Escola Judiciária Eleitoral formou mais uma turma de patrulheiros na capital
Estudantes receberam os diplomas pelos membros da Corte Eleitoral na última quinta-feira (5)
Na tarde da última quinta-feira (5/9), o presidente do TRE-RO, desembargador Daniel Lagos, conduziu a solenidade de formatura de mais uma turma de Patrulheiros Eleitorais em Porto Velho, capacitados pela Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia (EJE-RO).
Os certificados foram entregues aos estudantes pelo presidente do tribunal e pelos demais membros da Corte Eleitoral presentes, José Vitor Costa, Tânia Mara Guirro, Letícia Botelho, Sérgio William Teixeira, além do procurador regional eleitoral Leonardo Caberlon.
A juíza membro Tânia Mara Guirro, que também é diretora da EJE-RO, discursou agradecendo o apoio das escolas parceiras, por abrirem as portas para o projeto, e parabenizou todas e todos os estudantes pela coragem e engajamento.
Ao todo, 60 (sessenta) alunas e alunos das escolas estaduais de ensino fundamental e médio Governador Araújo Lima e Mariana receberam capacitação para atuar na fiscalização da propaganda eleitoral. Além disso, continuarão acompanhando as eleições, visitando órgãos públicos e espalhando o aprendizado em suas comunidades.
A capacitação dos jovens patrulheiros foi realizada nas próprias escolas. No Colégio Mariana, o projeto seguiu a trilha "Juventude, Política e Cidadania", com apoio da professora Maríllia Fabia Gomes Silva. No Colégio Araújo Lima, a formação foi conduzida pela EJE em horários definidos pela direção, com uma turma dedicada ao projeto.
A cerimônia encerra a formação inicial e marca o começo das atividades da Patrulha Eleitoral em 2024. Em dezembro, os jovens patrulheiros vão escrever redações sobre as experiências que viveram ao longo do projeto.
Sobre o Patrulha Eleitoral
O projeto Patrulha Eleitoral, criado em 2006, tem como objetivo envolver jovens estudantes no processo eleitoral, promovendo a cidadania e o combate à corrupção.
Em seus 18 anos de existência, tem levado jovens das escolas públicas e privadas do Estado de Rondônia a conhecerem e participarem do processo eleitoral, tornando-se mais conscientes quanto aos seus direitos, bem como aos seus deveres enquanto membros da sociedade.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
| |