TRE-RO reforça luta contra violência à mulher
Justiça Eleitoral se une à mobilização nacional em prol do Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher

Hoje é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher e o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) se une à mobilização nacional em prol dessa data, que marca a importância da conscientização e combate à violência de gênero, destacando iniciativas voltadas para a promoção dos direitos e a proteção das mulheres.
O TRE-RO, ciente de sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais igualitária, se engaja ativamente na causa, promovendo ações de sensibilização e informação sobre a violência contra a mulher. Enfatizando que a violência de gênero não se restringe apenas à esfera física, mas abrange também aspectos psicológicos, emocionais, econômicos e patrimoniais, que muitas vezes passam despercebidos.
Lamentavelmente, segundo estatísticas, Rondônia é o segundo estado do país com maior índice de feminícidios, tipo de crime baseado no gênero, que ocorre quando a mulher morre por ser mulher. Analisando nacionalmente, a cada 6 horas uma mulher é morta, sendo que 8 em cada 10 crimes são cometidos pelo parceiro ou ex-parceiro da vítima.
Esses dados reforçam a necessidade de se evidenciar a pauta a fim de encorajar vítimas e testemunhas a denunciarem casos de violência contra a mulher, procurando ajuda e apoio. Em Rondônia, diversas instituições e organizações não governamentais oferecem assistência às mulheres em situação de violência, incluindo abrigos, atendimento psicossocial e jurídico.
Denunciar é um ato de coragem e solidariedade.
☎️ Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, é um serviço que oferece três tipos de atendimento: registro de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Ouvidoria da Mulher
O TRE-RO também atua para coibir qualquer tipo de ato de assédio e discriminação no âmbito do Tribunal ou que ocorra em virtude de atuação de trabalhadora ou trabalhador da instituição. Nesse sentido, a Ouvidoria da Mulher, é um canal exclusivo, vinculado à Ouvidoria Regional Eleitoral de Rondônia, para que as mulheres vítimas de agressões relacionadas à igualdade de gênero, assédio moral, sexual, discriminação ou outra forma de violência, possam apresentar suas denúncias, sejam elas magistradas, promotoras, servidoras, advogadas, estagiárias, eleitoras, candidatas ou colaboradoras terceirizadas. A Ouvidoria promoverá o acolhimento e a escuta ativa, mantendo o sigilo da informação recebida.
O Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher é uma oportunidade para reflexão e ação, e o TRE-RO reitera seu compromisso em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, livre de qualquer forma de violência de gênero. A data é um lembrete de que a luta pelo respeito aos direitos das mulheres deve ser constante e que todos têm um papel a desempenhar nesse processo.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes