TRE-RO realiza Semana da Diversidade 2025 com debates sobre inclusão e equidade
Evento destacou temas como acessibilidade, respeito à diversidade e combate à discriminação no ambiente institucional.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) finalizou, na última sexta-feira (14), a Semana da Diversidade 2025. O evento, realizado entre 10 a 14 de março, abordou temas essenciais como liderança feminina, capacitismo, etarismo, diversidade sexual e de gênero, além de racismo e intolerância religiosa.
Na abertura da semana, a diretora-geral do TRE-RO, Lia Maria Araújo, destacou a importância da iniciativa: “A diversidade de vozes e olhares enriquece ainda mais esse encontro e fortalece nossa missão institucional de promover a equidade dentro do Poder Judiciário”.
A programação contou com painéis diários conduzidos por especialistas nos temas. Todas as palestras estão disponíveis no canal do TRE-RO no YouTube. Confira:
- Segunda-feira (10/03): Liderança feminina nas organizações: barreiras e facilitadores, com a painelista Vivian Miranda.
- Terça-feira (11/03): Capacitismo: desafios e oportunidades para a inclusão no serviço público, apresentado por Rafael Faria Guiger.
- Quarta-feira (12/03): Enfrentando o Etarismo: valorização e respeito à diversidade geracional no serviço público, conduzido por Renata Campana Moraes.
- Quinta-feira (13/03): Educação e sensibilização para a diversidade sexual e de gênero: desconstrução de estereótipos e respeito às diferenças, com Cleverton Reikdal.
- Sexta-feira (14/03): Preconceito, racismo e intolerância religiosa no ambiente de trabalho: identificação e desconstrução de práticas discriminatórias no cotidiano profissional, com os painelistas Ogã Silvestre Antônio Gomes Santos e Carlos Alberto Lopes de Oliveira.
Os debates proporcionaram reflexões importantes sobre a necessidade de um ambiente profissional mais inclusivo, respeitoso e livre de discriminação.
Sobre a Semana da Diversidade
A semana da diversidade tem como objetivo evidenciar temas referentes à diversidade, acessibilidade e combate ao assédio moral, sendo temas contemplados por Resoluções do Conselho Nacional de Justiça, tais quais a Resoluções CNJ n. 440/2022 (Promoção da Liberdade Religiosa), n. 401/2021 (Promoção da Acessibilidade e Inclusão), n. 351/2020 (Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação) e n. 255/2018 (Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário).
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|