18ª Semana de Museus

18ª semana de museus
construtoras da democracia
museus para a igualdade
diversidade e inclusã...
"Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão"

Construtoras da Democracia - Mulheres, Ontem e Hoje

A Exposição Virtual "Construtoras da Democracia - Mulheres, Ontem e Hoje" reúne uma série de registros fotográficos e resumos biográficos constantes de duas exposições presenciais e itinerantes apresentadas anteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, as quais destacam de modo resumido a luta empreendida por mulheres em todo o mundo para conquista de espaço no âmbito da política e, de modo particular, o protagonismo alcançado pelas mulheres no Estado de Rondônia.

Na primeira mostra, denominada 86 ANOS DO VOTO FEMININO NO BRASIL E A MULHER NOS ESPAÇOS DE PODER faz-se o devido registro da influência internacional das sufragistas, para, em seguida, salientar alguns dos marcos da história nacional relativos à luta pelo direito das brasileiras votarem e serem votadas. Destacando, ainda, algumas das mulheres que sobressaíram na trajetória das eleições brasileiras. Reúne, por fim, documentos, dados e imagens que dialogam com o tema do voto feminino.

Na segunda, denominada MULHERES EM EVIDÊNCIA, RONDÔNIA 37 ANOS constam resumos biográficos e fotografias de diversas personalidades femininas que se destacaram na política, magistratura, advocacia, gestão pública, magistério, dentre outras atividades desde a criação do Estado de Rondônia até os nossos dias.

Nessa perspectiva, essas mostras, ao resgatar o protagonismo das mulheres nos mais variados campos, buscam, sobretudo, servir de inspiração à atual e às novas gerações, a fim de que estas, possam em um futuro próximo, alcançar a igualdade plena entre os gêneros, em especial no campo da política.

No marco da temática "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão", esperamos que, com essa mostra virtual, a memória das conquistas coletivas e individuais dessas mulheres seja valorizada no sentido de enaltecer a luta por uma democracia mais inclusiva, e que, essa imagética possa ampliar e celebrar o horizonte da participação política feminina na diversidade cultural existente.

Revista Construtoras da Democracia - Mulheres, Ontem e Hoje (formato PDF com 14MB)

A COMISSÃO DE MEMÓRIA ELEITORAL

 

Áurea Cristina Saldanha Oliveira
Solange Mendes Garcia
Arthur Dionizio Gusmão de Andrade
Michel Andrade do Nascimento
Joeser Alvares da Silva
Cícero João de Freitas
Roberto Alex Farias Brasil
Marta de Lucia Silva Souza
Alexandre Tito Hernandez de Figueiredo