Eleição simulada leva cidadania e voto consciente a alunos da zona rural de Pimenta Bueno
Ação da Justiça Eleitoral, na Escola Luiz Cabral de Souza, aproximou estudantes levando palestras e simulação do voto na urna eletrônica.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, por meio da 09ª Zona Eleitoral, realizou uma importante ação de educação para a cidadania na Escola Polo Luiz Cabral de Souza, localizada na zona rural de Pimenta Bueno. A iniciativa integrou o projeto Trilha de Aprofundamento “Juventude, Política e Cidadania: do contexto ao texto”.
Como parte do trabalho contínuo de conscientização desenvolvido ao longo do ano, o magistrado da zona eleitoral ministrou uma palestra sobre a segurança da urna eletrônica e a importância do voto, alcançando cerca de 200 alunos. O momento foi dedicado a esclarecer dúvidas e reforçar o papel do voto como instrumento de participação democrática.
Na sequência das atividades educativas, servidores da 09ª Zona Eleitoral prestaram apoio à realização de uma eleição comunitária simulada na escola. A votação ocorreu com o uso de urnas eletrônicas e envolveu alunos e servidores da instituição, seguindo as diretrizes do programa “Meu Voto, Meu Poder”.

Após a participação de todos os eleitores, foi feita a apuração dos votos e a divulgação do resultado, com a escolha simbólica de três vereadores, uma prefeita e uma vice-prefeita entre os estudantes inscritos.
A ação reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com a formação cidadã de jovens, levando informação, prática democrática e consciência política para dentro da escola.
#ParaTodosVerem
Registro fotográfico de uma seção de votação localizada em um ambiente interno, possivelmente uma escola ou centro comunitário. Três pessoas estão sentadas à mesa: duas auxiliam no processo de votação e uma está assinando um documento. Ao fundo, há uma cabine de votação com os dizeres “JUSTIÇA ELEITORAL” e “CABINA DE VOTAÇÃO”. Dentro da cabine, uma pessoa está votando. Atrás da mesa, vê-se uma televisão de tela plana montada na parede e uma pilha de livros. Algumas pessoas aguardam em pé perto da entrada.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|

