Brasil é referência em eleições digitais, destaca ministra Cármen Lúcia
Curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral reúne quase 600 juízes e conta com a participação de representantes de Rondônia.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou na última sexta-feira (5) que o Brasil é referência mundial em eleições digitais seguras e transparentes. A declaração foi feita na abertura do Curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral, promovido pelo TSE por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TSE) em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Segundo a ministra, a Justiça Eleitoral brasileira só mantém seu protagonismo porque está em constante evolução. Ela alertou para os desafios trazidos pelas novas tecnologias, como a desinformação e os discursos de ódio nas redes, que buscam enfraquecer a confiança da sociedade no processo eleitoral.
“Precisamos aprender com o futuro e nos preparar para o que ainda está por vir. A democracia deve ser defendida todos os dias”, afirmou Cármen Lúcia.
Participação de Rondônia
Magistradas e magistrados de Rondônia participam virtualmente da capacitação, como os juízes eleitorais Ana Valéria de Queiroz Santiago Ziparro, da 30ª Zona Eleitoral, Gleucival Zeed Estevão, da 1ª Zona Eleitoral, e Thiago Gomes de Aniceto, juiz de direito.
Qualificação e temas
O curso reúne 596 inscritos e tem carga horária de 120 horas, divididas em quatro áreas principais: Direito Eleitoral em Ambiente Digital; Cidadania, Inclusão e Diversidade no Processo Eleitoral; Temas de Direito Eleitoral; Atos Gerais, Segurança e Tecnologia das Eleições.
Para o ministro Cristiano Zanin, diretor da EJE/TSE, a formação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral em se manter especializada e eficiente. Já o ministro Benedito Gonçalves, diretor da Enfam, destacou que compreender o impacto da manipulação digital é essencial para garantir a livre escolha do eleitor.
Justiça Eleitoral fortalecida
A capacitação mostra o engajamento dos juízes eleitorais de todo o país em garantir eleições seguras, transparentes e democráticas, mantendo o Brasil como referência internacional em processos eleitorais digitais.
#PraTodosVerem
Registro fotográfico de um auditório cheio de pessoas sentadas, assistindo a uma palestra. À frente, há uma mesa com quatro autoridades, duas mulheres e dois homens, posicionados atrás de microfones e do púlpito do evento. Ao lado direito, uma mulher de cabelos grisalhos e roupa clara fala em pé, em um púlpito de madeira. Atrás da mesa principal, há uma bandeira do Brasil. No canto superior direito da imagem, aparecem ícones de redes sociais e, na parte inferior, sobre uma faixa azul, está escrito “#notícia”.
Com informações do TSE
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|