Ação simbólica no Pará destaca preservação da Amazônia

Mais de 35 espécies de plantas nativas da Amazônia foram plantadas no Porto Seguro, em Belém.

Mais de 35 espécies de plantas nativas da Amazônia foram plantadas no Porto Seguro, em Belém.

O Fórum Nacional VerDemocracia, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), reuniu ministros do TSE e do STF, presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral e especialistas para debater os principais desafios das Eleições Gerais de 2026, incluindo impactos das mudanças climáticas, avanços tecnológicos, inteligência artificial, inclusão social e fortalecimento da democracia.

Dentre as ações com foco no meio ambiente, o tribunal do Pará promoveu por meio do Projeto Evento Neutro (descarbonização), no Porto Futuro um momento de plantio de mudas típicas da Região Amazônica com a participação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e demais representantes dos tribunais superiores. O desembargador Daniel Lagos reforçou a presença do regional rondoniense no ato simbólico, unindo-se às demais autoridades do Judiciário paraense e nacional.

Durante a cerimônia, foram plantadas 37 espécies nativas da Amazônia, como ipê rosa, ipê amarelo, pau-preto, lanterneira, tento-carolina, namorana e açaizeiro.

O evento contou com conferências e painéis temáticos sobre diferentes assuntos:

  • Processo Eleitoral e Novas Tecnologias, abordando o uso de inteligência artificial e o impacto das tecnologias na democracia;
  • Democracia, Ambiente e Humano, destacando a relação entre direitos ambientais, ética e participação cidadã;
  • Desafios Democráticos, discutindo investimentos, custos ambientais e civismo;
  • Poder Judiciário e Economia Verde, com foco em sustentabilidade institucional e Justiça Ambiental;
  • Inclusão Social e Cultura Democrática, promovendo o acesso e participação de minorias;
  • Logística Eleitoral e Condições Climáticas, analisando como mudanças ambientais influenciam o processo eleitoral;
  • Propaganda Eleitoral, Poluição e Ambiente Cívico Saudável; e
  • Direito ao Voto, Informação Verídica e Participação Democrática, com atenção à segurança da informação e à participação cidadã.

O Fórum VerDemocracia destacou a importância de unir democracia, tecnologia e sustentabilidade, mostrando que cuidar do meio ambiente, garantir a participação de todos e preparar eleições justas são compromissos que caminham juntos na atuação da Justiça Eleitoral.

Com informações do TRE-PA

#PraTodosVerem

Registro fotográfico de um homem de cabelos brancos, usando terno cinza, camisa clara e gravata amarela com listras, está agachado e sorri para a câmera enquanto toca uma muda de árvore recém-plantada em um gramado. Ao fundo, há árvores maiores, um prédio antigo com detalhes em vermelho e branco e um ônibus estacionado. Na parte inferior da imagem, sobre uma faixa azul, está escrito #notícia em branco. No canto superior direito, aparecem ícones de redes sociais.

Assessoria de Comunicação do TRE-RO

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Youtube 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido