TRE-RO e Prefeitura da capital promovem debate pelo fim da violência contra a mulher
Mulheres de diferentes origens reuniram-se para discutir formas de enfrentar a violência de gênero e seus impactos sociais

Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) e a Prefeitura de Porto Velho promoveram na última sexta-feira (22/8) o evento “Vozes Diversas pelo Fim da Violência contra a Mulher em Rondônia”.
Realizada no Plenário do TRE-RO, a programação reforçou o compromisso institucional e social com a proteção da vida das mulheres e a promoção da igualdade de gênero.
Na abertura do evento, participaram da mesa de honra:
- o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral;
- a juíza eleitoral Dra. Kerley ReginaFerreira de Arruda Alcântara, membro da Comissão de Equidade de Gênero e da Comissão de Prevenção à Violência contra magistradas e servidoras da Justiça Eleitoral de Rondônia;
- Anne Cleyanne Alves, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Porto Velho;
- Maira de Castro Coura Campanha - Promotora de Justiça do MPRO
- Hebert Novaes da Costa, Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Estado de Rondônia; e
- Tony Souza, policial rodoviário federal, presidente da Comissão de Inclusão e integrante do grupo que combate crimes contra os direitos humanos na PRF.
Durante sua fala, o vice-presidente do TRE-RO, apresentou um vídeo com a ministra Carmen Lúcia, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele destacou que fortalecer a democracia depende da valorização das mulheres em todos os espaços da sociedade e que combater a violência e garantir espaços seguros é uma tarefa das instituições de todas as esferas.
A a roda de conversa reuniu lideranças femininas de diferentes áreas. Participaram do debate:
- Lia Maria Araújo Lopes – Diretora Geral do TRE-RO
- Anne Cleyanne - Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Porto Velho
- Rafaela Correia – Coletivo LGBTQIAPN+ Somar
- Valdenilda Karitiana - Coletivo Mulheres de Mulheres Indígenas Karitiana
- Hanna Lopes Pereira - Rede Lilás e Coletivo Sankofa.
- Letícia Cury - Advogada Criminalista
- Ana Carla - Federação dos Cultos Afro Umbada e Amerindios do Estado de Rondônia.
O diálogo trouxe reflexões sobre os múltiplos tipos de violência — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial — e a necessidade de ampliar a rede de apoio às vítimas. As participantes destacaram, ainda, a importância da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos, como marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar.
A parceria entre Prefeitura de Porto Velho e TRE-RO evidenciou o papel das instituições na promoção da cidadania e no combate à violência de gênero. O evento mostrou que, quando diferentes vozes se unem, é possível vislumbrar a transformação de realidades e construir um futuro onde haja mais justiça e segurança para todas as mulheres.
#PraTodosVerem
Fotografia de um evento em um auditório, com pessoas sentadas de costas, assistindo. À frente, em uma mesa longa, estão sentadas seis autoridades. No canto esquerdo, uma mulher em pé faz a interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ao fundo, uma parede de madeira exibe bandeiras e um crucifixo. A imagem possui uma faixa gráfica azul na parte inferior com a hashtag "#notícia".
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|