12ª Primavera dos Museus

PRIMAVERA DOS MUSEUS
12ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

CELEBRANDO A EDUCAÇÃO EM MUSEUS 



Museus são espaços múltiplos e dinâmicos que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura, que podem exercer papel fundamental na educação.

Instituições museológicas e processos museais têm como uma de suas funções educar e contribuir no despertar de interesse para as conquistas em diferentes áreas do conhecimento, para a vida em sociedade, para a importância das memórias e para o valor do patrimônio cultural musealizado. Programas, projetos e ações educativas contribuem com a formação dos indivíduos e da coletividade, além de auxiliarem na consolidação da função social dos espaços museais.

Desde o início do século XIX, os museus brasileiros realizam práticas no campo da educação museal, de modo que o interesse e os debates sobre esse tema têm se disseminado e aprofundado, especialmente nessa segunda década do século XXI. Durante a realização do 7º Fórum Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, foi aprovado o texto da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), uma demanda histórica do campo. A proposta é desenvolver a Política Nacional de Museus na área da educação, fruto do diálogo entre diferentes setores da sociedade e museus de todo o país. Essa política representa o fortalecimento da dimensão educativa dos museus, subsidiando a atuação dos educadores e gestores desses espaços.

Neste ano de 2018, celebramos os 200 anos da criação do primeiro museu no Brasil e os 60 anos do primeiro documento que tratou do papel educativo dos museus, a Declaração do Rio de Janeiro, produto do Seminário Regional realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1958. Aproveitando esse momento de comemorações, foi lançado no mês de junho o Caderno da PNEM, uma publicação que resgata o processo de criação da PNEM e que nos permite difundir os princípios e diretrizes desta política a fim de nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal.

A partir desse sentimento de comemoração, propomos que essa edição da Primavera dos Museus ofereça às instituições museológicas e aos processos museais a oportunidade de celebrar a educação museal no Brasil. Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

Assim, o tema desse ano vem celebrar a dimensão educativa dos museus, em todos os seus aspectos, e sua importância na dinamização dos espaços museais. A 12ª Primavera dos Museus convida o público e as instituições a refletirem sobre o lugar da educação nos museus brasileiros e sobre os desafios e as perspectivas dessa modalidade educacional, para promover a valorização da formação integral em interação com uma reapropriação do espaço museal.


Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

MEDIAÇÃO

Elizete Mesquita
(Secretária da SGP/TRE-RO)


DEBATEDORAS

Zelite Carneiro
(Desembargadora aposentada do TJ-RO)

Maracélia Oliveira
(Advogada Vice-Presidente da OAB-RO)

Maria França
(Advogada Especializada em Direito da Mulher)

Larissa Vieira
(Repórter da Rede Amazônica de TV)

 

Campus José Ribeiro Filho, BR-364, km9,5

Hall da Biblioteca e entorno

 ABERTURA: dia 17/09/2018, às 10h

DEMAIS DIAS: das 8 às 22hs

Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis - PROCEA