História das Zonas Eleitorais: 10ª Zona – Jaru

Essa Zona possui um total de 36.173 eleitores, que se dividem em 165 seções

Essa Zona possui um total de 36.173 eleitores, que se dividem em 165 seções

Na história das Zonas Eleitorais dessa segunda, iremos falar um pouco sobre a 10ª Zona, localizada em Jaru. Situado no vale do rio Jaru, o município que leva o mesmo nome tem seu surgimento ao redor de um posto telegráfico, instalado em 1912 sob ordens do então Coronel Cândido Mariano da Silva Rondon. Porém, já no século XIX a região era habitada por seringueiros e indígenas – que foram os primeiros habitantes da região, mais tarde batizada em sua homenagem.

Em 1975, a ocupação da localidade se deu por colonos vindos principalmente da região Centro Sul do país, em consequência do Projeto Integrado de Colonização Padre Adolpho Rohl, implantado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A criação da 10ª Zona Eleitoral dá-se no ano de 1982, em conjunto com outras 9 Zonas, para garantir a maior organização das eleições gerais do mesmo ano. Inicialmente a Zona foi fundada nas dependências do Fórum da Justiça Comum, e hoje conta com sede própria.

A realização do pleito se dá com mais dificuldade na Escola Municipal Jaru Uaru, que fica localizada a 100km de distância da sede, o que causa a dificuldade de comunicação, acesso e convocação de mesários. O local possui centenas de eleitores inscritos, muitos deles indígenas descendentes da tribo Uru Eu Wau Wau. Além do distrito de Jaru Uaru, o Município de Jaru conta com outros três distritos: Bom Jesus, Santa Cruz da Serra e Tarilândia.

Essa Zona possui um total de 36.173 eleitores, que se dividem em 165 seções, e tem como juiz Maxulene De Sousa Freitas, e como chefe de cartório Leiliane Dias Cabral. O Cartório da 10ª Zona Eleitoral fica localizado no Município de Jaru, rua Princesa Isabel nº 1028, bairro Setor 02.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido