TRE-RO participa da 17ª Semana Nacional dos Museus do Ibram
O tema desse ano é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições

Iniciou, na última segunda-feira (13), a 17ª Semana Nacional de Museus (SNM). O evento nacional destaca uma temporada cultural que é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) deu vida ao seu próprio espaço cultural ao invés de produzir exposições itinerantes como nos anos anteriores.
O espaço se encontra no hall de entrada do prédio sede, no térreo, próximo à recepção e pode ser visitado no horário de funcionamento do TRE-RO, das 8h às 18h. Com essa iniciativa, o TRE-RO visa levar um pouco da história do Tribunal aos que transitam diariamente pelo órgão e também ao público externo, não deixando de fora os fatos do cotidiano, assim como as eleições passadas e os novos projetos que vem surgindo no Regional como, por exemplo, o “Eleitor em Perspectiva”.
Dentro do ambiente do espaço cultural da Justiça Eleitoral rondoniense haverá: urnas antigas e réplicas de urnas de madeira dos séculos passados, mídia indoor (TV institucional) com as principais informações relacionadas ao TRE-RO, uma seção eleitoral simulada com urna eletrônica de teste para que o eleitor possa treinar o voto, painéis de exposição das Eleições Gerais de 2018, uma placa que mostra a marca real da enchente do Rio Madeira de 2014, entre outros assuntos.
História
Museus são espaços múltiplos e dinâmicos que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura, que podem exercer papel fundamental na educação.
Instituições museológicas e processos museais têm como uma de suas funções educar e contribuir no despertar de interesse para as conquistas em diferentes áreas do conhecimento, para a vida em sociedade, para a importância das memórias e para o valor do patrimônio cultural musealizado. Programas, projetos e ações educativas contribuem com a formação dos indivíduos e da coletividade, além de auxiliarem na consolidação da função social dos espaços museais.
Desde o início do século XIX, os museus brasileiros realizam práticas no campo da educação museal, de modo que o interesse e os debates sobre esse tema têm se disseminado e aprofundado, especialmente nessa segunda década do século XXI.
Durante a realização do 7º Fórum Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, foi aprovado o texto da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), uma demanda histórica do campo. A proposta é desenvolver a Política Nacional de Museus na área da educação, fruto do diálogo entre diferentes setores da sociedade e museus de todo o país. Essa política representa o fortalecimento da dimensão educativa dos museus, subsidiando a atuação dos educadores e gestores desses espaços.
Com informações do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram
Siga-nos no Twítter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.
Acesse nosso canal no YouTube.