Exposição - 40 Anos do TRE-RO

Capa_40 Anos do TRE-RO_2022

40 Anos do TRE-RO

 

Neste ano de 2022 o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia celebra 40 anos de existência, marca igualmente alcançada pelo Estado de Rondônia. De 1982 até hoje tribunal e unidade federativa partilham os mesmos desafios e o papel de depositários dos sonhos de brasileiros que viam nestas terras, até então habitadas apenas pelos povos tradicionais e por poucos migrantes e estrangeiros, o terreno fértil para construir suas vidas e constituir suas famílias.


Desde a sua instalação Rondônia viveu um crescimento notável, tanto no aspecto demográfico e econômico, quanto na sua estruturação político-administrativa. Naturalmente ao TRE-RO cabia acompanhar essa evolução. A cada localidade que se emancipava tudo tinha que estar preparado para que a vontade popular se traduzisse na livre escolha de seus mandatários.


A parte material, que consiste na criação de uma estrutura predial e organizacional capazes de suportar o gigantismo e a complexidade do processo eleitoral, foi tratada com planejamento e rigor. Como resultado hoje o tribunal pode se orgulhar de oferecer a seus integrantes os meios de que necessitam para bem desempenhar suas funções.


Em todos os serviços ofertados pela Justiça Eleitoral o emprego de alta tecnologia confere segurança e transparência ao processo de votação, apuração e prestação de contas. O acesso a informações relevantes é o mais amplo possível.


No entanto, de nada adiantariam todos os avanços conquistados pelo TRE-RO em sua curta história se seus olhos não estivessem voltados para o que há de mais importante em um território: seu povo!


Comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas e moradores dos centros urbanos recebem o mesmo tratamento, de modo que as diferentes vozes possam se expressar. No que se refere ao direito ao voto, podemos dizer que em Rondônia as cidadãs e os cidadãos têm as mesmas oportunidades.

 

 

A Comissão de Memória

Veja aqui , o catálogo eletrônico da Exposição "40 Anos do TRE-RO".

Participe! Acesse! Compartilhe!

Portaria TRE-RO n. 236/2021

Juiz João Luiz Rolim Sampaio, Presidente da Comissão;

Juiz Sérgio William Domingues Teixeira, juiz da 6ª Zona Eleitoral;

Áurea Cristina Saldanha Oliveira Aragão, Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação;

Alexandre Tito Hernandez de Figueiredo, Seção de Jurisprudência;

Cícero João de Freitas, Seção de Acórdãos e Resoluções;

Elen Quézia Rocha dos Santos Felizardo, Seção de acompanhamento de processos;

Everaldo Cardoso Lopes, Seção de Transcrição e Revisão;

Fábio Zanco de Oliveira Ferraz, Assessoria de Gestão de Riscos e Controle;

Joesér Alvares da Silva, Seção de Protocolo, Expedição e Arquivo;

Michel de Andrade do Nascimento, Seção de Comunicação Social;

Plínio Martins de Oliveira, Coordenadoria de Suporte e Urnas Eletrônicas;

Vinícius Brito dos Santos, Seção de Análise de Atos de Gestão e Controle; e

Marcos Alves de Souza, Gabinete da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação.