História das Zonas Eleitorais: 9ª Zona – Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia

A 9ª Zona Eleitoral tem um total de 28.225 eleitores, que se dividem em 133 seções

A 9ª Zona Eleitoral tem um total de 28.225 eleitores, que se dividem em 133 seções

Na história das Zonas Eleitorais de Rondônia de hoje, iremos contar um pouco da história da 9ª Zona, responsável pelos municípios de Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia. Antes habitada por indígenas, seringueiros e caucheiros, a região onde hoje está localizado o Município de Pimenta Bueno começa seu desenvolvimento com a visita, em 1909, de Cândido Marechal da Silva Rondon. Ali, então, foi criada uma estação telegráfica denominada Pimenta Bueno, que começa seu funcionamento em 1912, com a nomeação de telegrafistas e guarda fios.

A economia do município, até a década de 1940, era baseada no posto telegráfico, garimpo de diamantes e extração da borracha. Porém, a abertura da BR 364, nos anos 1960, proporcionou a expansão do município pelo crescimento da população. O projeto de colonização pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também contribui, no ano de 1969, para o crescimento de Pimenta Bueno, pois atraiu migrantes vindos principalmente do sul do país.

Primavera de Rondônia

Na década de 1980, o Município de Primavera de Rondônia fazia parte do território de Pimenta Bueno, onde um Núcleo Urbano de Apoio Rural havia se estabelecido. Esse núcleo era denominado “Primavera” e fazia parte do Projeto Integrado de Colonização do Incra, denominado Abaitará,

O projeto de emancipação política do município já existia em 1989, porém com o nome “Apidiá” (nome indígena do rio Pimenta Bueno), pois outros municípios com o nome de “Primavera” já existiam. Porém, em 1994, as lideranças locais conseguiram a emancipação do município, e o nome selecionado para a cidade foi Primavera de Rondônia.

A 9ª Zona Eleitoral tem sua criação em conjunto com mais 9 Zonas, com base na Resolução nº 02, de abril de 1982, pela necessidade de maior alcance para a realização do pleito naquele ano. O Fórum Eleitoral da 9ª Zona tem sede própria desde o ano de 2009, e desde 2014 a Zona conta com 100% de mesários voluntários.

Essa Zona atende a um total de 28.225 eleitores, divididos em 133 seções, 120 no município de Pimenta Bueno e 13 em Primavera de Rondônia. A zona rural torna-se a maior dificuldade para a realização dos pleitos, tendo em vista a baixa qualidade das estradas que dão acesso a essas localizações.

A 9ª Zona tem como juiz Wilson Soares Gama, como chefe de cartório Ticiana Lippi Paulucci Conselvan. O Cartório da 9ª Zona Eleitoral tem sua sede no Município de Pimenta Bueno e fica localizado na avenida Castelo Branco, nº 970, bairro dos Pioneiros

 

 Seção de Comunicação Social do TRE-RO

icone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido