TRE-RO inaugura sistema de captação das águas pluviais
Aproveitamento de água da chuva reforça compromisso do Tribunal com a sustentabilidade

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) inaugurou seu sistema de captação de águas pluviais, marcando mais um passo significativo em seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. Com capacidade para captar aproximadamente 4.000 litros de água da chuva, o Tribunal reutilizará 2.000 litros diariamente, reduzindo seu impacto ambiental e promovendo práticas ecologicamente responsáveis.
Com uma visão clara de alinhar o TRE-RO aos princípios da sustentabilidade, o planejamento e implementação desse sistema tiveram início em 2022, e desde agosto deste ano encontra-se em pleno funcionamento, demonstrando o comprometimento do Tribunal com a conservação dos recursos hídricos e a redução do consumo de água potável.
O sistema de captação de águas pluviais do TRE-RO inclui uma infraestrutura de coleta e armazenamento de água da chuva, que posteriormente é tratada para uso interno nas dependências do tribunal. Além de contribuir para a preservação dos recursos hídricos da região, essa iniciativa também visa reduzir os custos operacionais e promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade entre os servidores e a comunidade.
Além dos reflexos ambientais, o órgão ainda economizará na conta de energia no final do mês, uma vez que, deixará de ligar por algum tempo a bomba de recalque do poço semi-artesiano.
O sistema
O funcionamento do sistema de captação de água da chuva, consiste em captar as águas em calhas colocadas nos telhados para captar a água da chuva. A água das calhas é direcionada a um tubo com filtro auto-limpante, que separa inicialmente os resíduos grossos. Em seguida, a água é despejada no decantador – reservatório temporário (1ª água da chuva), com dispositivo de saída para retirada de partículas sólidas, pela tubulação da limpeza. Em fluxo contínuo, pós-decantador, a água é despejada nos algibes - reservatórios de polietileno de 2.000 litros, que fazem o armazenamento para uso posterior. Ainda foi instalado na rede de saída um hidrômetro para monitoramento do consumo.
Finalidade do aproveitamento
A água proveniente do aproveitamento já abastece os banheiros do 1º pavimento da Secretaria do Tribunal, e é utilizada exclusivamente para as descargas dos sanitários, mictórios e torneiras dos Depósitos de Material de Limpeza - DML dos banheiros indicados. Comprovada a economia e viabilidade operacional, a equipe técnica da SEMAP - Seção de Manutenção Predial já estuda a possibilidade de duplicação do sistema de captação e a decorrente extensão da rede de abastecimento.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes