Memória Eleitoral: a 4ª Zona Eleitoral de Rondônia – Vilhena

A Zona é formada por 239 seções e possui um total de 71.913 eleitores, sendo esses compostos por 61.055 eleitores aptos a votar (5,170% do eleitorado de Rondônia)

Os dois municípios juntos formam um total de 41.797 eleitores (3,548% do eleitorado de Rondônia)...

A criação de um posto telegráfico nos campos do Planalto dos Parecis –que ligaria as principais cidades da região oriental do país – por Cândido Mariano da Silva Rondon e a construção da BR 364 deram origem ao Município de Vilhena.

Após a construção da BR 364, no ano de 1964, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) começa a distribuir terras no Território Federal do Guaporé, atraindo migrantes vindos de diversas regiões do país em busca de melhores condições econômicas.

As primeiras atividades econômicas do município tinham como base a indústria madeireira, visto que Vilhena possuía matas muito ricas. Atualmente, a economia de Vilhena se baseia em uma produção agrícola diversificada (milho, feijão, tomate, soja), pecuária, comércio e prestação de serviços.

A 4ª Zona Eleitoral abrange o Município de Vilhena e surgiu como desmembramento da 2ª Zona Eleitoral (Porto Velho e Itapuã do Oeste) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), sendo sua criação aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O maior desafio para a realização dos pleitos na região decorre por Vilhena ser um município muito grande e que possui aldeias indígenas e uma extensa zona rural.

A Zona é formada por 239 seções e possui um total de 71.913 eleitores, sendo esses compostos por 61.055 eleitores aptos a votar, 9.834 que possuem o título de eleitor cancelado e 1.024 eleitores que têm seu título suspenso. Os eleitores aptos a votar compreendem 5,170% do eleitorado de Rondônia.

Essa Zona Eleitoral tem como juiz Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral, como promotor eleitoral Pablo Hernandes Viscardi, como chefe de cartório Fabíola Bernardo Canuto Franco Assunção, além de contar com uma equipe de mais 5 servidores.

O Cartório da 4ª Zona Eleitoral tem sua sede no Município de Vilhena e fica localizado na rua 545, nº 495, bairro Jardim América. O telefone para contato é o (69) 3322-1801 e o e-mail é o zon004@tre-ro.jus.br  .

 

Fontes: Livro “Como Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Cartório da 4ª Zona Eleitoral, sites do TRE-RO e do Tribunal Superior Eleitoral, portal da Prefeitura de Vilhena, Instituto de Geografia e Estatística, Wikipédia. 

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido