Memória Eleitoral: a 8ª Zona Eleitoral de Rondônia – Colorado do Oeste, Cabixi e Chupinguaia

A Zona Eleitoral possui um total de 24.799 eleitores, que formam 2,099% do eleitorado do estado de Rondônia

A Zona Eleitoral possui um total de 24.799 eleitores, que formam 2,099% do eleitorado do estado ...

Atraídos pelas terras férteis que as margens do rio Colorado proporcionavam em 1973, os colonos de diversas regiões do Brasil chegam na região do cone sul do Território Federal de Rondônia.

Em 1975 tem início o processo de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que, além de assentar as famílias que já haviam fixado moradia na região, atraiu mais de 3.500 famílias vindas do sul do país, dando início as bases de criação do atual município de Colorado do Oeste.

O cadastramento biométrico no Estado de Rondônia começou em 2008, em um projeto pioneiro do país, iniciando no município de Colorado do Oeste que, em conjunto com outros dois municípios brasileiros, participou dos primeiros testes de biometria no Brasil. 

Cabixi

O extinto distrito de Cabixi, desmembrado de Colorado do Oeste em 1988, deu origem ao atual município de Cabixi. Os primeiros habitantes da região eram os índios Cabixi que, no século XVII cruzam caminhos com os bandeirantes paulistas e, em 1909, com a Comissão Rondon.

Chupinguaia

No ano de 1995 o Município de Chupinguaia conseguiu sua emancipação. O nome tem origem indígena que significa “Rio Vermelho”. Chupinguaia teve sua economia baseada na extração de madeira, sendo hoje também um mercado promissor para a criação de bovinos e a prática de agricultura. 

Início da 8ª Zona Eleitoral de Rondônia

No ano de 1982, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) enfrenta uma problemática: as zonas eleitorais que já existiam não supririam a demanda do pleito que estava por vir. Constatado esse fato, o TRE-RO, com a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reestrutura a divisão do estado em zonas e cria dez novos juízos eleitorais, incluindo o Cartório da 8ª.

A 8ª Zona Eleitoral abrange os Municípios de Colorado do Oeste, Cabixi e Chupinguaia, e possui um total de 24.799 eleitores, que formam 2,099% do eleitorado do estado de Rondônia. Os maiores desafios enfrentados pela 8ª Zona Eleitoral são as grandes distâncias de localidades rurais, que dificultam a realização dos pleitos.

A Zona possui 151 seções, sendo 24 delas em Cabixi, 29 em Chupinguaia e 98 em Colorado do Oeste. Tem como juiz eleitoral Eli da Costa Júnior, promotor eleitoral Thiago Gontijo Ferreira, como chefe de cartório Marcel Barboza Ferreira, além de contar com mais três servidores: Antônio Mareco Brandão, Estevão Moreira Rocha e Sandra Ramiro dos Santos Silva. 

O Cartório da 8ª Zona Eleitoral fica localizado no município de Colorado do Oeste, na avenida Marechal Rondon, nº 4.637, bairro Centro. O telefone para contato é o (69)3341-3838 e o e-mail é o zon008@tre-ro.jus.br. 

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

 

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Livro “Como sentinelas avançadas – A justiça eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, cartório da 8ª Zona Eleitoral de Rondônia

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido