FAQ - Mesário

Gostaria de trabalhar nas eleições como mesário. Como devo proceder?

Inscreva-se aqui , compareça ou telefone para o Cartório onde solicitou seu título eleitoral e inscreva-se. Seu nome passará a integrar o cadastro de mesários, e, quando houver necessidade, você será convocado.

Fui convocado para ser Mesário. E agora?

Sua convocação contém o horário em que você deverá se apresentar  à Mesa Receptora de Votos, no dia da eleição. Quando se apresentar, receberá todas as informações acerca das suas atribuições na seção. Pode acontecer de o cartório convocá-lo para uma reunião prévia de instruções.

Vou ser remunerado pelo trabalho como Mesário?

Não. O serviço prestado não é remunerado. O mesário receberá um auxílio-alimentação, e terá direito a 2 (dois) dias de folga em seu trabalho (público ou privado), para cada dia de convocação.

Para os universitários os benefícios do Programa Mesário Universitário , caso a instituição de ensino tenha aderido.

A nomeação é para um turno ou dois?

A nomeação vale para os dois turnos. Todo eleitor convocado para trabalhar junto às seções eleitorais deverá comparecer no primeiro e no segundo turno, se houver.

Vou poder faltar ao trabalho no dia seguinte ao das eleições para poder descansar?

A Lei prevê dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições. Solicite seu comprovante ao Chefe do Cartório Eleitoral, e converse, previamente, com seu empregador a respeito da convocação e do direito às folgas.

Se eu for Mesário, tenho de trabalhar na apuração dos votos também?

Não. Para os trabalhos da Junta Apuradora serão convocados outros eleitores.

Fui convocado para Mesário. Posso fazer propaganda do meu candidato usando camiseta, botton , adesivos, etc?

Não. Os integrantes das Mesas Receptoras de Votos não poderão fazer qualquer tipo de propaganda durante a votação.

Quantas vezes trabalharei como mesário?

Não há regramento acerca da matéria. Caso não seja mais de seu interesse a permanência como mesário, requeira ao Juízo Eleitoral da sua Zona, explicitando os seus motivos. Sua exclusão do banco de mesários será efetuada a partir do deferimento da sua solicitação.

Dúvidas?