TRE-RO encerra Setembro Verde com programação voltada à inclusão e acessibilidade
Evento contou com atendimento especial e roda de conversa sobre os direitos das pessoas com deficiência

Na manhã da última sexta-feira (26/9), o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realizou uma programação especial em alusão ao Setembro Verde – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133/2005. A iniciativa marcou o encerramento das ações da campanha coordenada pela Assessoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (ASSESUA), reforçando o compromisso da Justiça Eleitoral com a inclusão, a acessibilidade e a cidadania.
A programação contou com atendimento especial do programa Meu Voto, Meu Poder, voltado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Também foi realizada a Roda de Conversa: Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, aberta a servidores, colaboradores e ao público em geral.
O encontro foi marcado por debates sobre o papel dos órgãos públicos na garantia da inclusão, o combate ao capacitismo e os desafios diante de barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais. Durante as discussões, a empregabilidade foi apontada como uma das maiores dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, reforçando a necessidade de políticas públicas e iniciativas que ampliem oportunidades no mercado de trabalho.
Para a diretora-geral Lia Maria Araújo, o evento foi fundamental para o fortalecimento do Tribunal, mas principalmente por dar voz às pessoas com deficiência:
“Nós pudemos ouvir as experiências deles. Eles disseram diretamente quais são as necessidades. Então, essa parceria do TRE-RO com a ASDEVRON foi fundamental, pois deu espaço de voz a essas pessoas. Não adianta, como instituição pública, fazermos algo que nós achamos importante para elas. Quem tem que dizer o que é importante, o que é necessário, são elas próprias”, destacou.
O presidente da ASDEVRON, José Odair, também aprovou a parceria e agradeceu pelo atendimento eleitoral prestado aos membros da associação:
“É muito importante, porque muitas pessoas com deficiência, principalmente deficiência visual, não têm oportunidade de recadastrar seu título e de exercer seu direito de votar. Então, essa parceria é muito significativa. Desde já quero agradecer à equipe do TRE-RO, que nos abraçou. Espero que dure mais e que venham outras iniciativas”, afirmou.
Parceria também aprovada por Gerson Barbosa, que saiu do tribunal com seu título regularizado:
“Eu tinha uma pendência com a Justiça Eleitoral, não votei no segundo turno, e aproveitei para justificar e organizar meu título”, relatou.
A roda de conversa contou com a participação de representantes da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia (ASDEVRON), entre eles Robson André de Souza Santos, Carlos Eduardo Martins Maciel e Sebastiana da Silva Santana, que compartilharam experiências sobre educação inclusiva, acessibilidade e cultura.
#PraTodosVerem
Registro fotográfico do auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) com plateia acompanhando uma roda de conversa em alusão ao Setembro Verde – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. No palco, cinco pessoas estão sentadas em poltronas, participando do debate. Ao fundo, estão posicionadas as bandeiras do Brasil, de Rondônia e do TRE-RO. Na imagem, há também a palavra “#notícia” em destaque sobre uma faixa azul na parte inferior.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|