Pesquisa atualizará dados sobre percepção e avaliação do Judiciário
CNJ lança nova edição da pesquisa que vai ouvir a população e profissionais do sistema de justiça, o formulário estará disponível entre 14 de outubro e 14 de novembro de 2025.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acaba de disponibilizar os formulários para que pessoas que acessaram a Justiça nos últimos cinco anos e integrantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Advocacia participem da 2ª edição da Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro. A participação é online, voluntária e pode ser feita entre 14 de outubro e 14 de novembro de 2025.
A pesquisa busca entender como o público avalia temas como acesso à Justiça, andamento dos processos, qualidade dos serviços, uso da tecnologia, comunicação e acessibilidade. As respostas vão ajudar o CNJ a planejar ações e melhorias para tornar o sistema de justiça mais eficiente e acessível.
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou que o objetivo é “compreender, sob a perspectiva do público, como o Judiciário está atuando no que diz respeito ao acesso à Justiça, à tramitação dos processos e à qualidade dos serviços judiciais”. “Tais informações irão subsidiar o planejamento de ações e desenvolvimento de melhorias que fortaleçam a atuação do sistema de justiça em todo o país”, afirmou.
A ação faz parte da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, prevista na Resolução CNJ nº 325/2020, e é conduzida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) em parceria com o Departamento de Gestão Estratégica do CNJ.
Assim como na primeira edição, realizada em 2022, a metodologia possibilitará comparar os resultados. Na ocasião, mais de 11 mil pessoas participaram, e os dados ajudaram a elaborar recomendações para aprimorar os serviços da Justiça.
Nesta nova edição, os formulários incluem perguntas sobre serviços recentes, como a consulta unificada de processos pelo Jus.Br, e questões abertas para que os participantes possam detalhar suas opiniões, contribuindo de forma mais ampla para o fortalecimento do Judiciário.
#ParaTodosVerem
Imagem com fundo branco e formato retangular. No centro, há o desenho de uma balança estilizada em azul, representando a Justiça, cercada por quatro balões de fala em tons de azul e verde, simbolizando diálogo e opinião. Abaixo, está o texto: “2ª Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro” escrito em azul-escuro, com destaque para a segunda linha em negrito. O visual transmite a ideia de escuta e participação social no processo de avaliação do Judiciário.
Fonte: CNJ
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|