História das Zonas Eleitorais: 15ª Zona – Castanheiras, Nova Brasilândia d’Oeste e Novo Horizonte do Oeste

Essa ZE possui um total de 92 seções – 12 em Castanheiras, 50 em Nova Brasilândia D’Oeste e 30 em Novo Horizonte do Oeste

Essa ZE possui um total de 92 seções – 12 em Castanheiras, 50 em Nova Brasilândia D’Oeste e 30 e...

Na história das Zonas Eleitorais de hoje, vamos saber um pouco mais da história da 15ª ZE, responsável por 3 municípios no interior do estado. O Município de Castanheiras surgiu como Núcleo Urbano de Apoio Rural (NUAR) integrante do Projeto de Colonização Rolim de Moura. Castanheiras tem seu nome baseado na árvore existente em grande quantidade na região.

A ocupação para oeste da rodovia BR 364 por consequência de novas fronteiras agrícolas e extração de madeiras nobres trouxe o desenvolvimento de novos núcleos urbanos, entre eles a cidade de Rolim de Moura, que serviu como suporte para maiores explorações na direção oeste. Uma dessas explorações levou ao local da cidade de Nova Brasilândia D’Oeste, onde foram construídas 12 barracas de 20 metros quadrados, em agosto de 1982.

A região de Nova Brasilândia D’Oeste era também habitada por povos indígenas que, com frequência, deixavam vestígios de seu deslocamento (trilhas, utensílios de barro) em sentido sudoeste, onde acabaram estabelecendo moradia (hoje, as reservas).

A abertura da primeira estrada pelo projeto Polonoroeste (projeto financiado pelo Banco Mundial), trouxe grande fluxo de migração da população interessada em terras férteis e de baixo valor. Além disso, o projeto de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) doava lotes de 50 hectares para desenvolver a política da abertura de fronteiras agrícolas.

O município originou-se do Nuar Novo Horizonte, integrante do projeto de colonização Rolim de Moura e teve rápido desenvolvimento socioeconômico pelo trabalho dos habitantes na agricultura e pecuária. O primeiro prefeito de Novo Horizonte do Oeste foi Varley Gonçalves Ferreira.

A 15ª Zona Eleitoral teve sua criação em conjunto com a 16ª Zona Eleitoral pela Resolução nº 11.869, de 10 de maio de 1984, e atualmente possui um total de 92 seções – 12 em Castanheiras, 50 em Nova Brasilândia D’Oeste e 30 em Novo Horizonte do Oeste, totalizando 21.956 eleitores. Essa Zona tem como juiz Eduardo Fernandes Rodovalho de Oliveira e como chefe de cartório Helber Medeiros Costa. O Cartório da 15ª Zona tem sua sede em Rolim de Moura, e fica localizado na Avenida São Luiz, nº 4557, bairro Centro.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

 

Últimas notícias postadas

Recentes