TRE-RO executa plano de ação para recuperação de cobertura predial

Temporal da última sexta-feira (29) inutilizou o teto do prédio-sede

Com a ação das chuvas intensas e dos fortes ventos ocorridos na tarde da última sexta-feira (29), o telhado da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia foi arrancado, inutilizando a cobertura do edifício-sede, sendo necessária a imediata convocação da equipe de gestão para adoção de medidas enérgicas necessárias.

Mobilização

Ainda no mesmo dia, em momentos seguintes ao fenômeno da natureza, servidoras e servidores da governança, liderados pela Diretora-Geral, Lia Maria Araújo Lopes, compareceram às dependências do Tribunal com o objetivo de avaliar os impactos e adotar medidas necessárias à remoção de entulhos e revitalização da cobertura. O Corregedor Regional Eleitoral, Des. Alexandre Miguel, reuniu-se com a equipe na manhã do sábado (30), com a finalidade de definir as estratégias necessárias para as intervenções de engenharia e tratativas sobre o desenvolvimento da jornada de trabalho. Diante do cenário apurado, serviços emergenciais foram contratados com a finalidade de recuperar a cobertura do prédio-sede e restabelecimento da rede elétrica atingida. Outra medida adotada, em razão da significativa limitação de ambientes físicos, foi a redução da equipe que irá laborar em regime presencial, que será composta especialmente por gestoras e gestores de unidades em ambientes provisórios montados no ANEXO II do Tribunal; os demais irão desenvolver suas atividades no regime de teletrabalho.

Inverno-amazônico

No Brasil, as estações do ano são oficiais, ou seja, todo o território nacional está sempre na mesma estação, que atualmente é a Primavera. Mas as regiões Norte, Centro-Oeste e uma parte do Nordeste têm peculiaridades em relação à distribuição das chuvas, concentrando a nebulosidade e o tempo fechado justamente quando o calor e tempo firme passam a predominar no Sul, no Sudeste e na maior parte do Nordeste. Ou seja, enquanto o Verão oficial se aproxima, é chegado o “inverno amazônico” — uma temporada intensa de chuvas fundamental para manutenção dos ecossistemas. 

Contudo, mesmo diante deste episódio natural, que afetou significativamente a estrutura física do prédio-sede, o Tribunal informa que nenhum dano físico e patrimonial foi causado a terceiros.

Cronograma de obras

Após reunião entre a Secretaria de Administração, Finanças e Orçamento (SAOFC) e a empresa contratada para os trabalhos de recuperação, ficou estabelecido o prazo de conclusão até o dia 17 de novembro. O objetivo é tornar o ambiente apto ao retorno do corpo de recursos humanos do Tribunal para o trabalho presencial. Tal prazo, para ser fielmente executado, depende de fatores, como: condições climáticas, mão de obra e entrega de materiais. Este último tem sido prejudicado no período pandêmico.

Serviços Digitais

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia informa a todos que sua cesta de serviços continua em atividade, solicitando ao público em geral que façam, preferencialmente, uso dos serviços digitais.

É possível fazer o alistamento, transferência e revisão eleitoral através do Título Net. Basta acessar a página do TRE, clicar na aba eleitor e eleições/atendimento remoto e seguir o passo a passo.

Serviços on-line 

Confira outros serviços digitais:

Certidões: emissão de certidões de quitação eleitoral, filiação partidária, composição partidária, crimes eleitorais e negativa de alistamento.

 

Débitos do eleitor: possibilita a emissão de guia para pagamento de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.

 

Situação eleitoral: consulta para verificar a existência de pendências no cadastro.

 

Título e local de votação: consulta sobre os dados do título de eleitor e local de votação.

 

E-mail dos cartórios eleitorais: consulta o endereço, telefone e e-mail dos cartórios eleitorais.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO.

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido