Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - RO

Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação

Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação

Seção de Arquivo e Jurisprudência

PORTARIA N. 58/2020

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA, no desempenho de suas atribuições legais e regimentais, considerando o constante do Processo SEI 0002057-65.2019.6.22.8000 (evento 0512896), RESOLVE:

Aprovar o Plano Anual de Capacitação dos Servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, para o exercício 2020, conforme o anexo único desta Portaria, passível de revisões e ajustes e condicionado à disponibilidade orçamentária para o custeio das ações.

A Escola Judiciária Eleitoral e a Secretaria de Gestão de Pessoas deverão acompanhar o calendário de execução das atividades previstas no PAC 2020, ficando determinado o reagendamento de datas ou a reformulação das capacitações que eventualmente venham a colidir com as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) adotadas por este Tribunal.

Publique-se.

Registre-se.

Cumpra-se.

Porto Velho, 24 de março de 2020.

 

Desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia

Presidente

 

ANEXO ÚNICO

 

Apresentação

 

Nos termos da Resolução TSE nº 22.572/2007 e da Resolução nº 23/2016, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) apresentam o plano de capacitações para o exercício de 2020.

 

DESCRIÇÃO DE NECESSIDADES

A formulação do Plano Anual de Capacitações, PAC-2020, busca atender necessidades das unidades e equipes de trabalho de nosso regional, de forma a garantir o melhor desempenho possível para os processos, serviços e comportamentos das pessoas envolvidas.

Em atividade de supervisão dos trabalhos, a Escola Judiciária Eleitoral  constatou a aderência do Plano Anual de Capacitação 2020 ao planejamento estratégico deste Tribunal e considerou-o pronto para a sua execução. 

As necessidades foram levantadas em conjunto com os gestores de unidades, os quais foram consultados em tempo e tiveram prazos para o alinhamento das ações de capacitação. Ainda assim, as demandas por aprendizado superam em muito a capacidade de execução dentro de um único exercício, o que levará a SGP a limitar a sua execução de acordo com a disponibilidade de tempo e recursos orçamentários, zelando para a maximização do desempenho do plano.

A partir de 2020, entretanto, sugere-se a criação de trilhas de desenvolvimento competências, como modelo de aprendizagem, de forma que os conteúdos possam ser melhor distribuídos e a aprendizagem possa ser acompanhada de maneira mais consistente que o modelo anterior permitia.

 

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

O conceito de trilhas remete à criação de caminhos utilizados pelas unidades e servidores para seu aperfeiçoamento. Em uma trilha são disponibilizados conteúdos, apontados caminhos e até oferecidos treinamentos.

Por se tratar de um movimento inicial de criação de trilhas, o que se apresenta no PAC-2020 é o percurso inicial de aprendizagem sugerido para cada eixo temático de desenvolvimento de nosso regional. A cada ano esse percurso deverá ser aperfeiçoado, até o ponto em que nosso ambiente de aprendizagem esteja preparado para oferecer a curadoria necessária aos servidores e unidades que desejem aperfeiçoamento.

As possibilidades de capacitação apontadas no PAC-2020 encontram limites para a contratação e execução dentro de um exercício, o que nos faz apontar o caminho das trilhas como solução, para que haja continuidade no desenvolvimento de nossos processos, competências e desenvolvimento de equipes.

As trilhas propostas e seus conteúdos foram elaboradas de acordo com as informações de necessidade de capacitação prestadas pelas unidades, informações coletadas em processos de avaliação de servidores, informações provenientes das inspeções realizadas nos cartórios eleitorais e pesquisas da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento sobre tendências e necessidades de capacitação.

A criação de trilhas requer aperfeiçoamento contínuo, o que se dará pela verificação da sazonalidade de cada conhecimento, da verificação dos históricos de aprendizagem das unidades, da avaliação de mudanças no contexto externo que requeiram atualizações e da descoberta de novos temas e abordagens que necessitem ser incluídos em cada eixo temático da matriz de competências, é um desenvolvimento cíclico e contínuo que terá atualizações anuais para aumento da maturidade do processo.

 

PRIORIZAÇÃO DE CAPACITAÇÕES

A quantidade de necessidades relacionadas neste documento é imensamente superior à capacidade de contratação e execução em um exercício, dados os limites de tempo e orçamento. Por esse motivo faz-se necessário estabelecer critérios de priorização na execução do PAC. Dessa forma levar-se á sempre em conta:

 

1.             A abrangência do público-alvo: capacitações que envolvam maior número de servidores serão priorizadas, especialmente no primeiro semestre de ano eleitoral;

2.             Menor custo com deslocamentos: havendo a possibilidade de inscrição em evento local que atenda o conhecimento a ser adquirido, ou mesmo capacitações que utilizem ambiente virtual, essas serão priorizadas;

3.             Capacitações imprescindíveis para o funcionamento de unidades, sistemas, processos ou rotinas de trabalho;

4.             Obrigatoriedade de execução: as capacitações que se tornaram obrigatórias por imposição legal, exigências de órgãos superiores ou determinação da alta gestão;

5.             Oportunidades inadiáveis, com a existência de capacitações importantes para o desenvolvimento das atividades que exijam o aproveitamento de uma oportunidade apresentada.

 

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA DO PLANO DE CAPACITAÇÕES

Considerando que o orçamento de capacitações prevê a distribuição dos recursos entre contratações, diárias e passagens em um mesmo plano interno orçamentário, adotaram-se algumas medidas para minorar o prejuízo ao desenvolvimento organizacional e profissional, dentre as quais destacam-se:

1. A priorização dos treinamentos.

2. A formação de turmas, sempre que possível, para que o custo por participante seja minorado.

3. A redução do número de participantes em capacitações fora do estado, vez que o valor das diárias compromete a execução do plano. Com isso, será necessário negociar com os diversos fornecedores de treinamentos a formação de turmas em Rondônia.

4. A utilização de cursos a distância, sempre que a análise de custo-benefício recomendar.

5. A verificação do calendário eleitoral, de forma a garantir a máxima participação das pessoas chave de cada unidade.

6. A multiplicação de eventos nos termos da Res. 23/2016.

O orçamento disponível no exercício é de R$ 447.372,00 (quatrocentos e quarenta e sete mil e trezentos e setenta e dois reais).

Faz-se necessário observar também, que:

1. Capacitações in-company, dependendo da área de conhecimento, profundidade da abordagem, carga-horária, exigência de especialização do instrutor, possuem variações de preços, tais situações foram consideradas quando da elaboração do plano, no entanto, é necessário ressaltar que a execução do PAC exigirá pesquisa e negociação junto aos diversos fornecedores disponíveis, a fim de garantir o atendimento das necessidades.

2. Os custos também podem variar de acordo com a disponibilidade dos instrutores, época do ano e situação do mercado.

3. As capacitações sugeridas poderão ser substituídas por outras, desde que o eixo e a disciplina sejam mantidos, de forma a melhor atender as necessidades do Tribunal e de acordo com a disponibilidade orçamentária.

4. As capacitações realizadas por instrutores internos remunerados serão executadas mediante a comparação de propostas de planos de curso a serem encaminhadas à COEDE para análise. O processo será conduzido com a máxima transparência, permitindo a participação de todos os servidores que se considerarem qualificados. Os cursos sofrerão avaliação específica, conforme preconiza o cadastro nacional de instrutores internos, e os instrutores bem avaliados serão inscritos nesse rol.

5. A execução do plano será avaliada continuamente, de forma a se realizar ajustes, os quais serão encaminhados para apreciação superior, sempre que necessário.

6. A aderência ao plano será considerada quando as capacitações contratadas atenderem às necessidades nele relacionadas, novas necessidades elencadas serão analisadas particularmente e terão prioridade mais baixa que as do PAC, exceto por determinação direta da alta gestão.

 

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS E INDICADORES

O Plano Anual de Capacitações, fundamenta-se nos valores definidos no Planejamento Estratégico deste regional, em especial aos valores de transparência, celeridade, eficácia, qualidade de vida do servidor e comprometimento.

Também atende ao objetivo estratégico de aperfeiçoamento da gestão de pessoas.

São indicadores alimentados pela execução do PAC:

1. Utilização dos recursos orçamentários: identifica o percentual de utilização dos recursos disponíveis para a execução do plano;

2. Atenção aos eixos de competência: afere se as necessidades de todos os tipos de conhecimento mapeados na Matriz de Competências foram atendidas durante o exercício;

3. Inclusão de servidores: mensura o aproveitamento das ofertas de capacitação pelos servidores de todo o estado.

 

INSTRUTORES INTERNOS

As capacitações previstas no PAC-2020 poderão ser oferecidas por instrutores internos devidamente credenciados nos termos do Edital n. 26/2017, publicado no DJE n. 20170169, de 13/09/2017, os quais poderão ser remunerados ou não, conforme os critérios a seguir:

1.Ter oferecido nos últimos três exercícios alguma atividade de capacitação sem remuneração, a qual deverá estar documentada no sistema da COEDE e cuja avaliação tenha recebido nota igual ou superior a 8,0 dos participantes;

2. Ter participado de curso de formação de instrutores internos ou trilha de formação de instrutores;

3. Apresentar plano de aula contendo:

o      Nome da capacitação

o      Eixo de competência

o      Público-alvo

o      Conteúdo programático

o      Carga-horária

o      Métodos e abordagens

Caso o servidor não tenha cumprido o Item I desses critérios, poderá oferecer sua capacitação sem remuneração a fim de cumprir o requisito quando da formação de novas turmas.

O uso de formações com instrutores internos, remunerados ou não, dependerá da disponibilidade de agenda do público-alvo e de aprovação da Diretoria Geral em processo devidamente instruído.

Caberá à SGP, por meio da COEDE, a publicação de Edital de chamada para instrutores internos, dando prazo para que novos servidores se credenciem para a oferta de cursos.

Em nenhuma hipótese haverá remuneração de instrutores para capacitações não previstas no PAC.

 

MULTIPLICAÇÃO DE EVENTOS

Os eventos multiplicativos estão previstos na Res. 23/2016 e fazem parte do processo de contratação de cursos. Significa dizer que uma contratação só poderá ser oficialmente concluída após o registro da multiplicação.

Não são passíveis de multiplicação os cursos contratados na modalidade in-company, ou que contem com a inscrição de mais de 10 participantes, posto que nesses casos considera-se que o conteúdo está incorporado na organização. Os cursos com participação menor de servidores devem ser multiplicados e devidamente documentados.

A partir deste exercício a documentação dos eventos multiplicativos comporá o conteúdo das trilhas de aprendizagem, facilitando a gestão do conhecimento. A COEDE proverá ambiente virtual adequado para o acesso das informações, bem como a consultoria aos gestores de unidades para que componham as trilhas para suas respectivas equipes.

Para facilitar o agendamento das multiplicações, ficam definidas as semanas de multiplicação de eventos, nas quais os multiplicadores deverão se inscrever assim que sua indicação para a participação em treinamentos seja aprovada pela Diretoria Geral:

Semana de Multiplicação I: 21 a 24 de abril

Semana de Multiplicação II: 23 a 26 de junho

Semana de Multiplicação III: 25 a 28 de agosto

Semana de Multiplicação IV: 24 a 27 de novembro

 

Os servidores capacitados serão incentivados a promover multiplicações em vídeo, para armazenamento em portal mantido pela COEDE, para consulta dos demais servidores em qualquer tempo.

 

CONSIDERAÇÕES

O conjunto de demandas a serem atendidas é complexo. Torna-se, portanto, função do PAC garantir que o atendimento seja o mais completo e efetivo possível, para que se obtenha internamente o máximo desempenho na realização das atividades.

A inclusão das demandas no Plano não obriga a contratação de cursos, posto que durante o exercício novas demandas podem surgir, novas abordagens podem substituir a necessidade de contratação ou mesmo a ocupação das unidades pode impedir a realização de algum evento planejado.

 

ROL DE CAPACITAÇÕES PASSÍVEIS DE CONTRATAÇÃO/EXECUÇÃO EM 2020

Em atenção às diretrizes estabelecidas na reunião de gestores realizada do no dia 9 de janeiro, na sala da Diretoria Geral, conforme evento 0494133, sugere-se este conjunto de capacitações priorizadas para contratação neste exercício.

Código

Título

Objetivo

Vagas

Modalidade

 

Eixo de capacitações essenciais: compreende as capacitações necessárias a todos os servidores. Algumas dessas capacitações compõem o conjunto de ambientação das unidades, outras devem ser disponibilizadas para todos os servidores, independentemente do tempo em que se encontram lotados no TRE-RO.

 

20200101

Atendimento ao público: padrões para a Justiça Eleitoral, na forma do Projeto Eleitor em Perspectiva

Padronizar a qualidade do atendimento nas centrais de atendimento ao eleitor

60

Presencial – instrutória interna

20200102

Comunicação não violenta

Aperfeiçoar o nível de diálogo interno às unidades e entre unidades do regional

100

Presencial – contratação in-company

20200103

Formação básica em Libras

Ampliar a comunicação do nosso regional no uso da segunda língua oficial brasileira

20

Presencial – contratação in-company

20200104

Libras, habilidades de comunicação

Aperfeiçoar o aprendizado dos servidores que já fizeram formações em Libras

20

Presencial – contratação in-company

20200105

Nivelamento de servidores do Poder Judiciário

Atender à ambientação oficial estabelecida pelo CNJ

100

EAD

20200106

Sistemas administrativos

Aperfeiçoar o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis e sistemas administrativos. Não possuímos ainda capacitações disponíveis em nossos sistemas, a estratégia para o ano é estimular a produção interna de tutoriais e minicursos para o uso dos servidores, com remuneração por encargo de concurso

200

EAD

20200107

Adobe Indesign

Aperfeiçoar técnicas de editoração e produção de materiais gráficos para relatórios e comunicações

30

EAD

20200108

Diagramação e criação de infográficos

Aperfeiçoar a elaboração dos relatórios de gestão

30

EAD

20200109

MS-Project Web

Facilitar o uso da ferramenta de projetização e produtividade pelas equipes do TRE-RO

30

EAD

20200110

MS-Project Professional

Facilitar o uso da ferramenta de projetização e produtividade pelas equipes do TRE-RO

30

EAD

20200111

Cerimonial – Formação para coordenadores do Cerimonial

Aprimorar o planejamento e a coordenação das atividades da Comissão de cerimonial

4

Presencial

20200112

Cerimonial – Capacitação para a equipe

Aperfeiçoar a execução das atividades da Comissão de cerimonial

20

Instrutoriainterna

20200113

Gestão documental

Técnicas para o melhor uso e organização dos documentos e processos

100

EAD

 

Eixo de capacitações gerenciais: compreende o conjunto de capacitações a serem disponibilizadas a gestores, desde o nível de chefia até o nível de Diretoria. Também será estendido aos substitutos, substitutos eventuais e servidores ocupantes de função comissionada em qualquer nível.

 

20200201

Ferramentas de gestão e produtividade

Aperfeiçoar o controle de rotinas e aumentar a produtividade das equipes

30

EAD

20200202

Sustentabilidade e uso de recursos no ambiente de trabalho

Conscientização sobre o uso sustentável de recursos

80

EAD

20200203

Elaboração, gestão e continuidade do planejamento estratégico

Aperfeiçoamento do planejamento e execução de estratégias

40

In-company

20200204

Gestão e simplificação de processos de trabalho

Melhoria das rotinas, facilitação de regulamentação e melhoria na qualidade da comunicação e coordenação das atividades

40

In-company

20200205

Gestão de Riscos de TIC

Ampliação da segurança de dados e comunicações. Aperfeiçoamento da equipe e gestores

20

In-company

20200206

Governança aplicada: técnicas para aperfeiçoamento da gestão de riscos e compliance

Melhoria das práticas de gestão, nos termos das orientações e acórdãos do TCU.

20

In-company

20200207

Gestão de projetos

Melhoria da qualidade dos projetos, programas e portfolio

30

In-company

20200208

Segurança de dados e informações em ambientes tecnológicos

Conscientização de servidores sobre a segurança de dados

100

EAD

20200209

PNL Básica – Habilidades de comunicação

Fortalecimento da comunicação interna, práticas de gestão de equipes, gestão das emoções

25

In-company

20200210

Formação básica em coaching

Aperfeiçoamento gerencial

25

In-company

20200211

Formação em análise de perfis comportamentais DISC

Aperfeiçoamento gerencial

25

In-company

20200212

Exigências do CNJ em relação às suas metas e indicadores

Identificação de capacitações que se tornam necessárias para o aperfeiçoamento da gestão, em conformidade com as exigências do CNJ. 

20

In-company

 

Eixo de Administração pública: compreende as disciplinas que envolvem licitações e contratos, legislação de pessoal, gestão de almoxarifado e patrimônio, terceirizações, processos administrativos disciplinares, dentre outros.

 

20200301

Aposentadoria especial e averbação de tempo de serviço

Atualização de equipes envolvidas no registro, análise e decisões sobre averbação de tempo de serviço e aposentadorias especiais

20

In-company

20200302

Projetos eSocial, RFD e Reinf

Conhecimento das decisões e práticas envolvendo esses serviços

20

In-company

20200303

Legislação trabalhista com ênfase na terceirização de mão-de-obra

Gestão dos contratos de terceirização

10

Inscrição em eventos abertos

20200304

Gestão contábil de bens móveis

Aperfeiçoamento da gestão patrimonial

8

Inscrição em eventos abertos

20200305

Sistemas de controle de almoxarifados e patrimônio (ASI Patrimônio e ASI Almoxarifado)

Gestão de estoques e distribuição de bens permanentes e de consumo

8

Inscrição em eventos abertos

20200306

Descarte sustentável de materiais e elaboração de Política de Gestão de Resíduos Sólidos

Aperfeiçoamento para equipe do núcleo de sustentabilidade

20

In-company

20200307

Gestão das rotinas de manutenção predial

Aperfeiçoamento de práticas e rotinas de gestão predial

12

In-company

20200308

Gestão de contratos de terceirização de serviços

Aperfeiçoamento da gestão dos contratos de terceirização

12

Inscrição em eventos abertos

20200309

Gestão de obras e contratos de manutenção predial

Elaboração de peças para licitações envolvendo obras e serviços

12

Inscrição em eventos abertos

20200310

Terceirização de transportes com uso de aplicativos

Desenvolvimento de estratégia de redução de custos com transporte

8

In-company

20200311

Elaboração de estudo técnico preliminar

Aperfeiçoamento das contratações

30

In-company

20200312

Pesquisa e formação de preços de mercado

Aperfeiçoamento das contratações

20

In-company

20200313

Elaboração de projetos básicos e termos de referência

Aperfeiçoamento das contratações

20

In-company

20200314

Planilhas de cálculo para contratos de terceirização

Aperfeiçoamento dos processos de terceirização

12

Inscrição em eventos abertos

20200315

Licitação e contratos de obras de engenharia

Aperfeiçoamento das contratações de obras

12

Inscrição em eventos abertos

20200316

Boas práticas para contratação de TIC

Aperfeiçoamento das contratações de TIC

20

In-company

20200317

Compras sustentáveis no setor público

Ampliação do escopo de sustentabilidade

20

In-company

20200318

Gestão e fiscalização de contratos administrativos

Aperfeiçoamento de práticas de gestão e fiscalização

20

In-company

20200319

Gestão e fiscalização de contratos de terceirização

Aperfeiçoamento de práticas de gestão e fiscalização de contratos de terceirização

12

In-company

20200320

Reequilíbrio econômico e financeiro de contratos (revisão, repactuação e ajustes)

Aperfeiçoamento das contratações

20

In-company

20200321

Alterações contratuais (quantitativas e qualitativas)

Aperfeiçoamento das contratações

20

In-company

20200322

Aplicação de penalidades e sanções administrativas

Aperfeiçoamento da gestão contratual

20

In-company

20200323

Elaboração de pareceres técnicos em processos de licitação

Aperfeiçoamento da análise jurídica de processos

20

In-company

20200324

Sindicância e processo administrativo disciplinar

Aperfeiçoamento para comissão de sindicância, COSE e outras unidades indicadas

20

In-company

20200325

Participação na semana de Administração – ESAF

Atualização de equipes da SAOFC e CCIA

4

Inscrição em eventos abertos

20200326

Sistemas de consultas gerenciais no Governo Federal

Atualização para equipe COFC

4

Inscrição em eventos abertos

 

Eixo de capacitações em Direito: compreende o desenvolvimento específico para servidores que atuam diretamente na análise de processos que requerem amplo conhecimento do Direito. Excetua-se deste eixo os conhecimentos em Direito Eleitoral, que por norma são de responsabilidade da Escola Judiciária Eleitoral.

 

20200401

Instrução processual, teoria e prática

Aprimoramento da gestão documental

100

EAD

20200402

Elaboração de ementas e acórdãos

Desenvolvimento das equipes de assessores e servidores da área finalística

20

In-company

20200403

Técnicas legislativas

Desenvolvimento das equipes de assessores e servidores da área finalística

20

In-company

20200404

Crimes Cibernéticos

Atualização em Direito Processual Penal com o foco na investigação e julgamento de crimes cibernéticos

20

In-company

 

Eixo de capacitações técnicas e específicas: relaciona-se com as unidades técnicas que, em sua maioria, são compostas por servidores com formação ou conhecimento especializado em áreas de conhecimento próprias, como edificações, engenharia, medicina, odontologia, contabilidade, auditoria, dentre outras.

 

20200501

Auditoria de TI

Aperfeiçoamento dos processos de auditoria de TIC

10

In-company

20200502

Combate à desinformação

Atuação no processo de comunicação com o público externo

40

In-company

20200503

Comunicação social, congressos e seminários (Combrascom/ Redes eGov)

Aperfeiçoamento e atualização da equipe de comunicação

2

Inscrição em eventos abertos

20200504

Postura profissional para equipes de comunicação e imprensa

Melhoria das atividades práticas de cobertura de eventos

5

Presencial ou EAD

20200505

Fotografia e edição de imagens

Aperfeiçoamento da equipe de jornalismo e unidades que atuam na fiscalização de obras, organização de eventos, bem como outros interessados

20

Instrutoriainterna

20200506

Redes sociais e marketing nas redes sociais

Aperfeiçoamento da comunicação e interação entre TRE e cidadãos

20

In-company

20200507

Media training para porta vozes ou Social media training

Servidores que lidam com comunicação social e getor ou porta voz do Tribunal

20

in-company

20200508

Suporte Básico de Vida

Atualização da equipe de saúde

2

Inscrição em eventos de terceiros

20200509

Congressos na área de saúde

Atualização da equipe de saúde

2

Inscrição em eventos de terceiros

20200510

Gestão de suprimentos para a área de saúde

Estabelecimento de controles para a gestão do almoxarifado da área de saúde

4

Inscrição em eventos de terceiros

20200511

Primeiros socorros

Preparação de servidores para atuação em situações emergenciais

40

Instrutoriainterna

20200512

Sistemas informatizados para desenho técnico

Aperfeiçoamento da elaboração de projetos

2

Inscrição em eventos de terceiros

20200513

Museologia e história de museus

Aprimoramento da equipe responsável pela área de gestão documental e memória eleitoral

3

Inscrição em eventos de terceiros

 

Eixo de Segurança: compreende as ações de desenvolvimento destinadas a agentes de segurança e à segurança institucional, patrimonial e de TIC.

 

20200601

Direção defensiva e evasiva

Parte da formação de agentes de segurança

7

Verificar a possibilidade de convênio

20200602

Formação para agentes de segurança

Cumprimento de obrigatoriedade legal

7

Verificar a possibilidade de convênio

20200603

Mecânica de veículos – teoria e prática

Aperfeiçoamento da equipe da SET

5

Inscrição em eventos de terceiros

20200604

Habilitações em transporte de passageiros, produtos perigosos, carga indivisível e veículos de emergência

Aperfeiçoamento da equipe da SET

5

Convênio com DETRAN

 

Eixo de TIC: a área de Tecnologia da Informação e Comunicações, por ser específica e contar com a necessidade de atualizações constantes, recebeu um capítulo específico no planejamento de capacitações. O corpo técnico de TIC precisa ser altamente especializado, para cumprir todos os requisitos que nosso trabalho exige.

 

20200701

Administração de banco de dados Oracle

Desenvolvimento da equipe de programadores de sistemas

4

Inscrição em eventos de terceiros

20200702

Curso de infraestrutura ágil com linux (Openshift e Kubernetes)

Aperfeiçomento da equipe de infraestrutura de sistemas

4

Inscrição em eventos de terceiros

20200703

Gerenciamento da infraestrutura de TIC

Aperfeiçomento da equipe de infraestrutura de sistemas

4

Inscrição em eventos de terceiros

20200704

Gerenciamento de segurança da TIC

Aperfeiçoamento da segurança de dados

4

Inscrição em eventos de terceiros

 

Eixo de Recursos Humanos: assim como a área de TIC, a área de Recursos Humanos exige formação e conhecimentos específicos. Conhecimentos que devem ser levados também aos gestores, de acordo com seu nível de atuação.

 

20200801

Participação em congresso de gestão de pessoas

Desenvolvimento de gestores

2

Inscrição em eventos de terceiros

20200802

Dimensionamento da força de trabalho

Aperfeiçoamento da equipe de Gestão de Pessoas nas técnicas e práticas do DFT

20

In-company

20200803

Avaliação de desempenho

Capacitação da equipe de gestão de pessoas nos fundamentos da avaliação de desempenho

10

EAD

20200804

Elaboração do plano de logística sustentável

Aperfeiçoamento da equipe do Núcleo Socioambiental

20

EAD – TCU

20200805

Os objetivos do desenvolvimento sustentável

Aperfeiçoamento da equipe do Núcleo Socioambiental

20

EAD – TCU

20200806

Diversidade e ética no serviço público

Ampliação da percepção do contexto social e sua dinâmica futura

100

Palestra

 

EVENTOS ESPECIAIS QUE DEMANDARÃO CONTRATAÇÕES, INSTRUTORIA INTERNA COM ÔNUS OU SEM

Dentre as ações de desenvolvimento previstas para o ano, tem-se um conjunto de atividades necessárias e que demandarão contratações e formação de turmas, sendo elas:

1. Dia do aposentado: em alusão às comemorações do Dia do Aposentado, ainda em janeiro), prevê-se a realização de um evento, com palestra, teatro e dinâmicas, que envolverão os servidores aposentados e não aposentados em uma ação de educação para a vida.

2. Semana da Mulher: uma semana inteira dedicada à conscientização acerca do papel de homens e mulheres na sociedade moderna, bem como a inserção do tema Diversidade no contexto organizacional. Prevê-se o convite a palestrantes e instituições que apoiem mulheres em situação de risco, bem como servidores que tenham autoridade no tema, para a realização do evento, que ocorrerá de 2 a 6 de março de 2020.

3. II Semana de gestão de pessoas: prevista para acontecer no período de 25 a 29 de maio, a Semana atuará sobre os temas Comunicação não violenta, dia do desafio, sustentabilidade, dimensionamento da força de trabalho e deverá envolver todos os servidores.

4. Educação para a vida: o Programa Segundo Turno agora atuará com novo nome e abrangência, preparando os servidores para uma consciência mais ampla sobre a vida futura, não apenas pela aposentadoria.

5. Conversa entre amigos: programação de qualidade de vida, pra estabelecimento de diálogos produtivos sobre temas de interesse dos servidores e equipes.

Conteúdo será disponibilizado pela unidade que produziu o ato.