TRE-RO fiscaliza reciclagem de urnas eletrônicas em ação socioambiental

Coleta dos equipamentos em Rondônia ocorreu no último dia 25 de março

Coleta dos equipamentos em Rondônia ocorreu no último dia 25 de março

A Empresa NGB Recuperação e Comércio de Metais LTDA foi selecionada pelo TSE para recolher e destinar de forma ecologicamente correta as Urnas Eletrônicas modelo 2009, e seus componentes relacionados, através do leilão n.º 01/2023/TSE. Este processo tem o objetivo de garantir que 100% dos materiais sejam destinados de maneira ambientalmente adequada, com pelo menos 95% deles destinados à reciclagem.

No TRE Rondônia, a coleta dos equipamentos ocorreu no dia 25/03/2024, conforme previsto no Contrato TSE n.º 52/2023 e no Edital de Leilão. A ação foi acompanhada e fiscalizada por uma comissão multidisciplinar composta pelos servidores do tribunal: Sidmar Nunes, Rudma Rosa, Daniel Bello, José Gustavo Morais e Ronaldo Moura.

Na primeira coleta, mais de 1.900 kg de baterias foram encaminhados para reciclagem. Para garantir a destinação adequada desses materiais, a Contratada deverá seguir a legislação ambiental vigente, incluindo a Lei nº 6.938/1981, a Resolução CONAMA nº 401/2008 e a Instrução Normativa IBAMA nº 31/2009.

Além disso, o contrato prevê a realização de um curso de gestão de resíduos, com duração de 12 horas/aula, que será oferecido à Justiça Eleitoral até o décimo mês da vigência do contrato. Este curso tem como objetivo conscientizar servidores (as) e colaboradores (as) sobre a importância da gestão de resíduos no ambiente de trabalho e em suas residências, agregando valor social ao processo de reciclagem.

Essa iniciativa visa não apenas cumprir com as exigências legais de destinação adequada de materiais, mas também promover a conscientização ambiental e a responsabilidade social dentro do TRE-RO.

 

Assessoria de Comunicação do TRE-RO

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Youtube  | Logo X

 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido