TRE-RO é finalista no I Prêmio de Inovação Eleitoral do TSE
Projeto “Mesário na Telinha - Eu confio na Urna Eletrônica” concorre na categoria Comunicação e combate à desinformação

O projeto “Mesário na Telinha - Eu confio na Urna Eletrônica”, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), foi indicado como finalista do I Prêmio de Inovação Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na categoria Comunicação e combate à desinformação.
Idealizado pela Chefe de Cartório da 11ª Zona Eleitoral, Cariny Cielo, o projeto já teve seis edições e a última, foi promovida durante as Eleições Gerais de 2022, tendo como tema: “Eu confio na urna eletrônica".
O projeto consiste num concurso que premia e homenageia os melhores vídeos produzidos por mesárias, mesários, colaboradoras e colaboradores da Justiça Eleitoral em Rondônia, durante os trabalhos eleitorais O objetivo central da ação é despertar a criação de valores positivos no vínculo entre o mesário, a sua função e a Justiça Eleitoral. E esta edição foi especialmente dedicada à comunicação e combate a desinformação.
Servidoras, servidores e demais pessoas colaboradoras da Justiça Eleitoral têm até 30 de abril para escolher o primeiro, o segundo e o terceiro lugares de cada uma das dez categorias do I Prêmio de Inovação Eleitoral.
Para votar, basta acessar este link de qualquer dispositivo, inclusive do celular. O formulário de votação está localizado na Extranet do TSE, pois este é um ambiente restrito, mas acessível a todas as pessoas da JE; por isso, é necessário entrar com a senha do Odin, a mesma utilizada para acesso a outros sistemas, como o Elo. Se você não tem a senha do ODIN, solicite à STIC do tribunal.
O que disse a Comissão Avaliadora do Prêmio sobre o projeto
Pesquisas mostram que a desinformação se espalha porque as pessoas têm dificuldade em identificá-la e pará-la. Combater a desinformação depende do envolvimento direto dos cidadãos. O projeto "Mesário na Telinha" foi elogiado por reunir as características necessárias para combater a desinformação. Ele coloca os cidadãos que atuam como mesários nas eleições como protagonistas, aproximando-os da Justiça Eleitoral e do eleitorado. A produção de vídeos com testemunhos do processo é destacada como uma prática importante que reforça a iniciativa. Afinal, combater a desinformação requer parceria com a população, já que é dela que a desinformação se origina e é nela que o combate acontece.
Premiação
Os três finalistas de cada categoria participarão de um evento de inovação e da cerimônia de premiação, que acontecerão em Brasília/DF, nos próximos dia 16 e 17 de maio.
Todos(as) os(as) finalistas receberão dois troféus, conforme a posição da premiação, sendo um para a(s) autora(s) e/ou o(s) autor(es) e um para o Tribunal Eleitoral onde a iniciativa foi realizada.
O primeiro lugar de cada categoria receberá, além do troféu, um tablet, um diploma, um voucher para participação em um curso do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral (Liods-JE) e um emblema digital para divulgação da ação nos canais de comunicação e publicações do órgão.
O segundo e terceiro lugares receberão, além do troféu, um diploma e um emblema digital.
O(a) vencedor(a) do Prêmio Inspiração receberá, além da premiação da categoria, troféus, diploma e óculos de realidade virtual.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes