TRE-RO reforçou o compromisso com o meio ambiente com programação especial durante o mês de junho
Programação contou com atividades culturais, educativas e sociais, realizadas em parceria com instituições da ECOLIGA.

Em junho, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), por meio da Assessoria de Sustentabilidade e Acessibilidade (ASSESUA), participou de diversas ações em alusão ao Mês do Meio Ambiente. As atividades integraram a programação da ECOLIGA — grupo formado por instituições públicas comprometidas com práticas sustentáveis e de inclusão social.
Entre as ações, o Cine Meio Ambiente reuniu o público no auditório do Ministério Público do Trabalho para a exibição de curtas-metragens com temáticas ambientais e regionais. Foram apresentados os filmes Como Matar um Rio, Planeta Fome e Memória das Escolas da Floresta. O evento também contou com uma exposição guiada e uma roda de conversa com os cineastas, além da participação especial da procuradora do Trabalho Camila Holanda Mendes da Rocha e da assessora de Sustentabilidade e Acessibilidade, Solange Mendes Garcia.
O TRE-RO sediou o Curso Justiça Carbono Zero, que reuniu servidores e colaboradores de órgãos parceiros para debater estratégias de redução da emissão de gases poluentes e a importância da descarbonização no Judiciário. A palestra foi conduzida por Jackson Bertamoni de Lima, especialista em gestão socioambiental.
Outra atividade realizada no auditório do tribunal foi o evento Soluções e Adaptabilidade ante as Emergências Climáticas, aberto ao público. A programação começou com uma apresentação cultural de rezo indígena, seguida de painéis temáticos sobre as respostas do Sistema de Justiça, da iniciativa privada e da área de engenharia para os desafios ambientais.
Para promover a conscientização ambiental entre os servidores, a ASSESUA coordenou a Gincana de Materiais Recicláveis, reunindo as instituições que integram a ECOLIGA. Foram arrecadadas quase duas toneladas de materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro, metais, pilhas e eletrônicos.
Durante o mês, a programação também contou com a Oficina de Letramento Indígena, promovida pelo Ministério Público Federal, que abordou o contexto sociocultural do povo Karitiana. A capacitação foi realizada de forma virtual e contou com a participação do procurador da República Leonardo Caberlon.
Além disso, representantes das instituições parceiras visitaram a Aldeia Central Karitiana, localizada na Terra Indígena Karitiana, em Porto Velho. Na ocasião, houve apresentação cultural, visitas a espaços da aldeia e reuniões para debater temas ambientais e de interesse da comunidade.
A programação foi encerrada com a participação na 6ª Feira de Sustentabilidade e Inclusão de 2025, realizada em parceria com a Feira da Mulher Empreendedora. O evento reuniu empreendedoras regionais, indígenas, mães atípicas e mulheres negras, que expuseram artesanatos, cosméticos naturais, produtos sustentáveis, plantas e gastronomia típica, com pratos à base de milho, peixes, carnes regionais e doces tradicionais.
#PraTodosVerem
Registro fotográfico de um palestrante de camisa clara apresentando conteúdo sobre eficiência energética em um telão, para um público sentado. Ao fundo, painel decorativo com imagem de arara vermelha e logos de instituições parceiras. No canto superior, ícones das redes sociais. Na parte inferior da imagem, uma faixa azul com a palavra #notícia em destaque.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|