Justiça Eleitoral diploma eleitas e eleitos da capital
A diplomação é o ato solene que marca oficialmente a conclusão do processo eleitoral.

Nesta quinta-feira (12/12), Justiça Eleitoral de Rondônia promoveu a cerimônia de diplomação das candidatas e candidatos eleitos em Porto Velho nas Eleições Municipais de 2024.
O evento aconteceu no auditório da Faculdade São Lucas, na capital, e contou com a presença das principais autoridades de todos os poderes do estado.
A cerimônia foi conduzida pela Juíza Eleitoral da 20ª Zona Eleitoral, Juliana Paula Silva, que presidiu a solenidade. Também compuseram o dispositivo de honra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), desembargador Daniel Lagos, o Governador do estado, Cel. Marcos Rocha, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Deputado Marcelo Cruz, o prefeito de Porto Velho, Hildon de Lima Chaves, e a promotora eleitoral da 20ª Zona Eleitoral, Emília Oye.
A cerimônia também foi prestigiada pelo procurador Regional Eleitoral, Leonardo Trevizani Caberlon, por membros da corte eleitoral, além de representantes de instituições estaduais e locais, familiares e convidados dos diplomados.
A diplomação é uma etapa obrigatória prevista na lei eleitoral. Esse ato oficializa os candidatos eleitos e os torna aptos a assumir seus cargos. No caso das eleições municipais, os diplomas são assinados e entregues pelo juiz eleitoral da zona responsável.
Em Porto Velho, foram diplomados o prefeito eleito, Léo Moraes, a vice-prefeita, Magna dos Anjos, além de 23 vereadores e os primeiros suplentes.
Durante a abertura da cerimônia, a juíza Juliana destacou a responsabilidade dos diplomados em honrar os votos recebidos. “Lembro-lhes da responsabilidade de respeitar cada voto recebido. Traduzam em favor das crianças, adolescentes, jovens, idosos e comunidade em geral que aguardam por melhores condições de vida, acolhimento, ensino e que escreveram o futuro da nossa terra”, afirmou. Ela também chamou a atenção para a importância de olhar com cuidado para as populações originárias, ribeirinhas, quilombolas e rurais, que enfrentam desigualdades históricas.
Em seu discurso, o prefeito eleito, Léo Moraes, defendeu a união entre os poderes e reforçou seu compromisso com a cidade. “Ninguém é maior que o interesse da nossa população. Quem pensa que me tem com desafeto, inimigo, a reciproca não é verdadeira. Todo mundo que quiser ajudar minha cidade, vai ter o meu afago, vai ter o meu abraço e vai ter p meu reconhecimento. Vamos construir legados em Porto Velho a partir de 1º de janeiro de 2025. ”
O presidente do TRE-RO, desembargador Daniel Lagos, encerrou a cerimônia destacando os desafios que os eleitos enfrentarão nos próximos anos. “Os desafios que estão por vir, exigem competência técnica e também sensibilidade política, humildade para ouvir e coragem para decidir sempre pelo bem coletivo. Que o diálogo constante com a sociedade seja a base para governar com responsabilidade e eficiência. ”
Diplomações no restante do estado
Em Rondônia, as diplomações seguem até 19 de dezembro, conforme o cronograma divulgado, respeitando o prazo final previsto no calendário eleitoral.
Para assistir a transmissão da Diplomação em Porto Velho, acesse o canal do TRE-RO no YouTube.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|