MPF realiza Simpósio para refletir ações sobre direitos dos povos indígenas
Procurador Regional Eleitoral mediou debates e apresentou painéis no evento

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF-RO) promoveu, na tarde desta terça-feira (16), o Simpósio “MPF e os Povos Indígenas”, de 14 às 18 horas, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), na capital.
O evento marca as mobilizações voltadas à temática dos povos originários. O #Abril Indígena, como é conhecido, é dedicado a reflexões e ações sobre os direitos destes brasileiros e a importância de assegurá-los.
O simpósio reuniu lideranças indígenas e representantes de instituições públicas para debater sobre a situação dos povos em Rondônia, suas perspectivas, desafios e pontos de vista.
O primeiro Painel tratou sobre “Ministério Público Federal e a Defesa dos Povos Indígenas em Rondônia, com os painelistas: Rosa Guarasugwe – líder indígena do povo Guarasugwe, Elivar Karitiana – líder indígena do povo Karitiana, Leonardo Caberlon – procurador da República e procurador regional eleitoral, Marco Teixeira – Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, e professor do Departamento de História da Universíade Federal de Rondônia.
O segundo Painel tratou sobre “Povos Indígenas e eleições 2024”, com os painelistas Maria Leonice Tupari – líder indígena do povo Tupari, Marcelo Xavier – professor de Direito (Unir), mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça e Leonardo Trevizani Caberlon – procurador da República e procurador regional eleitoral.
Com informações do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia
Acompanhe nossas redes