III Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral foi realizado no TSE

Desinformação eleitoral, linguagem simples e inteligência artificial foram as principais pautas do evento

Desinformação eleitoral, linguagem simples e inteligência artificial foram as principais pautas ...

Entre os dias 13 a 15 de março, o assessor de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Vinícius Brito dos Santos, representou o regional no III Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Durante o evento, que contou com a participação de profissionais da área que atuam em todos os TREs do país, discutiu-se o combate à desinformação e às deepfakes eleitorais, a linguagem simples, a comunicação acessível e o uso da inteligência artificial na comunicação pública.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante sua participação na abertura do evento, classificou o papel da comunicação como importantíssimo, especialmente durante as eleições. “Dentro dessa questão que envolve a desinformação, nossa luta é contra um inimigo gigantesco e bem estruturado. As milícias digitais continuam fortes e com credibilidade junto a grande parte da sociedade”, afirmou. Nesse sentido, o ministro salientou que "é importantíssima a atuação de vocês [comunicadores] nas eleições”.

Já a ministra do TSE Edilene Lôbo destacou o papel da comunicação do TSE, que, segundo ela, desenvolve um trabalho fundamental para levar ao mundo o que acontece na Corte: “Quando vocês informam, as pessoas conseguem saber o que faz o Tribunal da Democracia. Aqui, falamos para milhões de brasileiros que têm o sonho de ver a vida acontecer. A democracia é um sistema de inclusão, temos que nos guiar por isso”.

No segundo dia de evento, a ministra Cármen Lúcia ressaltou a importância da reunião para articular um trabalho em rede e reforçou a necessidade de utilizar, na comunicação institucional, uma linguagem simples. A ministra saudou os presentes durante o painel "Linguagem Simples para a Justiça Eleitoral", apresentado por Olivia Rocha Freitas, advogada e doutora em Estudos de Linguagem.

A secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, Giselly Siqueira, destacou a complexidade das eleições deste ano, tendo em vista o uso da inteligência artificial. “Por isso considero essa troca de experiências com os assessores de comunicação muito importante para que possamos nos preparar para levar informação de qualidade da melhor forma ao maior número de pessoas”, destacou. Ela esclareceu que o encontro foi planejado de forma cuidadosa para que seu conteúdo seja útil e aplicável às diferentes realidades das cidades brasileiras.

 

Com informações e fotos do TSE

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Youtube  | Logo X

 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido