TRE-RO oficializa sistema (SEI) para gerar economia e celeridade processual

TRE-RO oficializa sistema (SEI) para gerar economia e celeridade processual

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia lançou oficialmente na manhã da última segunda-feira (23/02), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, o Sistema Eletrônico de informação (SEI).

Durante essa semana, chamada de “Semana do SEI”, os servidores da Secretaria do Tribunal estarão em treinamento de conhecimento e manuseio do sistema. Serão cinco dias de trabalho intenso, quando os servidores da Justiça Eleitoral darão início à migração do processo administrativo físico para o eletrônico.

“O SEI, um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, trará ganhos significativos para o TRE-RO em redução de custos, aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados pelos servidores,” registrou o Presidente do Tribunal, desembargador Péricles Moreira Chagas na abertura do evento.

Na oportunidade, ele destacou a presteza do TRF4,que cedeu os códigos-fonte para o regional de Rondônia. “Agradeço ao Presidente do Tribunal Regional Federal, Desembargador Tadaaqui Hirose, pela nobre iniciativa”. O ato formal do acordo de cooperação de cessão do SEI ocorreu em 19 de dezembro de 2014, durante ato solene na sede do TRF4, em Porto Alegre – RS.

A implantação do SEI na Justiça Eleitoral de Rondônia conta com auxílio relevante do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins que, além de disponibilizar a versão atualizada do SEI por seus técnicos para a Justiça Eleitoral, está emprestando profissionais para facilitar sua instalação. O Presidente também agradeceu o apoio recebido. “Não poderia deixar de agradecer à Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins, Jacqueline Adorno, e sua competente equipe de servidores, capitaneada pelo Diretor Geral, José Machado dos Santos, que, gentilmente, [...] vai auxiliar no processo de implantação”, destacou.

Após a abertura e lançamento oficial do SEI, o Diretor-Geral do Tribunal de Tocantins fez uma breve explanação dos benefícios do novo sistema e os ganhos com economia, tempo e qualidade do serviço a ser oferecido como SEI. Destacou a otimização dos espaços, o aprimoramento dos serviços e o ganho de produtividade dos servidores, além da praticidade do novo sistema e, principalmente, o uso responsável do erário. “Administração pública sem papel – um sonho possível” chancelou.

Além do Diretor-Geral do Tocantins, estarão envolvidos na tarefa de auxílio na implantação do SEI em Rondônia o Secretário de Tecnologia da Informação, Jader Gonçalves, e o Assessor de Planejamento e Gestão da Diretoria-Geral, Fernando Almeida, ambos do TRE-TO.

Comissão

O Diretor-Geral do TRE-RO, José Miguel de Lima, apresentou aos presentes no evento os componentes da comissão responsável pela implantação do SEI na Justiça Eleitoral do Estado. Ele fez questão de exaltar a parceria com o TRE-TO e os benefícios com a utilização do SEI. “O Tocantins foi fundamental para a escolha e disponibilização do sistema. Com ele [SEI] agiliza-se os trabalhos, o que possibilita melhor assistir à comunidade,“ afirmou.

A Comissão de implantação é coordenada pelo servidor Alex Correa de Leles da SAOFC - Secretaria de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade, e tem os seguintes componentes: Andercledson Reis da COMAP - Coordenadoria de Material e Patrimônio, José Aurimar Machado de Almeida: COFC - Coordenadoria de Orçamento, Finanças e Contabilidade , Joeser Alvares da Silva: SPEA - Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo, William Augusto de Oliveira:  COSEG - Coordenadoria de serviços gerais , Cristina Souza Criniti de Oliveira da COPES - Coordenadoria de pessoal , Erivana Santos Rosa Penedo: SGP - Secretaria de gestão de pessoas , Ronaldo Pontes Moura COEDE - Coordenadoria de educação e desenvolvimento , Rubem Pinto de Melo: COPAG - Coordenadoria de pagamento, Danilo Adriano Fontinelle Afonso: SEPROD - Seção de procedimentos diversos ,  Fábio do Nascimento da Silva: SETRE - Seção de transcrição e revisão, Domingos Sávio de Souza Ribeiro: STI - Secretaria de tecnologia da informação, Eduardo Gil Tivanello: CASAE - Coordenadoria de apoio a sistemas administrativos e eleitorais , Humberto Sgrott Reis: COINFE - Coordenadoria de infraestrutura de tecnologia , Marco Yêrco Mendizabel Cabrera: SEBAD - Seção de banco de dados , Marilene Pereira Ceni: ASPLAN - Assessoria de planejamento estratégia e gestão , Walney Costa Bezerra: GABPRES - Gabinete da presidência , Edilson Santos da Costa: SERESE - Seção de regularização de situação eleitoral , Lázaro da Silva: SECIO - Seção de correição, inspeção e orientação às zonas eleitorais, Aline Freitas da Silva: SEATOS - Seção de acompanhamento de atos administrativos , Francisco Parentes da Costa Filho: CCIA - Coordenadoria de controle interno e auditoria e representando a zonas eleitorais, Érika Rodrigues Ribeiro da 22ª ZE.

Conforme cronograma de trabalho, a partir de 30/03/2015 não será mais admitida abertura de processos em meio físico.

O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações é um aplicativo desenvolvido pelo TRF da 4ª Região com o objetivo de gerenciar toda a documentação administrativa. A partir de sua implementação, os memorandos, as informações, processos administrativos, até mesmo os ofícios, passarão a ser emitidos com o uso do sistema.

Atualmente, mais de 50 instituições públicas já utilizam ou estão em fase de implantação do SEI, entre as quais STJ, STM, TRF4, TRF1, DPGU, TRE-TO, Embrapa Uva e Vinho - Bento Gonçalves (RS); Instituto Nacional do Seguro Social - INSS; Justiça Militar de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul; Ordem dos Advogados do Brasil/RS; Prefeitura de Proto Alegre; Prefeitura de Alegrete (RS); Prefeitura de São Gabriel (RS); Procuradoria-Geral do Estado do RS; e tribunais de Justiça do Espírito Santo e de Tocantins.

O SEI é o sistema escolhido pelo Governo Federal como base da plataforma PEN – Processo Eletrônico Nacional.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Imagem: Marco Tullio Tavares

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido