TRE-RO participa da 1ª Reunião Preparatória para o 18ª Encontro Nacional do Poder Judiciário

Realizado no CNJ, evento discutiu políticas e programas em andamento do Poder Judiciário

Realizado no CNJ, evento discutiu políticas e programas em andamento do Poder Judiciário

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), desembargador Daniel Lagos, juntamente com o corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Alaor Grangeia, a Diretora-Geral do Tribunal, Lia Maria Araújo, a Secretária Judiciária e de Gestão da Informação, Aurea Cristina Aragão e a Assessora de Planejamento, Estratégia e Gestão, Marilene Ceni, participaram da 1ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quinta-feira (16).

O objetivo do encontro foi discutir políticas e programas em andamento no Poder Judiciário, acompanhar o progresso da Estratégia Nacional 2021-2026 e apresentar o Relatório Justiça em Número – ano base 2023.

A abertura foi conduzida pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça. Ele destacou sua recente visita ao Rio Grande do Sul, enfatizando as observações feitas durante o sobrevoo das áreas alagadas e a visita a um abrigo, ressaltando a importância do alerta sobre as consequências da mudança climática.

Em seguida, ocorreu a apresentação do painel de dados de pessoal do Poder Judiciário e o acompanhamento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, com ênfase na gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais e políticas judiciárias do CNJ. Três temas foram abordados: comunicação eficiente do Poder Judiciário, avanços na Execução Fiscal e responsabilidade com o futuro. Houve também um painel de discussão sobre tecnologia e inteligência artificial.

Como resultado do encontro, o CNJ anunciou um novo ciclo de gestão das Metas Nacionais do Poder Judiciário, com quatro etapas: formulação, execução, monitoramento e avaliação, com atualizações a cada quatro meses.

Os tribunais devem elaborar planos de ação detalhados, com o apoio do CNJ, que também se compromete a ajudar os tribunais com maiores dificuldades.

O novo ciclo de gestão se aplica às três primeiras metas, que tratam de aspectos processuais. São elas as Metas Nacionais 1 – Julgar mais processos que os distribuídos, 2 – Julgar processos mais antigos e 3 – Estimular a conciliação.

O preenchimento do formulário, que será distribuído pelo CNJ aos tribunais a cada quatro meses, será fundamental para a elaboração do plano de ação. Além disso, o Diretor-Geral Executivo do CNJ organizará reuniões conjuntas e encontros entre tribunais para compartilhar melhores práticas, com monitoramento e avaliação anuais.

 

 

Assessoria de Comunicação do TRE-RO

Com informações do Conselho Nacional de Justiça – CNJ

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Youtube  | Logo X

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido