Histórias das Zonas Eleitorais: 11ª Zona – Cacoal e Ministro Andreazza
Essa Zona possui um total de 69.907 eleitores e os dois municípios têm, em números, 274 seções eleitorais

Na História das Zonas Eleitorais de hoje, vamos conhecer um pouco da trajetória da 11ª zona, responsável pelos municípios de Cacoal e Ministro Andreazza. No ano de 1912, por recomendação de Marechal Rondon, Anízio Serrão, cuidador da linha do telégrafo da região requereu o território às margens do Rio Machado, onde havia grande quantidade de cacau nativo – que seria por ele denominado Cacoal – para si.
Com a abertura da BR 364 em 1960 surge, então, a Vila de Cacoal. Foi quando o seringueiro e garimpeiro José Cassimiro Lopes se estabeleceu ao lado esquerdo da rodovia, onde ficaria até a década de 1970.
O cultivo de café proporcionou uma vida melhor aos habitantes de Cacoal, que acabaram transformando o município, entre os anos de 80 e 90, em um dos mais importantes produtores de grãos de café do país. Atualmente, a Capital do Café tem comoprincipais atividades econômicas a agropecuária, indústria e comércio.
A 11ª Zona Eleitoral de Rondônia foi criada no ano de 1982 para auxiliar nas eleições gerais do mesmo ano. A Zona possui sede própria desde o ano de 2012, com reinauguração em 2016 e abrange os Municípios de Cacoal e Ministro Andreazza.
A 11ª Zona foi a criadora do projeto Mesário na Telinha, vencedor, no ano de 2015, do Concurso Nacional de Projetos de Boas Práticas Relacionadas a Mesários, e desde 2010 trabalha com 100% de mesários voluntários. A Zona ainda teve uma proposta de projeto convertida em lei estadual e municipal (Cacoal), que confere a isenção das taxas de concursos para os cidadãos que atuaram como mesários, além de firmar um convênio com faculdades para converter a atuação como mesário em atividades curriculares no ano de 2018.
Com o rezoneamento de 2017, a 11ª Zona Eleitoral tornou-se a maior zona única do interior do estado, e já realizou ações na área indígena como o treinamento para o voto eletrônico e a formação para o atendimento com excelência, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai).
A 11ª Zona Eleitoral possui um total de 69.907 eleitores e os dois municípios possuem um total de 274 seções eleitorais, sendo 248 em Cacoal, e 26 em Ministro Andreazza, e tem como juiz Elson Pereira de Oliveira Basto e como chefe de cartório Cariny Baleeiro Tadiotto Cielo. O Cartório da 11ª Zona Eleitoral tem sua sede no Município de Cacoal, na rua Anisio Serrão, nº 2004, bairro Centro.
Seção de Comunicação Social do TRE-RO