e integrantes de comunidades remanescentes (CRE)

- Objetivo: O projeto tem por objetivo planejar ações voltadas para o atendimento a eleitoras e eleitores das comunidades indígenas, quilombolas e comunidades remanescentes, visando ao final do projeto que o cadastro eleitoral reflita da forma mais fidedigna possível o quantitativo do eleitorado indígena, quilombola e comunidades remanescentes existentes no estado de Rondônia.

- Escopo: Censo Eleitoral: Indígenas, quilombolas e integrantes de comunidades remanescentes. 

- Resultados Alcançados:

  • Excelência no Atendimento a Indígenas (11ª ZE)

- Objetivo: Boa prática da 011ª Zona Eleitoral/RO – Cacoal que visou capacitar servidoras e servidores da zona eleitoral no atendimento à pessoa indígena com foco no processo eleitoral.

- Escopo: Encontros para treinamento e reciclagem de servidoras e servidores em parceria com a FUNAI, nos anos eleitorais.

- Resultados Alcançados:EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO INDÍGENA - BOAS PRÁTICAS (youtube.com)

  • Valorização do (a) eleitor (a) indígena: ambientação e treinamento. (CRE)

- Objetivo: Boa prática da Corregedoria Regional Eleitoral de Rondônia que promoveu ações para facilitar o acesso da população indígena aos serviços eleitorais e realizou um treinamento de votação na urna eletrônica para as Eleições de 2022.

- Escopo: 

- Resultados Alcançados:VALORIZAÇÃO DO ELEITOR INDÍGENA AMBIENTAÇÃO E TREINAMENTO - BOAS PRÁTICAS (youtube.com)

  • Meu primeiro TítuloNet (11ª ZE)

-Objetivo: Boa prática da 011ª Zona Eleitoral de Rondônia – Cacoal que possibilitou o chamamento de jovens do ensino médio da rede pública e privada dos municípios de Ministro Andreazza e Cacoal/Rondônia oferecendo selo condecorativo e premiação para o alistamento eleitoral via formulário Título Net.

-Escopo: 

-Resultados Alcançados:MEU PRIMEIRO TITULO NET - BOAS PRÁTICAS (youtube.com)

  • Passo a Passo para um Voto Tranquilo (11ª ZE)

- Objetivo: Boa prática da 011ª Zona Eleitoral de Rondônia – Cacoal, que tratou da confecção de banners com linguagem simples e popular para a realização de orientações da Justiça Eleitoral sobre o voto. O material foi exposto em locais de grande circulação de público, como shoppings e agências bancárias.

- Escopo:

- Resultados Alcançados:PASSO A PASSADO PARA UM VOTO TRANQUILO - BOAS PRÁTICAS (youtube.com)

- Objetivo: Tem por objetivo a mútua cooperação entre os Órgãos Partícipes, implementando, integrando programas e ações de responsabilidade socioambiental, fortalecimento da cultura sustentável e compartilhamento de boas práticas (capacitação, logística, gestão de resíduos e compras compartilhadas.

- Escopo: Encontrar soluções afetas à Gestão Socioambiental enfrentada por todos os Órgãos Partícipes. Tais como: destinação de resíduos sólidos (recicláveis e perigosos) de forma adequada; Capacitando o corpo funcional; Implementação da logística reversa; Melhoria da Gestão de Compras Sustentáveis.

- Resultados Alcançados:

- Objetivo: Projeto desenvolvido de forma colaborativa entre os LIODS do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e a Seção Judiciária de Rondônia (TRF1). Com o objetivo de melhorar a comunicação com a sociedade aplicando a principiologia da linguagem simples e Visual Law na produção de textos, atos e documentos administrativos e judiciais.

- Escopo: simplificando a linguagem para comunicar melhor.

- Resultados Alcançados: