TRE-RO apresenta projeto no V Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário
Iniciativa de valorização do eleitor indígena é destaque em apresentação feita por servidora do Tribunal

Entre os dias 6 e 9 de maio de 2025, a cidade de Goiânia foi palco do V Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário (ENAM), evento que reuniu representantes de tribunais de todo o país para debater temas relacionados à preservação da memória institucional e à gestão documental no âmbito do Judiciário.
Organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apoio do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Seção Judiciária de Goiás – TRF1), o evento consolidou-se como um espaço essencial para o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da memória institucional.
Representando o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), a servidora Andreza de Souza Barbosa, chefe da Seção de Correição, Inspeção e Estatística da Corregedoria Regional Eleitoral de Rondônia, apresentou o projeto “Valorização do Eleitor Indígena, Ambientação e Treinamento”.
A boa prática do TRE-RO, já premiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi resgatada pelo ENAM por causa do tema deste ano: “Memória, Cultura e Diversidade”.
Essa iniciativa registra as ações feitas com eleitores indígenas, ajudando a guardar a memória das eleições e mostrando como os povos indígenas participam da história eleitoral de Rondônia.
A iniciativa busca não apenas preservar a memória das ações realizadas junto às comunidades indígenas, mas também ambientar e capacitar as equipes envolvidas no atendimento a esses eleitores, assegurando que a atuação da Justiça Eleitoral respeite as especificidades culturais e linguísticas dessas comunidades.
Compromisso com a Memória e a Preservação Documental
Instituído pela Resolução 316/2020 do CNJ, o ENAM ocorre anualmente na semana do Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio. A programação desta edição incluiu palestras, workshops e mesas-redondas, além da entrega do Prêmio CNJ de Memória do Poder Judiciário.
O encerramento do evento foi marcado pela leitura da Carta de Goiás, um documento que sintetiza os compromissos firmados pelos tribunais em prol da preservação documental, valorização da memória institucional e fortalecimento da identidade do Judiciário brasileiro.
Para o TRE-RO, a participação no V ENAM representa um importante passo para a consolidação das ações de memória institucional e reafirma o seu compromisso de preservar e valorizar a história eleitoral do estado, integrando diferentes vozes e culturas ao acervo da Justiça Eleitoral em Rondônia.
#PraTodosVerem
Registro fotográfico três pessoas posam sorrindo para foto durante evento. À esquerda, mulher de cabelos castanhos claros veste blazer cinza. No centro, mulher negra de cabelos presos, de blazer azul e vestido verde, segura certificado e sacola. À direita, homem de terno cinza e gravata azul. Ao fundo, imagem de árvore com folhas alaranjadas em telão. Na parte inferior da imagem, faixa azul com a palavra #notícia.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|