Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Rondônia

 

“Mostra Expositiva Eleições em Tempos de Pandemia”

de 10 a 23 de maio de 2021

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia apresenta a Mostra Expositiva “Eleições em Tempo de Pandemia”, que registra por meio de fotografias e infográficos os principais fatos de sua atuação relacionados às Eleições Municipais de 2020.


Em razão das ações de combate e prevenção à pandemia da Covid-19, atividades tradicionalmente desenvolvidas pelo tribunal passaram a ser realizadas de forma remota e, pela primeira vez na história, o eleitor pode realizar todas operações do cadastro eleitoral virtualmente.


No dia do pleito, diversas ações foram implementadas para cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, com a finalidade de preservar a incolumidade física de todos os atores do processo eleitoral.
Esses são, em síntese, os registros marcantes das Eleições 2020, realizadas no contexto de uma das principais pandemias sofridas pela humanidade o que compõem a história da Justiça Eleitoral em Rondônia.

 

Confira aqui, as atividades do Dia da Memória do Poder Judiciário de 2021

 

 

 

 



Como Sentinelas Avançadas: A Justiça Eleitoral em Rondônia, 1ª Ed. 2003 (formato PDF)

Como Sentinelas Avançadas: A Justiça Eleitoral em Rondônia, 2ª Ed. 2013 (formato PDF)

Instrução normativa TRE-RO nº 1/2013 (formato PDF) - Cria o Espaço Cultural da Justiça Eleitoral de Rondônia nas dependências do edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, disciplina seu uso e dá outras providências.

Resolução TRE-RO nº 4/2007 - Dispõe sobre a Criação do Centro de Memória e Documentação Histórica da Justiça Eleitoral de Rondônia.

Criação

O Centro de Memória e Documentação Histórica da Justiça Eleitoral de Rondônia foi criado oficialmente pela Resolução TRE-RO nº 4/2007, de 20 de março de 2007, publicada no Diário da Justiça n. 58, de 28/03/2007, p. A-26/27, e tem como finalidade pesquisar, reunir, classificar, catalogar, organizar, administrar, conservar e divulgar o acervo da Memória da Justiça Eleitoral no Estado de Rondônia, compreendendo os registros de reconhecido valor histórico em papéis, fotos, documentos, objetos, bens e em outros meios que contribuam para a formação de um espaço cultural aberto ao intercâmbio com outras entidades de caráter cultural ou educacional para atendimento a pesquisadores, a estudantes e ao público em geral.

Responsável: Joesér Alvares da Silva
(Ms. em Direitos Humanos/UNIR-RO; Bel. em História/UNIR-RO ; Pdg em Jornalismo e Mídia/UNINTES-RO)
Representante do Comitê de Memória Eleitoral Nacional - REME

Demais Responsáveis:
Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação
Seção de Comunicação Social

Telefone:
(69) 3211-2004 (Joeser)
(69) 3211-2019 (Solange)

E-mails:

joeser.alvares@tre-ro.jus.br

solange.garcia@tre-ro.jus.br