TRE-RO premia vencedores do Concurso de Redação Patrulha Eleitoral
O Tribunal reafirma o compromisso com a promoção da cidadania, da participação consciente e do protagonismo dos jovens estudantes.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realizou, no dia 10 de dezembro, durante sessão plenária, a cerimônia de premiação do Concurso de Redação – Projeto Patrulha Eleitoral 2025. O evento contemplou os estudantes premiados em Porto Velho e, de forma remota, a vencedora da melhor redação do Estado, que participou por meio do Fórum Digital de Monte Negro.
A iniciativa é promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RO), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), e tem como objetivo incentivar a formação cidadã, a conscientização cívica e o interesse dos jovens pela participação política.
Nesta edição, o concurso teve como tema “A cidade dos sonhos: entre a utopia urbana e os desafios da vida real” e contou com a participação de estudantes da 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o Estado. As provas foram realizadas no dia 21 de outubro, com redações manuscritas no gênero dissertativo, conforme previsto no Edital nº 1/2025.
Organização regional
Para garantir ampla representatividade regional, o concurso foi organizado em três polos, abrangendo diferentes municípios de Rondônia. Ao final das etapas, foram selecionadas as melhores redações de cada polo e, entre elas, as três melhores do Estado.
Premiados por polo
Maria Eduarda Duarte Pitorra, da EEEMTI 7 de Setembro, de Espigão do Oeste;
Amabili Bianque da Cruz Prado, da EMTI Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Alta Floresta do Oeste;
Victor Henrique de Oliveira Caetano, da EMTI Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Alta Floresta do Oeste;
Davi Alves Cebrian Fernandes, do Colégio Jovem Gonçalves Vilela, de Ji-Paraná.
Premiação geral
Durante a sessão plenária presencial, foram entregues os prêmios referentes às melhores redações do Estado. Foram premiados:
Yasmin de Andrade Moratto, estudante do IFRO – Campus Ariquemes, residente em Monte Negro, que participou da solenidade de forma remota;
Melissa Pereira Almeida, do Colégio João Bento da Costa, de Porto Velho;
Arthur Marques Tenório Barbosa, do Colégio Sapiens – Unidade II, de Porto Velho, segundo colocado do Polo 1.
Os vencedores receberam smartphones e camisas do Projeto Patrulha Eleitoral, conforme previsto no edital. Os aparelhos foram doados pela Receita Federal do Brasil – Delegacia em Rondônia, por meio da destinação de mercadorias apreendidas.
Valorização da cidadania
A cerimônia contou com a participação da diretora da EJE-RO e coordenadora do projeto, juíza Tânia Mara Guirro, que destacou a relevância do concurso para a formação cidadã dos jovens e agradeceu às instituições parceiras:
“Agradecemos, ainda, às instituições parceiras e apoiadoras, às equipes escolares e a todas as pessoas que acreditaram no Projeto Patrulha Eleitoral e contribuíram, direta ou indiretamente, para o seu sucesso. O Patrulha Eleitoral é uma importante oportunidade de despertar, nos jovens, o senso crítico, o compromisso com a democracia e a responsabilidade cidadã”, ressaltou a juíza.
O Projeto Patrulha Eleitoral consolida-se como uma das principais ações de educação política desenvolvidas pelo TRE-RO, reafirmando o compromisso da Justiça Eleitoral com a promoção da cidadania, da participação consciente e do protagonismo dos jovens estudantes em Rondônia.
#ParaTodosVerem
Registro fotográfico de um grupo de quatorze pessoas no plenário do Tribunal. Algumas estão vestidas com becas judiciais com detalhes em vermelho, enquanto outras usam trajes sociais ou casuais. Ao fundo, há uma parede de madeira com um crucifixo fixado, e o espaço é iluminado por luzes embutidas no teto. O grupo está posicionado em frente a mesas e equipamentos, transmitindo o caráter oficial e institucional do momento.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|






