Cúpula Brasil-União Europeia saúda encontro internacional de gestores eleitorais

Palop - TL

Os participantes da VI Cúpula Brasil-União Europeia, realizada nesta quinta-feira (24), em Brasília-DF, saudaram a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de integrantes do projeto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste (Palop-TL), financiados pela Comissão Europeia, de assinar a "Carta de Brasília", que estabelece ações futuras no âmbito do projeto de cooperação trilateral para apoio a processos eleitorais nos países de Língua Portuguesa. 

A carta foi assinada nesta sexta-feira (25), ao final do Encontro de Cooperação entre os Órgãos de Gestão Eleitoral dos Países de Língua Portuguesa, realizado na sede do TSE.

De acordo com a “Carta de Brasília”, os países signatários estabelecerão plano de ação, compreendendo projetos, programas e atividades de cooperação, com o intuito de incentivar a cidadania e a participação popular nas eleições nesses países. O plano de ação contemplará os recursos humanos e materiais necessários para cada atividade, assim como os compromissos de cada um dos integrantes do acordo.

O Brasil foi representado na Cúpula Brasil-União Europeia pela presidente Dilma Rousseff, que estava acompanhada do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, do ministro da Fazenda, Guido Mantega, do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e do vice-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz. 

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, participaram representando a União Europeia. 

Fonte: Ministérios das Relações Exteriores

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido