História das Zonas Eleitorais: 6ª Zona – Porto Velho

A Zona é composta por 316 seções, contabilizando um total de 82.717 eleitores

A Zona é composta por 316 seções, contabilizando um total de 82.717 eleitores

O município de Porto Velho tem seu desenvolvimento inicial em consequência da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no início do século passado, que trouxe consigo as instalações portuárias, residenciais e infraestrutura desse empreendimento da Railway Company – empresa encarregada do serviço, na região amazônica brasileira. Inicialmente, Porto Velho foi criada como um município do Amazonas, transformando-se na capital do Território Federal do Guaporé apenas em 1943.

A Estrada de Ferro traria melhores possibilidades de escoamento da borracha – que tinha a extração da seringa (matéria prima da borracha) realizada no atual Estado de Rondônia e na Bolívia – pela Bacia Amazônica, que possui fácil acesso ao Oceano Atlântico, facilitando a exportação do produto.

A 6ª Zona Eleitoral atende o município de Porto Velho e teve sua criação em decorrência da necessidade de maior estrutura para as eleições gerais de 1982.

Efeito da redemocratização do país, em 15 de novembro de 1985, todas as capitais realizaram eleições diretas para prefeito e vice-prefeito e, em Porto Velho, a última eleição para esses cargos havia ocorrido em 1926, quando o município ainda fazia parte do estado do Amazonas. Nesse dia, 358 seções eleitorais funcionaram no município, sendo 171 pertencentes à 2ª Zona Eleitoral de Rondônia e as demais pertencentes à 6ª Zona Eleitoral.

Nos dias de hoje, a Zona é composta por 316 seções, contabilizando um total de 82.717 eleitores, e tem como juiz Sérgio William Domingues Teixeira. O Cartório da 6ª Zona Eleitoral está localizado no município de Porto Velho, no Fórum Eleitoral Lourival Mendes de Souza, rua Jacy Paraná, bairro Baixa União.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido