TRE-RO assina acordo para implantação do sistema biométrico em Ji-Paraná

TRE-RO assina acordo para implantação do sistema biométrico em Ji-Paraná

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), desembargador Péricles Moreira Chagas, juntamente com o Prefeito do município de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, o Presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, Nilton Cézar e o Presidente da Associação Rural de Rondônia, Sérgio Sussumu, assinaram na última sexta-feira (11), os acordos de cooperação técnica para implantação do sistema biométrico a ser utilizado nas próximas eleições naquele município. O evento aconteceu no Plenário do Palácio Abel Neves e contou com a presença de várias autoridades locais.

O processo de cadastramento biométrico aos eleitores de Ji-Paraná será realizado no Parque de Exposições Hermínio Victorelli (EXPOJIPA) e terá início a partir do dia 1º de outubro com previsão de encerramento no dia 15 de dezembro de 2015. A meta é cadastrar 1.200 eleitores por dia.

De acordo com presidente do TRE-RO “A biometria é absolutamente segura e agora posso dizer que será impossível à fraude. Rondônia chegou também a este estágio, a exemplo de outros estados. Hoje, cerca de 50% dos nossos eleitores já estão cadastrados neste novo sistema. Escolhemos Ji-Paraná para dar sequência ao recadastramento dos cidadãos porque sou natural daqui e também porque o município é o segundo maior colégio eleitoral do estado”, destacou Moreira Chagas.

É preciso buscar cada vez mais alternativas para dar lisura aos processos eleitorais, o cadastramento contará com a participação de muitos servidores municipais para auxiliar no recadastramento de todos os 81 mil eleitores ji-paranaenses que ocorrerá a partir de 01/10. “Este é um trabalho duro, importante e de muitas mãos. Eu sei que teremos pleno êxito em concluí-lo até o dia 15 de dezembro, cadastrando todos os eleitores de nossa cidade”, complementou o prefeito, Jesualdo Pires.

 

Biometria

A migração para o sistema biométrico é obrigatório, aqueles que não forem recadastrados terão o titulo cancelado e sofrerão penalidades, como: não poder votar nas próximas eleições, não poderá tomar posse, caso aprovado em concurso público, tirar passaporte, além de outras punições previstas em lei.

Para fazer o recadastramento basta o eleitor comparecer ao local de atendimento, munidos de documento com foto e comprovante de residência.

 

Comunicação Social – TRE RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido