Mais de 1.500 estudantes são alistados em escolas públicas de Porto Velho

Ações itinerantes estimulam jovens a participarem da democracia e levam os serviços eleitorais a escolas e eventos da capital.

Ações itinerantes estimulam jovens a participarem da democracia e levam os serviços eleitorais a...

A Justiça Eleitoral de Rondônia está indo até as escolas públicas da capital para incentivar a participação dos jovens na democracia. Com o programa Meu Voto, Meu Poder – Cidadania em todos os lugares, sem excluir ninguém, o TRE-RO facilita o alistamento eleitoral e aproxima os estudantes do voto e da cidadania.

Na primeira semana de julho, mais de 1.500 estudantes foram alistados nas Escolas Estaduais João Bento da Costa e Eduardo Lima e Silva, ambas localizadas na zona sul da capital. A iniciativa tem como foco principal facilitar o alistamento de jovens a partir de 15 anos, que já poderão votar nas Eleições de 2026.

O presidente do TRE-RO, desembargador Daniel Ribeiro Lagos, reforça que a participação do tribunal nas escolas é uma forma de incentivar o engajamento político desde cedo. “A gente acredita que o voto consciente começa na juventude, e a presença da Justiça Eleitoral dentro das escolas é uma maneira de garantir isso”, destacou.

Para os estudantes, a oportunidade é valiosa. A aluna Maisa, do 3º ano da Escola Eduardo Lima, comentou: “É muito importante a Justiça Eleitoral vir até a escola, porque assim a gente consegue tirar o título e participar das eleições, fazendo a nossa parte na democracia. ”

Maria Fernanda, da Escola João Bento também aproveitou o atendimento e lembrou que ter o título é essencial para outras oportunidades. “Para tirar a carteira de trabalho precisa do título de eleitor. E, mesmo que o voto não seja obrigatório para a gente, eu acho que todo mundo deveria votar, pesquisar os candidatos e participar de verdade das decisões que afetam a nossa sociedade. ”

Além dos atendimentos durante o horário de aula, o TRE-RO também participou do Arraial da Escola João Bento da Costa, realizado no último fim de semana. No evento, foram montados 16 guichês de atendimento, garantindo que nenhum estudante ficasse de fora. Muitos jovens aproveitaram a oportunidade para emitir o título de eleitor e registrar, com orgulho, aquele momento especial de quem faz questão de participar da democracia.

A próxima ação está marcada para o arraial da Escola Estadual Major Guapindaia, na próxima sexta-feira, dia 11 de julho, onde o tribunal continuará levando cidadania de forma simples, acessível e inclusiva.

Sobre o programa Meu Voto, Meu Poder

Lançado em março de 2024, o projeto tem o compromisso de facilitar o acesso aos serviços eleitorais, incentivar o alistamento de novos eleitores e reduzir a abstenção nas eleições. Em 2025, a Justiça Eleitoral de Rondônia ampliou as ações, realizando atendimentos em comunidades, distritos, escolas e eventos populares, garantindo que ninguém fique de fora do processo democrático.

#PraTodosVerem

Registro fotográfico de seis estudantes posa sorrindo para a foto em frente a um mural azul. Cinco deles vestem uniforme escolar azul e seguram seus comprovantes de alistamento eleitoral. Uma aluna, à esquerda, usa moletom preto. Ao fundo, há frases educativas coladas no mural. No canto superior, ícones das redes sociais. Na parte inferior da imagem, uma faixa azul com a palavra #notícia em destaque.

Assessoria de Comunicação do TRE-RO

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Youtube 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido