Mesárias e mesários de Rondônia começam a ser treinados para as Eleições 2024
Treinamento teórico e prático busca prepará-los para atuar com segurança e tranquilidade no dia da votação
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) iniciou o treinamento dos mesários para as Eleições Municipais de outubro. O objetivo é preparar as pessoas para atuarem de forma eficiente nas mesas receptoras de votos durante o pleito.
O calendário de treinamento é organizado por cada Cartório Eleitoral das Zonas do estado. As pessoas convocadas precisam ficar atentas às datas, horários e locais dos treinamentos.
Participação obrigatória
Os mesários devem participar obrigatoriamente do treinamento, que dura em média 4 horas. Durante o treinamento, eles assistem a uma palestra sobre as funções que vão exercer no dia da eleição, tiram dúvidas e assistem vídeos com instruções. Depois, participam de uma atividade prática com as urnas eletrônicas.
Os primeiros treinamentos começaram no dia 2 de setembro, nas cidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, pertencentes à 1ª Zona Eleitoral. O juiz eleitoral titular, Lucas Niero Flores, acompanhou os treinamentos e aproveitou para conversar diretamente com os voluntários e voluntárias.
As mesárias e mesários dos distritos de Filadélfia, Izidolândia e Rolim de Moura do Guaporé também já começaram a receber capacitação pela equipe da 17ª Zona Eleitoral, sediada em Alta Floresta D’Oeste.
Os mesários da capital serão treinados entre 16 de setembro e 03 de outubro, pelas zonas eleitorais responsáveis por sua convocação.
Durante o mês de setembro, todas as zonas eleitorais de Rondônia vão continuar treinando os seus mesários em diferentes regiões do estado, preparando-os para as eleições municipais.
Importância do trabalho
Em Rondônia, mais de 16 mil mesários vão garantir o funcionamento de mais de 4.243 seções eleitorais.
Quem atua como mesário tem direito a se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições, incluindo os dias de treinamento oferecidos pela Justiça Eleitoral. Além disso, a função pode ser utilizada como critério de desempate em concursos públicos, caso previsto no edital. Os mesários também recebem um auxílio-alimentação de R$ 60,00 por turno trabalhado.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
| |