Aberta as inscrições para o projeto Patrulha Eleitoral - 2015

Aberta as inscrições para o projeto Patrulha Eleitoral - 2015

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, por meio da Escola Judiciária Eleitoral – EJE RO, abriu as inscrições aos alunos interessados em participar do projeto “Patrulha Eleitoral 2015 – Fase de Fiscalização dos Eleitos”. Uma ação vinculada ao Programa Eleitor do Futuro que procura estimular a comunidade estudantil a praticar a fiscalização do processo eleitoral, da propaganda eleitoral de rua, bem como a fiscalização dos eleitos. 

O projeto, que surgiu no ano de 2006 para intensificar a participação política dos jovens eleitores, com faixa etária estimada entre 16 e 18 anos, oriundos da rede escolar pública e privada, expandiu para o ambiente acadêmico em 2014,  tem por objetivo formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres políticos, e acompanhar a atividade de seus representantes legislativos e executivos. 

De acordo com a Coordenadora do Programa Eleitor do Futuro, Elizeth Afonso de Mesquita, “a Escola Judiciária Eleitoral vem desenvolvendo com sucesso um trabalho de educação política para jovens eleitores”. Em 2014, esses jovens receberam treinamentos sobre a lei eleitoral com foco na soberania popular e na propaganda eleitoral, de forma a auxiliarem na fiscalização da campanha eleitoral dos candidatos que concorriam ao pleito de 2014. Para 2015, as atividades serão voltadas à fiscalização e monitoramento dos parlamentares eleitos para a legislatura 2015-2018.

 

Patrulha Eleitoral

O projeto colabora para a coibição de antigas práticas escusas que tendem a viciar a liberdade do voto durante as campanhas eleitorais, bem como de fiscalizar a atuação dos eleitos, complementando o ciclo de aprendizado para a cidadania plena, em que não se resume apenas ao direito/dever de votar e escolher seus representantes, mas principalmente de acompanhar as suas atividades delegadas.

Inscrições

As  inscrições poderão ser efetuadas por meio do endereço http://pef.tre-ro.gov.br/patrulha/inscricao-de-aluno, sendo necessária a indicação de um professor responsável.

 

Assessoria de Comunicação Institucional 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido