Memória Eleitoral: a 7ª Zona Eleitoral de Rondônia – Ariquemes

Essa Zona Eleitoral é formada por 261 seções e possui um total de 67.396 eleitores

Essa Zona Eleitoral é formada por 261 seções e possui um total de 67.396 eleitores

O município de Ariquemes fica localizado em uma região chamada de Vale do Jamari que, por volta de 1974, era abundante em cacau e látex – fato que atraiu extrativistas que fixaram moradia na localidade. Além disso, a região também era habitada por indígenas e possuía diversos seringais.

As verdadeiras ocupações na região que seria, no futuro, chamada de Ariquemes começam nos anos de 1900 e 1909, respectivamente, pelo início do primeiro ciclo da borracha e pela construção de uma linha telegráfica, que se estendia de Cuiabá até Santo Antônio do Rio Madeira, pela Comissão Rondon, sob a chefia do major do Corpo de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro, Candido Mariano da Silva Rondon.

Bem antes da 7ª Zona Eleitoral existir e sequer comportar uma eleição, novas migrações ocorreram no ano de 1958 - desencadeadas pela descoberta da cassiterita (minério de estanho). No ano de 1960 com a construção da BR 364 e com a proibição do garimpo, Ariquemes se torna apenas um ponto de parada, mas começa a ganhar mais atenção com o início dos projetos de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 1975.

Após o desenvolvimento do Município de Ariquemes, em meados do ano de 1982, a 7ª Zona Eleitoral teve a sua criação pela Resolução nº 11.378 aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para mais fácil realização das eleições gerais naquele ano, pelo recém-criado Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), marcando, com esse acontecimento local, a história da Justiça Eleitoral rondoniense. 

Essa Zona Eleitoral é formada por 261 seções e possui um total de 67.396 eleitores, abrangendo o município de Ariquemes. Tem como juíza eleitoral Cláudia Mara da Silva Faleiros Fernandes, como promotor eleitoral Marcus Alexandre de Oliveira Rodrigues, como chefe de cartório Neilce dos Santos Silva e conta com mais 8 servidores em seu corpo funcional. 

O Cartório da 7ª Zona Eleitoral tem sua sede no município de Ariquemes e pode ser encontrado na travessa Aquariquara, nº 3631, bairro Setor Institucional. O telefone para contato é o (69) 3535-4751 e o e-mail é o zon007@tre-ro.jus.br.

           

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), livro “Como
Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, portal da Prefeitura e Câmara Municipal de Ariquemes, Wikipédia, sites do TRE-RO e do Tribunal Superior Eleitoral.

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido