Escola Judiciária do TRE-RO inicia o Projeto Patrulha Eleitoral – Versão 2019

Servidores participaram de oficina de construção do conteúdo do projeto nos dias 12 e 13 de março

Servidores passam por capacitações nos dias 12 e 13 de março

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RO) do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) deu início ao Projeto Patrulha Eleitoral 2019 - Fase de Fiscalização dos Eleitos.

Essa etapa contempla a preparação de estudantes do Ensino Médio para contribuírem na fiscalização das atividades dos parlamentares eleitos no último pleito, complementando o ciclo de aprendizado para a cidadania plena, a qual não se resume apenas no direito/dever de escolher seus representantes, mas sobretudo de acompanhar suas atividades.

Os jovens que aderirem à campanha receberão uma capacitação em cidadania com enfoque nos poderes da república, sobretudo o Poder Legislativo, bem como integrarão grupos com a finalidade de acompanhamento das atividades dos parlamentares, os quais receberão nota de atuação (ranking) no âmbito Estadual.

O conteúdo a ser trabalhado na formação dos patrulheiros eleitorais e a definição das estratégias pedagógicas mais adequadas aos objetivos do projeto, foram formatados durante oficina realizada nos dias 12 e 13 de março de 2019, contando com a presença de servidores dos Cartórios Eleitorais de Guajará-Mirim, Ariquemes, Buritis, Machadinho do Oeste, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Cacoal, Nova Brasilândia do Oeste, Santa Luzia do Oeste, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

A multiplicação do projeto conta com a adesão voluntária de servidores da Justiça Eleitoral, tanto da Capital quanto do interior do Estado, interessados em contribuir com a educação para a cidadania e a preparação de futuros cidadãos.

A Patrulha Eleitoral foi idealizada no ano de 2006 como uma ação do Programa Eleitor do Futuro. Com ênfase na inserção de jovens na vida política de sua comunidade, a EJE-RO repassa aos jovens, todos anos, os conceitos básicos sobre cidadania, direitos fundamentais e políticos, sistemas eleitorais, condutas vedadas e crimes eleitorais, entre outros relevantes temas do Direito Eleitoral.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido