Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral compartilham as boas práticas da área

Os participantes compartilharam as boas práticas desenvolvidas, como programas, campanhas e ações voltadas ao enfrentamento da desinformação

Os participantes compartilharam as boas práticas desenvolvidas, como programas, campanhas e açõe...

Na abertura do segundo dia do Encontro dos Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral (JE), ocorrido na última terça-feira (14), os participantes compartilharam as boas práticas desenvolvidas, como programas, campanhas e ações voltadas ao enfrentamento da desinformação, bem como ao incentivo à participação feminina na política e à acessibilidade de eleitoras e eleitores na Justiça Eleitoral, entre outros temas. O evento, que contou com a presença de integrantes da área de Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados e do Distrito Federal, ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

O representante do TRE do Rio Grande do Sul falou sobre as diversas ações desenvolvidas nas plataformas digitais pelo Regional para fortalecer a confiança do eleitorado na Justiça Eleitoral e na própria democracia. Uma delas envolveu a propagação de vídeos curtos nas redes sociais, como Instagram e TikTok, e a divulgação de cartazes com a campanha “Te ligas”, voltada para o voto consciente de jovens.

A Assessoria de Comunicação do TRE da Bahia mostrou os objetivos e como foi construída a campanha “Por Elas – Plante essa Ideia”, de incentivo ao debate e à valorização da participação feminina na política. A iniciativa teve como design central uma flor de Lótus, representando o “sagrado feminino”, e pontos na forma de uma “roda”, como se as mulheres estivessem discutindo as grandes questões ligadas ao tema. Lançada em novembro de 2021, a campanha teve grande repercussão no estado.

Outras boas práticas compartilhadas foram apresentadas pela Assessoria do TRE do Paraná, como a do projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, que incentiva universitários a atuarem como mesários voluntários nas eleições, uma maneira de cumprir as 60 horas de atividades extracurriculares anuais exigidas pelas instituições. Além disso, ao atuar como mesários, os estudantes podem propagar junto à comunidade a lisura e a transparência do sistema eletrônico de votação, já que acompanham o processo em tempo real.

Já a Assessoria de Comunicação do TRE de Tocantins compartilhou os programas “Democracia, Diálogo e Transparência” e “Tiozão do Zap”. O primeiro envolveu a apresentação do sistema eletrônico de votação para a imprensa, representantes de partidos políticos e do Judiciário, assim como para a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado, entre outros órgãos. O segundo é um canal de checagem de informações dentro do aplicativo WhatsApp para combater notícias falsas contra a Justiça Eleitoral.

Em Rondônia, outras práticas estão sendo estudadas pela seção de comunicação para implementação em 2023, como a preparação de campanhas e exposições em feiras diversas, como a Rondônia Rural Show e outras festas agropecuárias. Tal ação, é uma oportunidade de levar os serviços e programas da Justiça Eleitoral para este segmento de público distinto.

O representante do TRE de Pernambuco falou sobre as ações em andamento no estado para a identificação de eleitoras e eleitores com deficiência que venham a necessitar de uma melhor condição para votar. Duas pessoas que fazem uso de cadeira de rodas integram a

Comissão de Acessibilidade do estado, o que demonstra, ainda mais, o comprometimento da Corte Regional com esse rastreamento.

Além dessas Assessorias de Comunicação, integrantes dos TREs de Santa Catarina, Pará, Ceará, Roraima e Amapá divulgaram, respectivamente, os seguintes projetos: reuniões Eleições em Pauta, campanha “Vota Família”, Manual de Comunicação Acessível, projeto Bate-Papo Eleitoral, de Mobilização para o Primeiro Voto, entre diversas outras ações.

O encontro desta terça foi conduzido pela secretária de Comunicação e Multimídia do TSE (Secom), Giselly Siqueira, que ressaltou a diversidade e o valor das iniciativas implementadas pelas Ascoms do TREs. “É muito importante que compartilhemos esses projetos, programas e atividades de boas práticas, porque nos baseamos em ações que já se mostraram exitosas e que podem ser replicadas”, disse a secretária.

Desinformação

À tarde, a reunião foi aberta com a apresentação de Thiago Rondon, colaborador analista de desinformação do TSE. Ele falou sobre a criação de um canal unificado de recebimento de denúncias do público externo sobre desinformações disseminadas a respeito do processo eleitoral.

O canal estará disponível a partir da semana que vem no Portal do TSE, e o cidadão terá acesso a um formulário a ser preenchido com dados da fake news apontada. Em seguida, o registro será encaminhado para as respectivas plataformas onde ocorreram as publicações para que tomem as devidas providências. “Em 2020, quase seis mil pessoas preencheram o formulário e, neste ano, estamos preparados para atender 100 mil registros”, afirmou o analista.

Os assessores regionais também discutiram formas de gerenciamento da desinformação veiculada nas diversas redes sociais durante o período eleitoral, de checagem das informações no dia das eleições e de execução de ações dentro da Política de Comunicação da Justiça Eleitoral. Também foram compartilhadas experiências positivas em comunicação interna trabalhadas em cada TRE, além de ter sido esclarecida a forma de transmissão dos Testes de Integridade.

Ainda foi apresentada a campanha de comunicação elaborada de forma específica para os mesários e eleitores do Acre e do Amazonas, em razão dos horários diferenciados para a votação e da distância das seções eleitorais. “Não perca a hora de fazer história é o slogan criado para a realização de uma campanha positivista, focada no horário que vai ser realizada a votação”, explicou Fábia Galvão, coordenadora de Mídias e Web do TSE.

Primeiro dia

O Encontro dos Assessores de Comunicação da JE foi aberto na segunda-feira (13) pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin, que destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE (Secom). O ministro enalteceu as atividades desenvolvidas pela área e destacou o senso de responsabilidade de todas as assessorias de Comunicação dos TREs no fornecimento de informações de qualidade para a população.

EM, AM/CM, LC

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

Com informações do TSE

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido