Exposição - 40 Anos do TRE-RO
40 Anos do TRE-RO
Neste ano de 2022 o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia celebra 40 anos de existência, marca igualmente alcançada pelo Estado de Rondônia. De 1982 até hoje tribunal e unidade federativa partilham os mesmos desafios e o papel de depositários dos sonhos de brasileiros que viam nestas terras, até então habitadas apenas pelos povos tradicionais e por poucos migrantes e estrangeiros, o terreno fértil para construir suas vidas e constituir suas famílias.
Desde a sua instalação Rondônia viveu um crescimento notável, tanto no aspecto demográfico e econômico, quanto na sua estruturação político-administrativa. Naturalmente ao TRE-RO cabia acompanhar essa evolução. A cada localidade que se emancipava tudo tinha que estar preparado para que a vontade popular se traduzisse na livre escolha de seus mandatários.
A parte material, que consiste na criação de uma estrutura predial e organizacional capazes de suportar o gigantismo e a complexidade do processo eleitoral, foi tratada com planejamento e rigor. Como resultado hoje o tribunal pode se orgulhar de oferecer a seus integrantes os meios de que necessitam para bem desempenhar suas funções.
Em todos os serviços ofertados pela Justiça Eleitoral o emprego de alta tecnologia confere segurança e transparência ao processo de votação, apuração e prestação de contas. O acesso a informações relevantes é o mais amplo possível.
No entanto, de nada adiantariam todos os avanços conquistados pelo TRE-RO em sua curta história se seus olhos não estivessem voltados para o que há de mais importante em um território: seu povo!
Comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas e moradores dos centros urbanos recebem o mesmo tratamento, de modo que as diferentes vozes possam se expressar. No que se refere ao direito ao voto, podemos dizer que em Rondônia as cidadãs e os cidadãos têm as mesmas oportunidades.
A Comissão de Memória
Veja aqui , o catálogo eletrônico da Exposição "40 Anos do TRE-RO".
Participe! Acesse! Compartilhe!
Portaria TRE-RO n. 236/2021
Juiz João Luiz Rolim Sampaio, Presidente da Comissão;
Juiz Sérgio William Domingues Teixeira, juiz da 6ª Zona Eleitoral;
Áurea Cristina Saldanha Oliveira Aragão, Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação;
Alexandre Tito Hernandez de Figueiredo, Seção de Jurisprudência;
Cícero João de Freitas, Seção de Acórdãos e Resoluções;
Elen Quézia Rocha dos Santos Felizardo, Seção de acompanhamento de processos;
Everaldo Cardoso Lopes, Seção de Transcrição e Revisão;
Fábio Zanco de Oliveira Ferraz, Assessoria de Gestão de Riscos e Controle;
Joesér Alvares da Silva, Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo;
Michel de Andrade do Nascimento, Seção de Comunicação Social;
Plínio Martins de Oliveira, Coordenadoria de Suporte e Urnas Eletrônicas;
Vinícius Brito dos Santos, Seção de Análise de Atos de Gestão e Controle; e
Marcos Alves de Souza, Gabinete da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação.