História das Zonas Eleitorais: 16ª Zona – Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste

Criada em 1984, essa Zona possui um total de 20.029 eleitores que se dividem em 98 seções eleitorais

Criada em 1984, essa Zona possui um total de 20.029 eleitores que se dividem em 98 seções eleito...

Na história das Zonas Eleitorais de hoje, iremos saber um pouco mais sobre a 16ª zona, responsável pelos municípios de Cerejeiras, Corumbiara, e Pimenteiras do Oeste. A história do Município de Cerejeiras começa no século XVIII, em um acampamento fundado às margens do rio Guaporé pelo capitão Antônio Rolim de Moura, que estava em viagem de Vila Bela (então capital do Mato Grosso) à Conceição (hoje Guajará-Mirim). Mais tarde, este acampamento foi ocupado por escravos fugidos de Vila Bela e se tornou um ponto de apoio à navegação do rio Guaporé.

Com a criação do Projeto Integrado de Colonização Paulo Assis Ribeiro, em 4 de outubro de 1973, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), uma estrada foi aberta em direção ao Vale do Guaporé, onde agricultores fixaram-se, abrindo clareiras e plantando em terras férteis. Outra povoação também surgiu no cruzamento da linha terceira, eixo com a linha três. Esse foi o início do núcleo urbano que formou Cerejeiras.

Corumbiara tem sua origem pelo Projeto de Colonização Paulo Assis Ribeiro, quando chegam os colonos que tomariam posse dos lotes rurais doados pelo Incra, no ano de 1980. Primeiramente a região era habitada por indígenas que, com a chegada dos migrantes acabaram por deixar a localidade. Atualmente, a população é constituída, em sua maioria, da miscigenação de diferentes povos vindos de outras regiões do país.

O começo do povoado de Pimenteiras do Oeste teve início por meio da fuga dos escravos de Vila Bela, que seguiam para o norte pelo curso do rio Guaporé. Esses escravos consolidaram seu povoado com o da Fazenda Santa Cruz.

Com o declínio do ciclo da borracha, a região se torna isolada e de difícil acesso, porém, na década de 1980, o governador Jorge Teixeira de Oliveira começa a construção da nova rodovia estadual, a RO 399, que liga o Município de Vilhena a Colorado do Oeste e também a penetração da BR 364 no vale do Guaporé, que tem seu ponto final no Município de Pimenteiras do Oeste. Assim, os moradores remanescentes da Fazenda Santa Cruz foram transferidos para o local onde hoje está localizado o sítio urbano de Pimenteiras.

A 16ª zona foi criada em conjunto com a 15ª Zona através da Resolução nº 11.869, de 10 de maio de 1984, e atualmente possui um total de 20.029 eleitores, divididos em 98 seções eleitorais, sendo 61 em Cerejeiras, 29 em Corumbiara e 8 em Pimenteiras do Oeste. Essa zona tem como juiz Ligiane Zigiotto Bender ecomo chefe de cartório Cássio Ramos Félix. O Cartório da 16ª Zona Eleitoral fica localizado no Município de Cerejeiras, na Avenida das Nações, nº 1847, bairro Centro.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido