História das Zonas Eleitorais: 8ª Zona – Colorado do Oeste, Cabixi e Chupinguaia

A Zona possui um total de 152 seções totalizando mais de 25.000 eleitores

A Zona possui um total de 152 seções totalizando mais de 25.000 eleitores

Na história das Zonas Eleitorais de hoje, iremos falar um pouco sobre a 8ª Zona, responsável pelos municípios de Colorado do Oeste, Cabixi e Chupinguaia. Atraídos pelas terras férteis que as margens do rio Colorado proporcionavam, em 1973, colonos chegam na região que com o passar dos anos seria chamada de Colorado do Oeste.

Em 1975 tem início o processo de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que, além de assentar as famílias que já haviam fixado moradia na região, atraiu mais de 3500 famílias vindas do sul do país.

O extinto distrito de Cabixi, desmembrado de Colorado do Oeste em 1988, deu origem ao município de Cabixi. Os primeiros habitantes da região eram os índios Cabixi que, no século XVII cruzam caminhos com os bandeirantes paulistas e, em 1909, com a Comissão Rondon.

No ano de 1995 um pequeno município conseguiu sua emancipação. Denominado Chupinguaia – nome de origem indígena que significa “Rio Vermelho”, a cidade teve sua economia baseada na extração de madeira, sendo hoje também um mercado promissor para a criação de bovinos e a prática de agricultura. 

No ano de 1982, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) enfrenta uma problemática: as Zonas Eleitorais que já existiam não supririam a demanda do pleito que estava por vir. Constatado esse fato, o TRE-RO, com a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reestrutura a divisão do estado em Zonas Eleitorais e cria dez novas Zonas – incluindo a 8ª.

A 8ª Zona Eleitoral abrange três municípios – Colorado do Oeste, Cabixi e Chupinguaia, e possui um total de 25.508 eleitores, segundo dados atualizados. Os maiores desafios enfrentados pela 8ª Zona Eleitoral são as grandes distâncias de localidades rurais, que dificultam a realização dos pleitos.

A Zona possui 152 seções, sendo 24 delas em Cabixi, 30 em Chupinguaia e 98 em Colorado do Oeste. Tem como juiz eleitoral Eli da Costa Júnior e como chefe de cartório Marcel Barboza Ferreira. O Cartório da 8ª Zona Eleitoral fica localizado no município de Colorado do Oeste, na avenida Marechal Rondon, nº4637, bairro Centro.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido